Brasil se prepara para liderar transformação global do varejo, aponta StartSe VarejoTech 2025
Com foco nas operações invisíveis que movem o setor, evento mostrou como o país pode transformar inovação em vantagem competitiva no cenário internacional
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O StartSe VarejoTech 2025 aconteceu nesta quinta-feira (25) no Distrito Anhembi, em São Paulo, reunindo líderes empresariais, especialistas e executivos do varejo e da tecnologia para discutir os bastidores da transformação do setor. Ao longo de dez horas de programação, o evento mostrou que a revolução silenciosa do varejo não está apenas nas vitrines ou no e-commerce, mas principalmente no backoffice: dados, inteligência artificial e automação já estão redefinindo margens, estoques, logística e competitividade. Mais do que experiência visível, o futuro do setor será definido pela modernização das operações invisíveis, que garantem eficiência, previsibilidade e personalização.
A edição deste ano contou também com a participação do portal Varejo S.A. como media partner e do Varejo S.A. Podcast como podcast exclusivo do evento, trazendo entrevistas especiais com executivos e especialistas que estão moldando o futuro do varejo no Brasil. Os episódios sairão em breve em uma edição especial.
Entre os destaques da programação, Guilherme Horn, CEO do WhatsApp, abordou o impacto das novas formas de comunicação na jornada de consumo. Segundo o executivo, “o WhatsApp tornou-se a principal ponte para o mundo digital para a maioria das empresas brasileiras. Cerca de 90% delas afirmam ter conseguido sobreviver à pandemia graças à utilização da plataforma.” Horn ressaltou ainda que, no Brasil, “já se vende mais pelo WhatsApp do que pelo próprio e-commerce, uma ferramenta fundamental para o varejo.” Ele destacou também a evolução do papel do aplicativo, que deixou de ser apenas um canal de relacionamento para se consolidar como uma solução completa: “O que observamos hoje é o WhatsApp sendo utilizado como uma verdadeira plataforma, capaz de oferecer uma experiência completa de ponta a ponta.”
O painel “Escolhas: A Nova Era da Busca e o Impacto no Varejo”, apresentado por Rogério Nicolai, Country Manager para o Brasil no Pinterest, destacou que a nova era da busca está mudando a forma como consumidores se relacionam com marcas e produtos, especialmente a geração Z. “Hoje as pessoas utilizam redes sociais, como Pinterest, TikTok e Instagram, como ferramenta de busca e o que elas querem são resultados visuais, principalmente a geração Z”, afirmou. Segundo ele, esse comportamento redefine o funil de compra, deslocando o momento de descoberta e decisão para ambientes digitais, mais visuais e imersivos.
Nicolai também chamou atenção para o impacto da sobrecarga de opções nas decisões de consumo. “São mais de 35 mil decisões que cada pessoa toma por dia. Esse excesso gera fenômenos como o FOMO, o medo de ficar de fora, e o medo de escolher uma opção e perder outra melhor. No varejo, isso explica por que 40% dos abandonos de carrinho estão ligados à indecisão”, observou. Para ele, o desafio do setor é devolver ao digital o prazer da experiência de compra, muitas vezes perdido no foco exclusivo em transação.
A conversa que recebeu Marcela Zonis, Diretora InterShop no Banco Inter, trouxe a perspectiva das fintechs e bancos digitais na integração entre varejo e consumo. Marcela relembrou que “em 2019 surgiu a tese de que um banco não precisava ser apenas banco. Por termos dados de consumo, sabíamos onde os clientes estavam gastando e vimos a oportunidade de trazer produtos e serviços não financeiros para dentro do nosso ecossistema. Foi assim que nasceu o InterShop, como parte da visão de super app.” Ela acrescentou que “o cliente já está dentro do nosso ecossistema, o que nos permite oferecer ofertas muito assertivas. No início, o cashback foi crucial para atrair consumidores, mas hoje avançamos para um modelo em que usamos dados e crédito para ampliar o poder de compra dos clientes dentro do Inter.”
Já no “Crack the Case: IA no Varejo — Grupo Boticário”, Rafael Marconi, VP de Canais B2B da companhia, apresentou como a inteligência artificial já está sendo aplicada em escala no varejo brasileiro. Segundo ele, “colocamos no ar recentemente a nossa Consultora de Beleza Virtual, que usa IA generativa para conversar com o cliente, entender suas necessidades e sugerir produtos. Em apenas um mês, essa consultora converteu 46% mais do que a navegação tradicional no e-commerce, além de aumentar o ticket médio.
Também passamos a gerar automaticamente as descrições de produtos, o que melhora a navegação, otimiza e enriquece a experiência de compra. E para os franqueados, criamos uma ferramenta de sugestão de pedidos que reduziu em 40% as rupturas e diminuiu a necessidade de capital de giro, tornando o mix das lojas mais eficiente.”
Parceira estratégica do evento, a CRM&BÔNUS trouxe a visão de Alexandre Zolko, CEO e fundador da empresa, sobre a evolução da fidelização no varejo brasileiro. “O desafio não é contratar ferramenta, é criar rotina de gestão. Vejo marcas que têm só 20% ou 30% de engajamento, porque não acompanham indicadores. Já outras, chegam a 98% porque o vendedor está engajado, a supervisão cobra, os números estão na parede. CRM não é só software, é cultura. É colocar a fidelização dentro dos rituais de acompanhamento do time. Esse é o ponto que separa quem só tem a ferramenta, de quem realmente gera resultado.”
Além de conduzir o evento como apresentador, Fábio Neto, sócio da StartSe e especialista em varejo e e-commerce, realizou no VarejoTech 2025 o pré-lançamento de seu novo livro, “O Novo Radar dos Negócios” (Editora Gente). É nesse contexto que o autor analisa como o Brasil, mais do que a China em si, tornou-se um verdadeiro laboratório das big techs chinesas. A obra mostra como essa nova lógica de consumo e concorrência exige adaptação das empresas brasileiras e como a integração entre dados, inteligência artificial e automação será decisiva para o futuro do setor. O livro estará em pré-venda até 10 de outubro e será lançado oficialmente no dia 14 de outubro, na Livraria da Vila, do Shopping JK Iguatemi, em São Paulo.
O VarejoTech 2025 também reafirmou seu papel como principal evento pré-NRF no Brasil. Antecipando tendências globais e conectando-as aos desafios locais, prepara executivos para chegarem à NRF 2026, em Nova York, com repertório sólido e clareza sobre como adaptar aprendizados ao mercado nacional. Essa conexão fortalece a capacidade de transformar insights internacionais em estratégias práticas e eficazes.
Mais do que antecipar tendências, o evento mostrou que o futuro do varejo será moldado pela convergência de comunicação, experiência de consumo, dados e inteligência artificial. Seja no uso do de novas plataformas de vendas, na personalização da busca visual, na integração entre serviços financeiros e consumo ou na aplicação de IA para ampliar eficiência e fidelização, o VarejoTech 2025 deixou claro que inovação e estratégia caminham juntas. Ao reunir diferentes visões e preparar o setor para a NRF 2026, a StartSe reforça seu compromisso de transformar o Brasil em protagonista da nova era do varejo global.