A CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Jaraguá do Sul, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio aos Micro e Pequenos Negócios), formou na semana passada 24 alunos do projeto Escola de Vendas, que tem o objetivo de qualificar a mão de obra para o atendimento no comércio local.
As aulas iniciaram no dia 14 de março e ocorreram duas vezes por semana durante dois meses, na sede do Sebrae. Foram 42 horas de aprendizado, com diversos profissionais. Os alunos aprenderam, na prática, sobre as tendências da área e as principais técnicas do varejo utilizadas no mundo todo.
De acordo com a presidente da CDL de Jaraguá do Sul, Vergimari Rodrigues Simões Pires, essa é mais uma conquista da entidade, que defende exatamente o que o projeto proporcionou aos alunos: entregar o melhor ao cliente e ao varejo, formando e qualificando vendedores, que é a mão de obra do setor. “Queremos fazer uma entrega de melhor experiência de atendimento em Jaraguá do Sul e região, e entendemos que capacitar e formar aqueles que já estão na área é uma das formas de alcançarmos isso”, afirma.
O projeto conta com uma grade curricular bem completa, que aborda desde a postura profissional e as técnicas de vendas e de atendimento, praticadas no mundo todo, até tendências como a venda por Whatsapp. Além disso, há aulas de visual merchandising e fotografia.
“Foi muito gratificante, pra nós, ver que cada aluno se colocou à disposição, e se dedicou ao longo desses dois meses. Parabéns para cada aluno que se permitiu viver isso. Estamos felizes por formarmos a primeira turma de muitas que virão”, complementa a presidente.
Já a analista técnica do Sebrae Zenilde Balsanelli destacou que adquirir conhecimento é sempre válido. “Tenho certeza que os alunos estão muito mais seguros para exercer suas funções de forma mais assertiva. Agradeço a CDL pela confiança no Sebrae, pois foi um desafio construir essa jornada, escolher a dedo os profissionais que trouxessem conhecimentos avançados para quem já está no mercado de trabalho”, explica.
A aluna da Escola de Vendas Sidélia Martins enalteceu o projeto e disse que deu uma nova visão sobre o Varejo. “Tive uma oportunidade de acreditar mais em mim, de trocar experiências, falar sobre as dificuldades do dia a dia com outras pessoas, além do aprendizado das técnicas que nos foram ensinadas. Foi uma vivência muito enriquecedora”, disse Sidélia, que atua na área há 22 anos.
Já há previsão de uma nova turma da Escola de Vendas para o segundo semestre, que garantirão o “Selo CDL” para busca de oportunidades no mercado de trabalho. Assim, os interessados devem entrar em contato com a CDL para fazer sua pré-inscrição.
Fonte: CDL de Jaraguá do Sul
Edição: Fernanda Peregrino