18 maio, 2024
0 ° C

CDL Jovem lança oficialmente o Dia Livre de Impostos 2023

Faltando um mês para o DLI, que acontecerá na última quinta-feira de maio, a coordenação realiza live a fim de convidar os lojistas para participar da ação, que movimenta o comércio brasileiro e ainda conscientiza a população sobre os altos impostos.

Na manhã desta quarta-feira (26/4), ocorreu a live Tudo sobre o DLI (Dia Livre de Impostos), realizada pela coordenação nacional do evento a fim de lançar oficialmente a campanha, apresentar o novo site e ainda explicar o que está sendo preparado para esta edição. A transmissão ao vivo ocorreu no canal da CNDL no Youtube e contou com a participação do coordenador e da vice-coordenadora da CDL Jovem Nacional, Raphael Paganini e Lúcia Fassarella, respectivamente; e do coordenador nacional do DLI 2023, Victor Gonzales.

Em sua 17ª edição, o DLI é uma ação de conscientização promovida pelas CDLs Jovem (Câmaras de Dirigentes Lojistas Jovem) de todo o Brasil contra as altas cargas tributárias e o baixo retorno dos impostos arrecadados. Em 2023, o Dia Livre de Impostos será realizado no dia 25 de maio.

“Estamos em um ano de muitas discussões sobre a reforma tributária, um tema recorrente importantíssimo hoje no Congresso Nacional. Queremos levar uma mensagem clara: o excesso de tributação e burocracia atrapalha muito o nosso ambiente de negócios”, disse Raphael Paganini, durante a live.

A coordenação nacional da CDL Jovem, com o apoio da equipe de RIG (Relações Institucionais e Governamentais) da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), negocia com o Congresso Nacional a realização de uma sessão solene para tratar sobre o Dia Livre de Impostos e a urgência da reforma tributária.

Hoje, dos dozes meses nos quais os brasileiros trabalham, quatro são exclusivamente para pagar os impostos e sustentar a máquina pública. Por isso, o Dia Livre de Impostos é realizado após abril, a fim de simbolizar o início do período em que o empresário realmente começa a trabalhar para si e o seu negócio.

Vendas
O DLI não é apenas um ato de protesto. É também uma das melhores datas comerciais do primeiro semestre para o Varejo. Gera visibilidade e aumenta o fluxo de consumidores para as lojas que participam da ação.

Victor Gonzales explicou que, para ter sucesso com a campanha, “os lojistas devem ter bom estoque e conversar com os fornecedores para realizar boas negociações”. E acrescentou: “O DLI pode ser utilizado para adquirir novos clientes e criar relacionamento com eles, garantindo a fidelização do comprador”.

Lúcia Fassarella lembrou que a ação não incentiva a sonegação de impostos. “Os produtos serão vendidos com descontos – que são definidos com base na alíquota tributária que incide em cada item. Os lojistas participantes pagarão todos os impostos e cumprirão com todas suas obrigações tributárias, arcando com todos os custos referentes à campanha”, ressaltou a vice-coordenadora da CDL Jovem Nacional.

Novo site
Este ano, a equipe da CDL Jovem investiu em tecnologia, facilitando o cadastramento de lojistas e compradores no site. Os empresários interessados em participar do DLI 2023 já podem se cadastrar: basta acessar www.dialivredeimpostos.org.br. Os registros podem ser feitos até o dia 24 de maio, às 18h. Mas atenção: os produtos e as empresas cadastradas só estarão visíveis no site a partir do dia 22 de maio.

No portal do DLI, é possível fazer o download de mais de 76 cards e peças, produzidas pela CDL Jovem para que os participantes cadastrados possam divulgar a campanha e suas promoções nas redes sociais e outros canais de comunicação. Também está disponível o manual de marca com todas as orientações para o uso das artes.

Quer saber mais sobre como participar do DLI 2023? Então, assista à live. Caso tenha outras dúvidas, escreva para sac@dialivredeimpostos.org.br ou procure a CDL Jovem da sua cidade ou estado.

Com colaboração de Mikaella Paiva.