CDL Santa Cruz aposta no aumento do turismo religioso em 2022
A cidade potiguar conta com um complexo religioso que todos os anos atrai milhares de devotos de Santa Rita de Cássia; presidente da CDL Santa Cruz acredita que as pessoas estarão mais propícias a sair de casa depois do longo confinamento, em função da Covid-19.
A cidade potiguar conta com um complexo religioso que todos os anos atrai milhares de devotos de Santa Rita de Cássia; presidente da CDL Santa Cruz acredita que as pessoas estarão mais propícias a sair de casa depois do longo confinamento, em função da Covid-19
A cidade de Santa Cruz (RN), localizada há aproximadamente 130 km da capital potiguar, Natal, é conhecida por ter a maior estátua católica do mundo. A imagem de Santa Rita de Cássia – padroeira do município – tem 56 m de altura, somado o resplendor, o corpo e o pedestal, e supera o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, com 38 m. A estátua fica dentro do Santuário Santa Rita de Cássia, que só em 22 de maio – dia da “santa das causas impossíveis” – chega a receber 100 mil devotos.
O complexo foi inaugurado em 2010 e é bom exemplo de como o turismo religioso pode gerar desenvolvimento. Segundo a prefeitura, em 10 anos, o monumento faturou cerca de R$ 2 milhões com os visitantes. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz, Alex Ranieri, explica que com a movimentação de peregrinos os hotéis e restaurantes e o comércio de artigos religiosos e artesanato, entre outros produtos e serviços, fazem girar a economia local.
“Se deus quiser no próximo ano, as pessoas estarão vacinadas. E com tanto tempo de confinamento, vão querer sair de casa e viajar”, avalia o presidente da CDL Santa Cruz, confiante de que o município será destino certo.
Esta também é a expectativa dos poderes públicos estadual e federal, que investem na construção de um teleférico que vai ligar a Igreja Matriz de Santa Cruz, no centro da cidade, ao Santuário de Santa Rita de Cássia. Com um custo de 12,6 milhões de reais, a obra está em fase final e deve ser inaugurada em 2022. Na construção da estátua de Santa Rita de Cássia, foram investidos mais de R$ 6 milhões.
“Com todo este investimento, creio que no próximo ano a CDL e seus associados, bem como a nossa cidade, colherão muitos frutos”, destaca Alex Ranieri, que empreende no ramo de produtos e serviços de internet.
A CDL Santa Cruz vai retomar os cursos e capacitações presenciais, que realiza com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae-RN), justamente para preparar os empreendedores para a retomada do crescimento e o volume de devotos de Santa Rita de Cássia que devem ir à cidade a partir de 2022.
“Com o avanço da vacinação, queremos retomar as atividades presenciais, e realizar um clico de capacitações no nosso auditório. Apoiar o comércio local a superar a pandemia com conhecimento”, planeja o Ranieri. Segundo o dirigente, o município de Santa Cruz já está vacinando pessoas com 35 anos ou mais. “Só agora estamos enxergando uma luz no fim do túnel”, diz.
União e empreendedorismo
A CDL Santa Cruz foi fundada em 1996, a fim de reunir os comerciantes da cidade para juntos conquistarem desenvolvimento e negócios para a região. Atualmente, 110 empreendedores são associados.
“A CDL Santa Cruz é um movimento muito forte. Costumo dizer que é um ‘advogado’ do comerciante da cidade por um custo quase zero. Algumas pessoas só lembram do trabalho de proteção ao crédito, no entanto, a CDL é muito mais que isso”, afirma o presidente da entidade, que tomou posse em dezembro de 2020 e tem mandato até 2023. “Estamos aqui para conquistar o espaço que o comerciante precisa. O varejista emprega, faz o dinheiro circular e movimenta o município. O nosso papel é importantíssimo”, destaca Alex Ranieri.
Em busca de realizações para o comércio local, a CDL Santa Cruz mantém um bom relacionamento com o poder público. “Quando a gente (da CDL) chega em qualquer local, seja entidade pública, seja entidade privada, há um respeito e disposição de escuta. As portas se abrem”, ressalta o presidente da entidade.
No início da pandemia, fez parte do comitê gestor de crise criado pela prefeitura para definir as ações de enfrentamento à Covid-19 na cidade. Também fez campanhas de orientação, em parceria com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Norte (FCDL-RN), o governo municipal e o Sebrae-RN. Visitaram várias lojas para doar máscaras e ensinar os lojistas como implementar os protocolos de segurança. Além disso, produziram manuais e cartazes.
“Naquele momento, estas visitas eram muito importantes. A gente levava um pouco de esperança para o empreendedor. Arrancávamos um pouco de sorriso e um agradecimento”, diz Alex Ranieri. Ao todo, foram doadas mais de 5 mil máscaras a mais de 100 lojas. “Tudo isso foi importante para elevar a estima do comerciante em um momento de muitas incertezas”, complementa o dirigente.
Mais ações
Outra ação realizada em parceria com a prefeitura municipal, a instituição está ampliando o sistema de monitoramento da cidade, a fim de melhorar a segurança pública. Além de buscar o apoio dos empreendedores, a entidade vai doar câmeras de segurança. “Atualmente, o sistema de Santa Cruz tem 10 câmeras. Queremos que pelo menos tenha mais 30 equipamentos para que a cidade e o comércio se sintam mais seguros. Este é um projeto que está na fase de compra dos equipamentos. Creio que daqui 60 dias tudo estará 100% operacional”, planeja Alex Ranieri.
Além dos serviços de proteção ao crédito e jurídicos, a CDL Santa Cruz promove campanhas para movimentar o comércio local e promover a circulação de recursos, sobretudo em datas comemorativas, como Dia dos Pais e Natal. Realizam ainda sorteios entre os associados. No último, sortearam mais de 100 vales-compra.