Integra CNDL

CDL Santa Cruz aposta no aumento do turismo religioso em 2022

A cidade potiguar conta com um complexo religioso que todos os anos atrai milhares de devotos de Santa Rita de Cássia; presidente da CDL Santa Cruz acredita que as pessoas estarão mais propícias a sair de casa depois do longo confinamento, em função da Covid-19

A cidade de Santa Cruz (RN), localizada há aproximadamente 130 km da capital potiguar, Natal, é conhecida por ter a maior estátua católica do mundo. A imagem de Santa Rita de Cássia – padroeira do município – tem 56 m de altura, somado o resplendor, o corpo e o pedestal, e supera o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, com 38 m. A estátua fica dentro do Santuário Santa Rita de Cássia, que só em 22 de maio – dia da “santa das causas impossíveis” – chega a receber 100 mil devotos.

O complexo foi inaugurado em 2010 e é bom exemplo de como o turismo religioso pode gerar desenvolvimento. Segundo a prefeitura, em 10 anos, o monumento faturou cerca de R$ 2 milhões com os visitantes. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz, Alex Ranieri, explica que com a movimentação de peregrinos os hotéis e restaurantes e o comércio de artigos religiosos e artesanato, entre outros produtos e serviços, fazem girar a economia local.

“Se deus quiser no próximo ano, as pessoas estarão vacinadas. E com tanto tempo de confinamento, vão querer sair de casa e viajar”, avalia o presidente da CDL Santa Cruz, confiante de que o município será destino certo.

Esta também é a expectativa dos poderes públicos estadual e federal, que investem na construção de um teleférico que vai ligar a Igreja Matriz de Santa Cruz, no centro da cidade, ao Santuário de Santa Rita de Cássia. Com um custo de 12,6 milhões de reais, a obra está em fase final e deve ser inaugurada em 2022. Na construção da estátua de Santa Rita de Cássia, foram investidos mais de R$ 6 milhões.

“Com todo este investimento, creio que no próximo ano a CDL e seus associados, bem como a nossa cidade, colherão muitos frutos”, destaca Alex Ranieri, que empreende no ramo de produtos e serviços de internet.

A CDL Santa Cruz vai retomar os cursos e capacitações presenciais, que realiza com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae-RN), justamente para preparar os empreendedores para a retomada do crescimento e o volume de devotos de Santa Rita de Cássia que devem ir à cidade a partir de 2022.

“Com o avanço da vacinação, queremos retomar as atividades presenciais, e realizar um clico de capacitações no nosso auditório. Apoiar o comércio local a superar a pandemia com conhecimento”, planeja o Ranieri. Segundo o dirigente, o município de Santa Cruz já está vacinando pessoas com 35 anos ou mais. “Só agora estamos enxergando uma luz no fim do túnel”, diz.

Santuário de Santa Rita de Cássia (Divulgação/Prefeitura de Santa Cruz)

União e empreendedorismo
A CDL Santa Cruz foi fundada em 1996, a fim de reunir os comerciantes da cidade para juntos conquistarem desenvolvimento e negócios para a região. Atualmente, 110 empreendedores são associados.

“A CDL Santa Cruz é um movimento muito forte. Costumo dizer que é um ‘advogado’ do comerciante da cidade por um custo quase zero. Algumas pessoas só lembram do trabalho de proteção ao crédito, no entanto, a CDL é muito mais que isso”, afirma o presidente da entidade, que tomou posse em dezembro de 2020 e tem mandato até 2023. “Estamos aqui para conquistar o espaço que o comerciante precisa. O varejista emprega, faz o dinheiro circular e movimenta o município. O nosso papel é importantíssimo”, destaca Alex Ranieri.

Em busca de realizações para o comércio local, a CDL Santa Cruz mantém um bom relacionamento com o poder público. “Quando a gente (da CDL) chega em qualquer local, seja entidade pública, seja entidade privada, há um respeito e disposição de escuta. As portas se abrem”, ressalta o presidente da entidade.

No início da pandemia, fez parte do comitê gestor de crise criado pela prefeitura para definir as ações de enfrentamento à Covid-19 na cidade. Também fez campanhas de orientação, em parceria com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Norte (FCDL-RN), o governo municipal e o Sebrae-RN. Visitaram várias lojas para doar máscaras e ensinar os lojistas como implementar os protocolos de segurança. Além disso, produziram manuais e cartazes.

“Naquele momento, estas visitas eram muito importantes. A gente levava um pouco de esperança para o empreendedor. Arrancávamos um pouco de sorriso e um agradecimento”, diz Alex Ranieri. Ao todo, foram doadas mais de 5 mil máscaras a mais de 100 lojas. “Tudo isso foi importante para elevar a estima do comerciante em um momento de muitas incertezas”, complementa o dirigente.

Igreja Matriz de Santa Cruz (Reprodução/Youtube)

Mais ações
Outra ação realizada em parceria com a prefeitura municipal, a instituição está ampliando o sistema de monitoramento da cidade, a fim de melhorar a segurança pública. Além de buscar o apoio dos empreendedores, a entidade vai doar câmeras de segurança. “Atualmente, o sistema de Santa Cruz tem 10 câmeras. Queremos que pelo menos tenha mais 30 equipamentos para que a cidade e o comércio se sintam mais seguros. Este é um projeto que está na fase de compra dos equipamentos. Creio que daqui 60 dias tudo estará 100% operacional”, planeja Alex Ranieri.

Além dos serviços de proteção ao crédito e jurídicos, a CDL Santa Cruz promove campanhas para movimentar o comércio local e promover a circulação de recursos, sobretudo em datas comemorativas, como Dia dos Pais e Natal. Realizam ainda sorteios entre os associados. No último, sortearam mais de 100 vales-compra.

Compartilhe:
Relacionadas
Integra CNDL

CDL Sapiranga discute as transformações do varejo

Palestras realizadas de forma presencial foram prestigiadas por mais de 200 empresários e profissionais do varejo em evento CDL promovido pela de Sapiranga Compartilhe:
Integra CNDL

Em ato histórico, FCDL-RS é fundada em clima de união

Ivonei Pioner assume como presidente da FCDL-RS. Dirigente tem como objetivo fortalecer as entidades e o comércio através do modelo associativista Compartilhe:
Integra CNDL

CDL Canindé: determinação e força para fortalecer o comércio

No CDL em Todo Lugar desta quinta-feira, o presidente da CDL Canindé, Antônio Pereira, conta de que forma a entidade tem lutado em prol do setor de Comércio e Serviços no semiárido cearense. Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.