18 jan, 2025
0 ° C

CNDL adquire imóvel para abrigar sua sede definitiva

O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, José César da Costa, concluiu nesta terça-feira (13), em Brasília, um ato de significado histórico para a CNDL. Depois de um longo processo de curadoria e debates internos, José César formalizou a aquisição, por parte da CNDL, do edifício que será a futura sede da entidade em Brasília.

Edifício é localizado em área nobre de Brasília e vai abrigar auditório, estúdios e memorial do varejo.

O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, José César da Costa, concluiu nesta terça-feira (13), em Brasília, um ato de significado histórico para a CNDL. Depois de um longo processo de curadoria e debates internos, José César formalizou a aquisição, por parte da CNDL, do edifício que será a futura sede da entidade em Brasília.

O documento de transferência do imóvel foi assinado na atual sede da CNDL e foi testemunhada pelo Diretor Administrativo e Financeiro da CNDL, Silvio Antônio de Vasconcelos, e pelo Vice-presidente da CNDL, José Carlos Magalhães. “Esse é um dia histórico para a nossa CNDL!”, disse o presidente José César.

A compra de um imóvel era um desejo antigo das lideranças do movimento lojista. Desde que foi criada em 1960, a CNDL já ocupou salas e casas alugadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, mas nunca possuiu uma sede própria. “A CNDL protelou por muito tempo a aquisição de sua sede, mas nossa entidade chegou a um patamar que não permite mais adiamentos”, explicou o presidente. Segundo José César, a CNDL é hoje a mais importante entidade do varejo nacional, atrai as atenções de lideranças do campo político e empresarial e ter um edifício próprio, com instalações compatíveis com suas necessidades, é fundamental para marcar presença institucional.

José César disse que o edifício do Setor Bancário Norte tem características que atendem os anseios da CNDL. “O mais importante é ter um espaço capaz de abrigar nosso corpo administrativo, receber nossas lideranças e promover encontros políticos que fortaleçam nosso setor de comércio e serviços”, explica.

Segundo o presidente da CNDL, a nova sede vai passar por uma ampla reforma que vai garantir espaço para um auditório, estúdios de gravação de áudio e vídeo e, ainda, uma área dedicada ao memorial do varejo. “Queremos contar um pouco da nossa história, rememorar nossos passos, lembrar dos nossos fundadores. E um memorial seria uma boa maneira de prestar essa homenagem”, explica.

O edifício
O edifício que sediará a CNDL fica localizado no Setor Bancário Norte de Brasília, área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e pela UNESCO e é uma das mais valorizadas da Capital. É composto por três pavimentos (Subsolo, Térreo e 1º Pavimento) e tem área construída de 1.050 m². A construção possui elevador e escadas devidamente dimensionadas, o que proporciona excelentes condições para atendimento do público externo.

O edifício que sediará a CNDL fica localizado no Setor Bancário Norte de Brasília, área nobre de Brasília.

O prédio comercial está em bom estado de conservação e tem localização privilegiada. Fica praticamente no Eixo Monumental de Brasília, região que abriga os ministérios e as sedes dos Três Poderes. A sede da CNDL ficará a menos de 10 minutos de qualquer ponto da região administrativa de Brasília.

A localização é vantagem também para visitantes e funcionário da Confederação. O prédio fica a 500 metros da Rodoviária de Brasília e do metrô do Distrito Federal, o que garante transporte público adequado, e fica muito próximo de um dos mais frequentados shoppings centers da Capital.

Apesar de estar em boas condições, o imóvel deve passar por uma reforma ampla, de maneira a ser integrado ao conjunto urbanístico do Setor Bancário, onde prédios impontes chamam atenção pela arquitetura e pelas fachadas espelhadas.