31 out, 2025
0 ° C

Como desenvolver a liderança positiva nas empresas

Cada vez mais valorizado no mundo corporativo, modelo adota abordagens que vão além do lucro, priorizando o crescimento e o bem-estar dos trabalhadores

Shutterstock
Empresas vão priorizar liderança com atenção ao desenvolvimento de pessoas

Para ser um bom líder, não basta um currículo com passagens por grandes empresas, com foco apenas no lucro. A chamada liderança positiva vem ganhando cada vez mais relevância no mundo corporativo. Baseada na psicologia positiva, esta modalidade de liderança adota abordagens que vão além do sucesso organizacional, colocando também o bem-estar dos colaboradores no centro da estratégia.

Como resultado, esta dinâmica costuma fortalecer a autoestima do funcionário e gerar não só mais comprometimento com resultados, como também criar um ambiente com maior retenção de talentos.

De acordo com artigo veiculado no site do Diário do Comércio, ser um líder positivo vai além da gestão tradicional e das competências de hard skills, sendo necessário focar não só na busca de bons resultados, mas também em como e com quem esses objetivos são atingidos.

A liderança positiva enfatiza a autoconsciência, a ética e a sustentabilidade. Líderes positivos, também conhecidos como líderes conscientes, possuem um profundo entendimento de si mesmos, dos outros e do impacto de suas ações na empresa e em seus stakeholders. Esse modelo de liderança vai além da busca por lucros e resultados, incluindo no processo propósitos e valores organizacionais.

A importância da segurança psicológica

O artigo cita uma pesquisa interna do Google, conhecida como Projeto Aristóteles (que teve início em 2012 e durou mais de 10 anos), que identificou que a segurança psicológica é o fator mais importante para a eficácia das equipes. Ou seja, times liderados por gestores que promovem um ambiente psicologicamente seguro e acolhedor apresentam melhor desempenho em diversos aspectos, como autonomia, autogestão e inovação.

Um estudo da Harvard Business Review foi além do Google, revelando que empresas com líderes conscientes podem registrar desempenho financeiro até 20% superior aos daqueles que seguem abordagens de liderança tradicionais. A pesquisa também apontou que houve maior capacidade de retenção de talentos, a partir do fortalecimento da cultura organizacional e da promoção de ambientes corporativos mais saudáveis.

Modelo aumenta potencial produtivo da empresa

Outro artigo, publicado no site do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento), destaca que o investimento nos colaboradores é a base do processo de liderança positiva, que visa estimular e capacitar todos os profissionais.

Cada colaborador é de suma importância para o negócio e o líder é o responsável por desenvolver cada profissional ao máximo, o que aumenta o potencial produtivo e criativo da empresa, em um ambiente agradável. O artigo defende que quem exerce a liderança positiva será reconhecido não só pela excelência do trabalho, mas como referência no estilo de comando.

Como se tornar um líder positivo

O líder positivo é alguém comprometido com o sucesso dos seus colaboradores. Confira as dicas de como se tornar um profissional guiado por esse modelo.

Crie relacionamentos saudáveis com os colaboradores

  • Pontos positivos: destaque os pontos positivos dos colaboradores e a força da equipe. Ressaltar apenas pontos negativos pode desmotivar os profissionais. É preciso ser assertivo, mostrando alternativas para que o funcionário faça melhor da próxima vez.
  • Respeito: tenha como base o respeito aos profissionais e as equipes. Os colaboradores tendem a desenvolver a automotivação, para se manterem produtivos e confiantes.
  • Otimismo: adote atitudes positivas, o que deve gerar mais otimismo e responsabilidade.

Incentive a evolução dos profissionais

  • Ambiente: crie um ambiente positivo no trabalho. O líder deve ser uma fonte de inspiração e motivação para todos.
  • Potencial: ajude o crescimento dos profissionais com ações, atitudes e palavras. Isso é essencial para que cada um desenvolva seu potencial e esteja engajado com a empresa.
  • Autoconfiança: desenvolva sua autoconfiança. Estar confiante, mesmo em momentos adversos, é essencial para que os profissionais se sintam seguros e trabalhem com excelência.

Quais os principais benefícios da liderança positiva?

Aplicar esse método pode ser o caminho para uma mudança de rumo na empresa. Tenha consciência dos principais benefícios da liderança positiva.

  • Performance: a liderança positiva costuma desenvolver a capacidade individual de cada colaborador, o que resulta em melhora de performance da empresa.
  • Retenção de talentos: o modelo é fundamental para uma estratégia de retenção de talentos, fortalecendo a imagem de uma empresa como boa marca empregadora.
  • Turnover e faltas: funcionários engajados com o negócio têm menos chance de faltar ou atrasar por motivos banais. Também tendem a ficar mais tempo na empresa, reduzindo o turnover.

What's your reaction?