Tendências e Inovação

Contêiner é alternativa para expansão e abertura de novas empresas

O material está substituindo estruturas de alvenaria em empreendimentos comerciais de todo o país e se tornou uma tendência do varejo

Os contêineres marítimos são estruturas feitas em aço e que cumprem padrões estabelecidos pelas leis que regem o transporte marítimo. Em todo o Brasil, esse material está sendo usado como espaço para loja, substituindo, assim, a alvenaria. Os motivos são diversos: custo de uma obra convencional e tempo para abrir as portas de um novo negócio. O que um dia tinha utilização exclusiva para armazenamento e movimentação de cargas em portos ou, na construção civil, para instalação de escritórios em canteiros de obra agora também são estruturas de comércios.

A vida útil de um contêiner marítimo é de dez anos, de acordo com a legislação internacional. No entanto, são estruturas com grande durabilidade e resistência, que podem ser reutilizadas em diversas outras áreas. Já é possível encontrar nas ruas da cidade contêineres customizados para servir como restaurante, floricultura, loja de roupa, entre outros.

Existem empresas que já fornecem as estruturas para construção civil e começaram a vender diretamente para empresários, além de oferecer produtos especializados para essas estruturas. Um exemplo é a Solventex, marca especializada em tintas industriais que oferece uma linha exclusiva para pintura de contêineres.

“A utilização de contêineres como espaços arquitetônicos está cada vez mais comum no Brasil. Tivemos um grande aumento na demanda de tintas para a pintura e manutenção de contêineres. Nós temos uma linha que oferece proteção anticorrosiva e alta resistência física, química e a intempéries, possibilitando a conservação desses materiais por muito tempo”, diz Fernando Olio, gerente de Marketing da Solventex.

Reutilização

Depois de “aposentado”, o contêiner pode ser comercializado para compor construções de casas ou alojamentos, canteiros de obra, restaurantes, escritórios, lojas, refeitórios, depósito, entre outras funções. Ele só precisa ser tratado, customizado e adaptado para a nova finalidade. No caso de moradias, por exemplo, eles podem ser utilizados por mais cem anos, uma vez que não exigem tanta manutenção.

Dois tipos de contêiner podem ser usados para construção: o marítimo comum, feito de aço corten, muito resistente à corrosão, mas com deficiente isolamento térmico e acústico; e o container reefer, usado para transportar carga congelada, mais caro, mas com melhor isolamento.

Há um número enorme de contêineres vazios ao redor do mundo, apenas ocupando espaço nos portos. Uma das razões para isso é ser muito dispendioso reenviar os recipientes vazios para sua origem; na maioria dos casos, é mais barato comprar novos contêineres da Ásia. O resultado é um excedente de contêineres sem função, que podem se transformar em uma casa, escritório, escola, estúdio, abrigo de emergência etc.

Conheça as vantagens da utilização do contêiner:

  • Obra mais limpa, com redução de entulho e outros materiais.
  • Rapidez na execução – leva geralmente entre 60 e 90 dias para ficar pronta.
  • Economia de recursos naturais, menor uso de areia, tijolo, cimento, água, ferro etc.
  • Reutilização do material.
  • Flexibilidade: além de a construção poder ser desmontada e montada em outro terreno, suas características modular e geométrica permitem diversas configurações e facilitam a construção e/ou montagem.
  • Baixo custo: bem administrada, a construção pode ser 30% mais barata do que a tradicional.
  • Durabilidade: o contêiner tem vida útil longa, pois é projetado para resistir às diversas intempéries e suportar grandes cargas.
  • Na maioria das vezes, não requer serviços de fundação e terraplenagem.
  • Mantém boa permeabilidade do terreno.
Compartilhe:
Relacionadas
Tendências e Inovação

NRF 2022: As tecnologias que prometem revolucionar o varejo

A Mercado&Consumo participou de uma visita guiada aos estandes do evento e mostra as novidades. Compartilhe:
Tendências e Inovação

Empresa cria programa de influencers para melhorar a comunicação interna

A iniciativa visa otimizar a troca de informações e garantir que os conteúdos cheguem de uma ponta a outra. Compartilhe:
Tendências e Inovação

Logística e tecnologia em tempo de Natal

Diego Pontes, especialista em digitalização de processos, fala como que a tecnologia pode tornar as empresas mais eficientes no Natal Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.