Cresce o interesse em jogos analógicos e brinquedos indoor entre adultos e famílias brasileiras
Levantamento da Circana aponta um crescimento contínuo do setor desde a pandemia
ShutterstockOs jogos de tabuleiro deixaram de ser vistos apenas como atividades infantis e ganharam popularidade significativa entre adultos e jovens no Brasil. Dados da Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo, apontam um crescimento de 51% em faturamento entre os anos de 2019 e 2023. O segmento é alavancado principalmente por jogos voltados à família e aos adultos, que registraram um aumento de 66% no período. A tendência de crescimento segue nos quatro primeiros meses de 2024 com performance acima da média do setor de brinquedos como um todo.
Os números refletem uma tendência contínua de crescimento. Além dos jogos de tabuleiro, os brinquedos para uso interno também apresentaram crescimento acima da média desde a pandemia, segundo a Circana. Os blocos de montar, por exemplo, aumentaram significativamente, registrando um crescimento de 34% entre 2019 e 2023. Em relação aos quebra-cabeças, em 2023 quatro dos dez itens mais vendidos possuíam pelo menos 500 peças. Além disso, os quebra-cabeças de 1.000 peças registraram um crescimento de 225% em comparação a 2019.
Para Felipe Martins, gerente de contas da Circana no Brasil, o interesse de jovens e adultos por jogos têm influenciado o mercado como um todo, em especial os lançamentos. “Entre os anos de 2019 e 2023 houve uma média de 26 novos itens vendidos por ano, para a categoria de jogos para adultos e família”, afirma.
Essa tendência não é exclusividade do Brasil. Ainda de acordo com a Circana, nos Estados Unidos, por exemplo, o mercado também experimentou um crescimento significativo com um aumento de 45% nas vendas de jogos de tabuleiro para famílias e adultos, durante o período da pandemia, em 2020, comparado com 2019. Apesar de uma leve queda após a normalização das restrições, as vendas em 2023 ainda foram 26% superiores às de 2019.