Empreendedorismo Jovem

DLI: 15ª edição ocorre este mês, junto com a retomada da discussão da reforma tributária

Com descontos médios de 40% nos produtos, lojistas conscientizam população sobre a importância a reforma tributária

Na 15ª edição do DLI, Raphael Paganini é espera que a reforma tributária seja aprovada pelo Congresso, reduzindo a complexidade dos tributos e impostos

O mês de maio chegou, e com ele iniciam as tradicionais ações do Dia Livre de Impostos (DLI), campanha realizada há 15 anos, em todo o Brasil, pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL). O objetivo é conscientizar consumidores e varejistas sobre como a alta carga tributária brasileira – uma das maiores do mundo – afeta o crescimento econômico. Só para ter uma ideia, o brasileiro trabalha, em média, 153 dias por ano só para pagar impostos. Entre os 30 países com a maior carga tributária do mundo, o Brasil está em 14º.

“Acreditamos que o país tem muito a crescer e melhorar, e para isso é preciso tirar das costas do empreendedor esta exacerbada oneração tributária e, principalmente, reduzir o nível de complexidade dos tributos e impostos, o que acaba inibindo novos e mais negócios”, afirma Raphael Paganini, coordenador da CDL Jovem e do projeto Dia Livre de Impostos.

Este ano, o DLI acontece no dia 27 de maio, em todos os estados do país. Há ações previstas em mais de 1.200 cidades. Em Brasília, a Campanha do DLI será veiculada no maior painel de led da América Latina, que estará instalado na região Central, próximo ao Conic. O objetivo é mostrar quanto cada pessoa paga de imposto ao comprar um celular, um carro, um hambúrguer, entre outros produtos. Já na Esplanada dos Ministérios, no gramado central, será instalado o boneco do Impostossauro, personagem da campanha que representa o impacto negativo dos impostos sobre o consumo e o ambiente de negócios no Brasil.

A ideia é materializar como os impostos são grande parte do preço dos produtos. Por isso, os lojistas participantes da iniciativa vão comercializar seus produtos com desconto. Vão cortar os impostos dos preços e mostrar o valor real de cada item, bem como o impacto dos tributos sob o consumo.

“Os produtos e serviços são ofertados pelos lojistas participantes da ação com 40% de desconto, em média. Este percentual representa os impostos normalmente pagos pelo consumidor, mas que neste dia ficará a cargo das empresas participantes. O empresário que participa do Dia Livre de Impostos não deixa de recolher impostos e tributos, ele absorve isso pela causa. Somos totalmente contra qualquer tipo de movimento que leve à sonegação de impostos. Somos muito responsáveis neste sentido”, acrescenta Paganini.

Este ano, o Dia Livre de Impostos deve ocorrer junto com a retomada das discussões da reforma tributária. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem reafirmado seu compromisso com a modernização tributária do Brasil. No último final de semana, em entrevista ao programa Canal Livre, da Rede Bandeirantes, Lira defendeu o fatiamento da reforma tributária para facilitar sua aprovação. Com isso, os parlamentares começariam a votar os temas mais simples e consensuais da reforma, deixando os pontos mais complexos para serem debatidos amplamente ao longo do ano.

Para saber mais sobre a importância da reforma tributária para o país e as ações da campanha em 2021, a equipe da Varejo SA conversou com Raphael Paganini, coordenador da CDL Jovem e líder do projeto do Dia Livre de Impostos. Confira:

Varejo SA – Há quanto tempo a CDL Jovem realiza o Dia Livre de Impostos?
Raphael Paganini – Estamos chegando na 15ª edição do DLI, que é uma ação de protesto e conscientização acerca da complexidade e alta carga tributária no Brasil. Atualmente, demoramos quase cinco meses por ano, estatisticamente falando, apenas para pagar os nossos impostos. É um dos maiores percentuais do mundo hoje. O Brasil está entre os 15 países que mais cobram percentual de impostos. E tudo isso é um percalço muito grande para o empresário, que além da alta carga tributária – que é repassada para o consumidor final por meio da precificação dos produtos –, tem dificuldade de entender exatamente quais impostos e taxas deve pagar e se ele está pagando isso de maneira correta.

Varejo SA – Qual o principal objetivo do DLI?
Raphael Paganini – Queremos conscientizar a população, os empreendedores e os nossos governantes – aqueles que hoje estão tomando as decisões no Congresso Nacional – acerca da necessidade de termos uma reforma tributária que deixe o nosso sistema menos complexo; e se não é possível reduzir os tributos, pelo menos que não proponham novas tributações. Infelizmente, nos últimos 15 anos, os impostos só aumentaram, ano após ano.

Varejo SA – De que maneira a alta carga tributária atrapalha o empreendedorismo brasileiro?
Raphael Paganini – Além de pagar impostos percentualmente altos, um dos maiores valores do mundo, a gente também dedica uma parte muito grande do nosso tempo entendendo se a está pagando o imposto da maneira correta. Isso ainda é um impeditivo com relação aos investimentos. Então, se por um lado ainda existem pessoas querendo fundar empresas, por outro lado, temos no Brasil um cenário de pouca atratividade para empreender, e com certeza a complexibilidade da carga tributária é uma das causas.

Varejo SA – Há dois anos, a CDL Jovem levou o DLI para dentro do Congresso Nacional. Como foi esta experiência?
Raphael Paganini – Tivemos uma sessão solene, quando pudemos levar a nossa mensagem para os parlamentares que estão discutindo a Reforma Tributária. Hoje, o Sistema CNDL busca atuar ativamente junto aos deputados e senadores, colaborando para criação de medidas que atendam à demanda dos lojistas de micro e pequeno porte. Então, foi muito importante mostrar, no Parlamento, os caminhos que beneficiarão tanto o crescimento econômico quanto a população brasileira.

Varejo SA – Que novidades terá no DLI deste ano?
Raphael Paganini – Este ano, vamos realizar um sonho antigo: instalar o maior painel de led da América Latina na região central de Brasília, bem de frente para o Congresso Nacional, mostrando a mensagem do Sistema CNDL e da CDL Jovem acerca da tributação. Então, durante a semana do DLI, que será de 21 a 27 de maio, estaremos com este painel mostrando o percentual de impostos que incidem sobre alguns produtos, bem como mensagens do Impostossauro – esta figura que representa a complexidade e a alta carga tributária e que atrapalha o empreendedor. Tudo direcionado para os representantes do povo brasileiro. Também vamos colocar o (boneco do) Impostossauro no gramado em frente ao Congresso, lá na Esplanada dos Ministérios.

Varejo SA – O que é exatamente o Impostossauro?
Raphael Paganini – É o personagem que utilizamos na campanha para representar o impacto negativo dos impostos sobre o poder de consumo do consumidor e o crescimento econômico do país. O Impostossauro é uma figura que nunca está saciada, sempre voraz querendo abocanhar mais impostos.

Varejo SA – O DLI já é uma data nacional muito esperada pelos brasileiros. De que maneira a ação beneficia a população?
Raphael Paganini – O DLI une empreendedores, de um lado, e população, de outro. Os empresários demonstram a necessidade de reforma tributária, ao oferecer os seus produtos e serviços com o valor sem imposto, e dão para a população a oportunidade de consumir produtos com valor mais baratos e também entender aquilo que eles pagam para o governo através do consumo. Então, é uma ação que une lojistas e clientes em torno de um propósito só, que é a reforma tributária.

Além disso, já é uma ação consolidada e esperada pela população. Aqui em Brasília, todo mês de maio há uma expectativa por parte dos consumidores, que querem saber o dia no qual os shoppings estarão com produtos mais em conta e os postos de combustíveis com preços mais baixos. E ao longo desses anos de realização do DLI, pudemos observar que se no início da ação as pessoas participavam pela oportunidade de consumir produtos mais em conta, hoje, deixaram a questão financeira um pouco de lado, e participam para mostrar a sua indignação e exercer sua cidadania, protestando por uma causa justa.

Varejo SA – Nos dias do DLI, qual o tamanho da economia que o consumidor tem?
Raphael Paganini – Em termos gerais, os produtos e serviços são ofertados pelos lojistas participantes da ação com 40% de desconto, em média, percentual que representa os impostos normalmente pagos pelo consumidor, mas que neste dia ficará a cargo das empresas participantes. O empresário que participa do Dia Livre de Impostos não deixa de recolher impostos e tributos, ele absorve isso pela causa. Somos totalmente contra qualquer tipo de movimento que leve à sonegação de impostos. Somos muito responsáveis neste sentido.

Varejo SA – E que mudanças o país precisa no campo tributário?
Raphael Paganini – Buscamos uma simplificação dos tributos. Atualmente, temos inúmeros impostos e tributos com enquadramentos distintos, e isso dificulta a vida do empreendedor. Então, queremos que isso seja simplificado, para que não percamos tanto tempo fazendo as contas daquilo que a gente deve pagar em termos de impostos.

Além disso, queremos ter o retorno daquilo que a gente paga para o governo. Se a gente paga impostos tão alto, por que ainda temos que investir em educação e saúde privada? Queremos uma contraprestação por parte do governo – em serviços, infraestrutura, em qualidade de ensino e saúde etc. – que corresponda à alta carga tributária que pagamos. Hoje, o que vemos é um descompasso: temos uma das maiores cargas tributárias do mundo com um dos menores retornos. Então, queremos que este dinheiro seja melhor empregado. Esta é a questão fundamental.

Varejo SA – Qual sua mensagem final para os nossos leitores?
Raphael Paganini – Estamos chegando na 15ª edição do Dia Livre de Impostos, e mais do que nunca esperamos que esta mensagem sobre a necessidade de uma reforma tributária chegue aos empresários, consumidores e população em geral e reverbere entre os representantes do povo no Congresso Nacional, e que finalmente possamos saborear uma vitória, que é a reforma tributária. Acreditamos que o Brasil tem muito a crescer e melhorar, e para isso é preciso tirar das costas do empreendedor esta exacerbada oneração tributária e, principalmente, reduzir o nível de complexidade dos tributos e impostos, que acaba inibindo novos e mais negócios.

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