11 set, 2024
0 ° C

DLI também será tema de audiência pública na Câmara Municipal de Natal

No dia 22/05, segunda-feira, às 15h, será realizada no plenário da Câmara Municipal de Natal (RN) audiência pública para debater a alta carga tributária do Brasil e o DLI.

Foto: Elpídio Júnior/CMN

No dia 22/05, segunda-feira, às 15h, será realizada no plenário da Câmara Municipal de Natal (RN) audiência pública para debater a alta carga tributária do Brasil e o DLI (Dia Livre de Impostos). A proposição é do vereador Kleber Fernandes, atendendo a uma solicitação das diretorias da CDL Natal (Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal) e da CDL Jovem Natal (Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Natal).

A audiência contará com a presença de diversas autoridades e lideranças de entidades representativas do setor de Comércio e Serviços debatendo sobre o tema e conscientizando a população e políticos para necessidade urgente da Reforma Tributária para que o Brasil tenha competitividade na área do empreendedorismo, gere emprego e renda, e contribua para o desenvolvimento do país.

Os presidentes da CDL Natal José Lucena, e da CDL Jovem Natal, Saulo Medeiros, estão mobilizando empresários, associados e lideranças empresariais do setor de comércio, serviços e indústria para participar da audiência e mostrar a força e relevância do setor para a economia.

O Brasil é o 14º país do mundo que mais arrecada impostos, entre 30 países avaliados, no entanto, ocupa o último lugar quando o assunto é retorno em benefícios para a população. Os impostos altos têm um impacto significativo nas finanças dos brasileiros. De acordo com o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), cerca de 40% da renda dos brasileiros é somente para arcar com impostos. É como se a cada R$ 10 gastos por uma pessoa, R$ 4 fossem apenas para pagar tributos. Trata-se de um valor extremamente alto e que impacta diretamente no poder de compra da população.

Sobre o DLI
O DLI é uma iniciativa da CDL Jovem (Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem) – entidade do Sistema CNDL criada para desenvolver jovens empresários – e visa conscientizar a população sobre a importância de uma tributação mais justa com menos impostos e mais liberdade para que as pessoas usem seu dinheiro com aquilo que realmente é mais importante para a vida delas. Mostra para os cidadãos como sua vida poderia ser mais fácil se não pagassem tantos impostos.

O Dia Livre de Impostos é, ainda, uma oportunidade para os empresários mostrarem que se preocupam com a sociedade e ajudar a impulsionar a economia do país. Ao oferecerem seus produtos sem impostos, estão possibilitando que mais pessoas tenham acesso a eles e, consequentemente, aumentando suas vendas. É, portanto, uma iniciativa que beneficia tanto os empresários quanto os consumidores.

Fonte: CDL Natal