A pandemia retardou o sonho de muitos empresários de aumentar o faturamento do negócio ou, até mesmo, chegou a comprometer sua sobrevivência no mercado. Mas, para Amanda Gonçalves Fontes, diretora executiva da Aeroind Comercial, microempresa que comercializa equipamentos de segurança que indicam a direção dos ventos – também conhecidos como birutas –, o último ano foi de crescimento. O empreendimento da grande São Paulo participou do programa “Brasil Mais” e, com as melhorias implementadas ao longo de 2021, registrou um salto de 306% na produtividade e uma alta de 26% no faturamento.
Formada em Administração de Empresas, Amanda conta que conheceu o programa em março do ano passado e recebeu visitas de um Agente Local de Inovação (ALI) do Sebrae. Em um primeiro diagnóstico, foram identificados problemas em questões financeiras, de fluxo de caixa e capital de giro, bem como ausência de sistema, precificação e falta de organização nos setores.
“Nossas maiores mudanças aconteceram quando definimos que a maior dor era a organização da empresa. Assim, conseguimos visualizar tudo o que precisava ser feito. Reunimos toda a equipe e começamos a mudar hábitos de trabalho, desenvolver o próprio sistema e mapear os números e melhorias com tabelas, feedbacks, reuniões e treinamentos”, relata a empresária. Segundo ela, apesar de complexas, as transformações foram de fácil engajamento.
A jornada de Amanda, assim como a de todos os participantes do programa “Brasil Mais”, começa com um atendimento personalizado do ALI, que faz um raio-X da situação do empreendimento. Além do apoio individualizado desse profissional, os empreendedores contam também com consultorias especializadas e gratuitas do Sebrae.
Além dos ganhos na qualidade técnica, a sócia da Aeroind conta que o agente ajudou a equipe a recuperar o amor pela empresa. “A gente não tinha mais visão de negócio. Conforme o tempo foi passando, deixamos isso de lado. Depois do projeto, essa visão de apaixonados, que a gente desenvolveu durante o programa, tornou-se algo habitual e diário para nós.”
Brasil Mais
As inscrições para o novo ciclo do “Brasil Mais” seguem até 10 de abril. São 20 mil vagas e negócios de qualquer segmento podem participar, basta se inscrever no link www.gov.br/brasilmais.O programa é uma parceria entre Sebrae, Ministério da Economia, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).