Como inovar nos programas tradicionais de fidelidade? Como fidelizar seus clientes on-line? As estratégias de fidelização no setor varejista precisam trazer soluções inovadoras para seduzir o consumidor, que está cada vez mais exigente e em busca de experiências personalizadas e diferenciadas. Nosso mascote selecionou algumas tendências que podem ajudar nessa missão.
De olho na experiência
A fidelidade será conquistada por meio de uma ótima experiência do consumidor em relação à marca. É importante traçar o melhor fluxo virtual e físico para o consumidor chegar até o seu produto ou serviço. A principal meta é fazer com que ele se sinta relevante no processo.
Privacidade de dados
Este não é um tema novo, mas tem se tornado cada vez mais fundamental para o sucesso de estratégias de fidelização para varejistas. Com as políticas de privacidade de dados duvidosas que vêm sendo implementadas, a utilização correta – com permissão – das informações dos consumidores fica ainda mais importante.
Poder da gamificação
Usar as estratégias e conceitos do mundo dos games para engajar e pensar a jornada do usuário em programas de fidelidade é uma escolha acertada. A gamificação acaba sendo mais explorada como um recurso lúdico de engajamento, mas, na realidade, é um equilíbrio entre as expectativas da empresa e os anseios dos consumidores.
Jornadas diferenciadas
O varejista que cria diferentes jornadas para distintos públicos dentro de cada programa é o que vai fazer a diferença em fidelização. Estimular a simples troca de pontos por produtos e serviços, em um primeiro momento, pode até se mostrar uma estratégia de sucesso, mas não se sustenta em longo prazo. As empresas devem se antecipar aos comportamentos e estimular experiências com a marca.
Comunicação direta
É preciso ter uma comunicação simples, com regras claras para o consumidor, que está em busca de menos tempo perdido em burocracias on-line. Acesso facilitado, mensagens e comandos diretos são pontos a favor do engajamento, com simplicidade e relevância.
Reconhecimento x recompensa
Os consumidores valorizam cada vez mais como são reconhecidos pelas marcas e não somente como são recompensados. As recompensas, sejam elas prêmios, um valor em dinheiro ou viagens e cursos, são ótimas para atrair pessoas para uma organização. Já o reconhecimento é ideal para mantê-las por ali sempre. Para alcançar melhores resultados em um programa de fidelidade ou incentivo em varejo, não existem fórmulas mágicas, apenas o equilíbrio entre esses dois fatores.