18 jan, 2025
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Lançada a primeira Associação Brasileira focada em Customer Success e Experience

Aiesc nasceu da necessidade do amadurecimento dos cargos de CX e CS

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Lançada a primeira Associação Brasileira focada em Customer Success e Experience

Uma rápida pesquisa no LinkedIn revela que 100 mil profissionais trabalham na área de Customer Experience (CX) e outros 80 mil, na de Customer Success (CS), em todo o território brasileiro. Mas até o ano passado esses cargos não faziam parte da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho e Emprego. Ou seja, eles eram classificados no mercado de trabalho com nomenclaturas diversas e atrelados às áreas de RH, Administrativa, Marketing e Vendas, entre outras.

Na prática, os detentores desses cargos são responsáveis por aprimorar a relação das empresas com seus clientes, ao focar seu trabalho no dia a dia ao conhecimento e atendimento das necessidades e expectativas em relação aos produtos e marcas. O trabalho desses profissionais é tão relevante, principalmente na era digital, que a arte de encantá-los foi destacada por personalidades como Peter Drucker e Warren Buffet, aos quais são atribuídas as frases “O cliente é a razão de ser de qualquer negócio” e “Clientes satisfeitos são a melhor forma de publicidade”, respectivamente. Ou, ainda, “Não é sobre vender. É sobre resolver problemas”, de Steve Jobs, ao destacar a importância de entender as necessidades do cliente e oferecer soluções reais. Com isso, comentava ele, a venda é uma consequência natural.

“Em junho de 2023, a partir da publicação no Diário Oficial da União (DOU), os cargos de CX e CS foram homologados. Ou seja, passaram a ser reconhecidos pelo Ministério do Trabalho”, explica Euriale Voidela, presidente da recém-lançada Associação Internacional de Experiência e Sucesso do Cliente (Aiesc). “Nascemos com a missão e responsabilidade de aprimorar junto às empresas o amadurecimento de CX e CS no Brasil para potencializar tais metodologias que, a partir de agora, ganham representatividade como profissões oficiais e representadas oficialmente. Vamos aperfeiçoar a descrição de ambos os cargos na CBO, além de amadurecer e despertar nas companhias a importância do foco nos clientes e a relevância dos profissionais de CX e CS. Tudo para mostrar quem são, o que fazem e quais as melhores práticas para que auxiliem o negócio a alcançar seus objetivos estratégicos”, completa a presidente da Aiesc.

O lançamento da Aiesc ocorreu em evento realizado no final de agosto, na capital paulista, com a presença de dezenas de gestores de grandes empresas, cujos CNPJs podem se associar à entidade e participar dos grupos de estudos e auxiliá-la no alcance do objetivo de “fomentar e prosperar o ecossistema empresarial, em suas atividades profissionais, trabalhando em prol do desenvolvimento e aprimoramento das técnicas, atividades, profissão e mercado”. Além disso, estão nos planos da associação a produção de eventos e encontros; atualização e acompanhamento da evolução da CBO em Brasília, rodadas de networking etc.