Meta, Varejo S.A. e CDL Jovem promovem encontro em Brasília sobre transformação digital e impacto econômico
Com ações teóricas e práticas, o Meta Day 2025 destacou oportunidades para o varejo se reinventar no ambiente digital
Cerca de 400 empreendedores, especialistas, representantes do varejo e interessados no tema estiveram reunidos em Brasília, nesta quarta-feira (5), para o Meta Day 2025, evento promovido pela Meta, em parceria com a CDL Jovem e o Varejo S.A.. O encontro colocou em pauta o impacto da tecnologia e da inteligência artificial no futuro dos pequenos negócios, reforçando o papel da inovação na transformação do varejo brasileiro.
O gerente de políticas públicas da Meta, Mário Vilhena, participou do evento com uma palestra sobre inovação e acessibilidade, destacando como a tecnologia pode aproximar pessoas e gerar impacto social. Durante sua fala, ele apresentou o conceito dos óculos inteligentes Ray-Ban Meta, que unem estilo e funcionalidade ao permitir gravações, transmissões e comandos por voz integrados aos aplicativos da empresa.
Vilhena também ressaltou a parceria da Meta com o aplicativo Be My Eyes, que conecta pessoas com deficiência visual a voluntários por meio de chamadas de vídeo. Com o novo modelo dos óculos, essa modelo de interação deixa as mãos-livres, ampliando a autonomia e a inclusão digital de pessoas com baixa visão.
Transformação digital e impacto econômico
Na mesa redonda sobre Impacto Econômico, mediada por Marconi Borges, gerente de políticas públicas da Meta, os convidados, Janaína Camilo Costa, especialista em Mercados e Negócios Digitais e líder da temática Creator Economy no Sebrae Nacional, e Siqueira Pyrus, CEO da Gloda Store, discutiram o papel da digitalização e da IA na produtividade e sustentabilidade dos pequenos negócios.
A especialita do Sebrae enfatizou que a digitalização já é um fator decisivo de competitividade. Ela destacou que o portal da entidade oferece uma ampla variedade de ferramentas e capacitações para empreendedores em todo o país. Já o executivo da Gloda Store, compartilhou a experiência da empresa com a integração das ferramentas da Meta, que ajudaram a automatizar processos, conectar o varejo físico ao digital e melhorar a experiência do cliente. Para ele, o uso de inteligência artificial na gestão de dados trouxe mais clareza nas decisões estratégicas e eficiência operacional.
O debate reforçou que a IA não é uma ferramenta distante, mas uma aliada acessível, capaz de reduzir custos, otimizar tempo e abrir novas oportunidades de crescimento.
Capacitação e futuro digital
Para fechar o Meta Day 2025, Murilo Cagliari, business education trainer na Meta, realizou um treinamento do programa Blueprint, iniciativa global da Meta voltada à capacitação em marketing digital e ferramentas de IA. Durante as sessões, os participantes puderam aprender sobre estratégias de conteúdo, anúncios e automação nas plataformas da empresa, com foco em resultados reais.
Para o coordenador nacional da CDL Jovem, Raphael Paganini, o Meta Day em Brasília simboliza o fortalecimento de uma parceria construída ao longo de 2025. “O evento foi o ponto alto de uma parceria estratégica que a CDL Jovem e a Meta construíram ativamente ao longo desta temporada. É a entrega de um esforço conjunto para facilitar a vida do jovem empreendedor e alavancar suas vendas. O acesso do empreendedor a ferramentas que são essenciais para o crescimento dos negócios”, destacou Paganini.

