Nexialista: o profissional do futuro
A dinâmica que as novas tecnologias estabelecem, somada às exigências dos consumidores
ShutterstockA dinâmica que as novas tecnologias estabelecem, somada às exigências dos consumidores, exige das empresas e, consequentemente, dos profissionais, a capacidade de se adaptar e responder às demandas do mercado. Para isso, cresce a relevância do profissional nexialista, que reúne habilidades pessoais, sociais, comerciais, técnicas, gerenciais, de liderança e, também, a chamada competência nexialista.
De acordo com o site UNESC Digital, o termo nexialista “tem como base a palavra ‘nexo’ e se refere aquele que é capaz de estabelecer as conexões necessárias para resolver problemas que surgem no dia a dia”. Portanto, esse perfil, cobiçado no ambiente corporativo, é composto por pessoas que podem não ser especialistas em um tema específico, mas têm a capacidade de identificar nexo em assuntos e situações distintas.
Essa habilidade se torna ainda mais relevante em um contexto de volatilidade e de incertezas que, por vezes, permeiam o mundo dos negócios. O nexialista, diante destes cenários desafiadores, é responsável por buscar as respostas aos problemas, ainda que não tenha a solução para todas as questões. Para isso, a partir de uma visão ampliada, esse profissional consegue selecionar as pessoas adequadas para a resolução.
Habilidades do nexialista
Como característica do profissional, o nexialista abrange competências variadas e as coloca em prática, a fim de garantir o bom desempenho da equipe e da empresa. Confira a seguir as habilidades do nexialista, segundo o site Trilha:
- Pessoal: refere-se às qualidades individuais que são essenciais para o bom relacionamento, como a humildade, educação e autogerenciamento.
- Social: são habilidades sociais aquelas essenciais para promover um ambiente de trabalho harmonioso, como colaboração e inteligência emocional.
- Comercial: dizem respeito às capacidades relativas ao atendimento das demandas do cliente e das metas das empresas. Negociação e escuta ativa são exemplos de habilidades comerciais.
- Técnica: raciocínio lógico e gestão de qualidade são algumas das competências que preparam o profissional para ser capaz de cumprir determinadas atividades.
- Gerencial: estão ligadas à gestão eficiente e, por isso, englobam aptidões relativas ao planejamento estratégico e pensamento analítico, por exemplo.
- Liderança: refere-se às técnicas aplicadas para liderar um grupo de pessoas e profissionais de maneira a extrair o melhor deles, dentro de um objetivo comum.
- Competência nexialista: consiste em usar duas ou mais competências, a fim de desenvolvê-las e utilizá-las de maneira conjunta.
Dentre as características do nexialista, se destacam a visão holística, o entendimento sobre mentalidade e comportamento, a habilidade para motivar pessoas com base em clareza e objetividade, a capacidade de inspirar pelo exemplo, a capacidade de provocar transformações na vida das pessoas, a crença no aprendizado contínuo, a persuasão e a comunicação assertiva.