29 mar, 2024
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NRF 2023: Propósito, plataformas e brinquedos são fundamentais para a Mattel

Toda a estratégia adotada pela Mattel e a parceria com Shopify foram assunto durante painel na NRF 2023 Retail’s Big Show.

Foto: divulgação/Jason Dixson

Desde a criação da Mattel em 1945, a marca era conhecida pela criatividade e inovação atreladas aos brinquedos lançados. Entretanto, hoje, o seu público e a relevância da marca estão sendo espalhadas de diferentes maneiras. Ao apostar em oportunidades como NFT, itens de edição limitada, colaborações com celebridades, iniciativas sustentáveis, a marca conseguiu expandir sua relevância e alcançou um novo público.

Toda a estratégia adotada pela Mattel e a parceria com Shopify foram assunto durante painel na NRF 2023 Retail’s Big Show, um dos principais eventos de varejo no mundo. O tema foi discutido por Harvey Finkelstein, presidente da Shopify, e Richard Dickson, presidente e COO da Mattel.

Logo no início, Dickson comenta sobre a parceria entre as duas companhia, responsável por originar a Mattel Creations, site dedicado para venda de itens de edição especial. O formato é semelhante ao da American Girl, importante marca de boneca da Mattel. Atualmente, a Mattel Creations é uma das marcas que mais cresce dentro do guarda-chuva da companhia.

A Mattel precisava encontrar um parceiro de comércio eletrônico que pudesse ser flexível e trabalhar com um modelo de “queda” de escassez, disse Dickson sobre a parceria, e “a Shopify realmente deu um passo à frente”, completa.

O presidente da Mattel ainda explicou que a ideia por trás do projeto Creations era aproveitar o portfólio de produtos existentes e reacender com o público mais velho, também chamados de colecionadores. Para isso, a marca convida artistas, designers e músicos para trabalharem com a Mattel e lançarem produtos especiais por tempo e unidades limitadas.

Em paralelo, a American Girl já era uma plataforma de e-commerce existente, mas que tinha espaço para inovações. Hoje, a venda é quase totalmente D2C, apesar de possuir lojas físicas que são mais importantes na parte de experiência do consumidor. Para Finkelstein, a marca dá indícios acerca do futuro do varejo. “Não importava se alguém comprou ou não na loja física, ou online. O que importa é se estamos atendendo ao consumidor da maneira que ele prefere?”, ressalta.

Sobre o sucesso das marcas, Dickson comentou que um elemento chave para isso é o tratamento individual das marcas liderados por um propósito da marca. Ele ainda cita que é importante que as marcas entendam o valor intrínseco que representam para os consumidores.

Por fim, o presidente da Mattel ressaltou a importância de inovações lideradas pelo design, ou seja, “entender e conhecer realmente o consumidor por dentro e por fora”, disse. ” Estudar as tendências que estão acontecendo no mundo, filtrar isso e, finalmente, desenvolver um produto para as narrativas que você acredita que criarão relevância e demanda”, finaliza.

Fonte: Mercado&Consumo