Movimento Varejo

Pequenos negócios foram responsáveis por 78% dos empregos criados em 2021

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Das 2,7 milhões de novas vagas de empregos criadas no Brasil em 2021, 78% foram geradas por micro e pequenas empresas, segundo levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base em dados do Caged, do Ministério do Trabalho.

Os pequenos negócios foram responsáveis por 2,1 milhões de postos de trabalho, enquanto as médias e grandes empresas fecharam o ano com um saldo positivo de 505,4 mil novos empregos.

“Isso significa dizer que a cada 40 postos de trabalho gerados no Brasil, em 2021, 31 foram criados pelas micro e pequenas empresas. Mesmo apresentando um saldo negativo em dezembro, o que geralmente ocorre nesse mês do ano, os pequenos negócios mostraram a importância que têm para a retomada econômica”, afirma o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Após 11 meses consecutivos de saldos de contratações positivos, dezembro de 2021 apresentou saldo negativo de 265.811 postos de trabalho. As médias e grandes empresas foram as que mais demitiram e reduziram seus quadros em 141.144 postos, seguidas pelas micro e pequenas, com uma redução de 91.583.

Na comparação entre o resultado acumulado entre os anos de 2020 e 2021, as micro e pequenas empresas criaram quase 38 vezes mais postos de trabalho no ano passado.

Em 2020, primeiro ano da pandemia, o Brasil teve um saldo total negativo de 191.455 contratações, apesar das micro e pequenas empresas terem apresentado um saldo positivo de mais de 56 mil empregos. O resultado ruim é atribuído às médias e grandes, que foram responsáveis por menos 274.220 postos de trabalho.

Atividades em alta
O estudo do Sebrae mostra também as dez atividades que mais geraram empregos em 2021 entre as micro e pequenas empresas. Juntas, elas foram responsáveis por mais de 450 mil novas vagas. Confira a lista:

  1. Construção de edifícios: 93.439 vagas
  2. Restaurantes e similares: 57.511 vagas
  3. Transporte rodoviário de carga (exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional): 49.565 vagas
  4. Supermercados: 49.301 vagas
  5. Serviços combinados de escritório e apoio administrativo: 45.859 vagas
  6. Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios: 36.839 vagas
  7. Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas: 31.984 vagas
  8. Minimercados, mercearias e armazéns: 29.133 vagas
  9. Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares: 28.854 vagas
  10. Serviços de engenharia: 27.531 vagas

Fonte: G1

Compartilhe:
Relacionadas
Movimento Varejo

Brasil reduz para 3 dias o tempo de abertura de negócios em todos os estados

Pela primeira vez, todos os estados brasileiros e o Distrito Federal reduziram o tempo de abertura de empresas e negócios no nosso país para menos de três dias. Os dados são do painel da Receita Federal, gestora do sistema integrador nacional. O último estado a bater este recorde foi a Bahia. Esse é o resultado do trabalho coletivo da REDESIM nas esferas federais, estaduais e municipais, marcando conquistas que desburocratizam a abertura de empresas no Brasil e beneficiam o empreendedor brasileiro. Compartilhe:
Movimento Varejo

Precifica organiza 1ª Pricing & Revenue Masterclasses

A Precifica, especialista em soluções de pricing, em parceria com Fabiano Coelho, PhD em Business Administration pela Florida Christian University e professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), vai realizar a primeira edição das “Pricing & Revenue Masterclasses: à frente na digitalização exponencial”. As aulas acontecerão nos dias 2, 9, 16, 23 e 30 de agosto, das 19h às 20h30, e a inscrição pode ser feita por meio do site da Precifica (clique aqui). Compartilhe:
Movimento Varejo

Quais setores podem se beneficiar das tendências logísticas ao longo deste ano?

As empresas de entregas rápidas, por serem as encarregadas de chegar com os pedidos até os clientes, precisam ser capazes de entender os sentimentos deles, definindo as tendências logísticas do setor e agindo como um elo crucial dessa cadeia. Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.