Políticas Públicas

Porto Alegre recebe, pela primeira vez, o Programa Políticas Públicas 4.0

Encontro qualificou lideranças do varejo para a realização de ações de RIG com foco no estímulo às articulações locais

O Programa Políticas Públicas 4.0 realizou na tarde desta quinta-feira (26) o primeiro encontro em Porto Alegre do projeto, firmado entre a CNDL e o Sebrae. Cerca de 100 pessoas, entre lideranças do Sistema CNDL e empresários se reuniram para debater o setor varejista. O presidente da CNDL, José César da Costa e o presidente da Federação Varejista do Rio Grande do Sul, Ivonei Pioner, conduziram a abertura do evento.

O evento teve como objetivo qualificar lideranças do varejo para a realização de ações de Relacionamento Institucional e Governamental (RIG) com foco no estímulo às articulações locais. De acordo com José César da Costa, o programa deixa um importante legado e tem mudado a forma de trabalhar políticas públicas em todo o Sistema CNDL.

“O PP 4.0 é um projeto inovador, que mostra como cada liderança pode contribuir para o desenvolvimento de sua cidade”, afirmou José César da Costa. “Precisamos empoderar essas lideranças para que entendam a importância das políticas públicas na defesa de pautas que são prioritárias para o setor”, completou.

O presidente da Federação Varejista do Rio Grande do Sul salientou que a presença do projeto em Porto Alegre marca a retomada para a entidade. “Há muito tempo não tínhamos a oportunidade de trazer uma qualificação para as nossas lideranças. E nesse momento, com os ensinamentos que escutamos aqui, temos a oportunidade de formá-los e preparar o Rio Grande do Sul para um momento novo, um momento de desenvolvimento de toda a classe lojista”, disse Ivonei Pioner. “O momento que vivemos hoje foi fundamental para todo o nosso estado”, finalizou.

Especialista conduz ação
As atividades foram conduzidas pelo empresário, professor e especialista em RIG, Eduardo Fayet, que refletiu sobre o cenário empresarial e as demandas do setor no Brasil.

“O nosso objetivo no programa é falar sobre a importância do RIG e como o setor empresarial do varejo pode criar um contexto e um ambiente de negócios muito mais positivo. É assim que desenvolvemos novos negócios, novos investimentos e criamos um ambiente econômico e social saudável para o nosso país”, pontuou.

Fayet explicou que é fundamental uma interlocução com o Poder Público para defender as pautas de interesse do varejo e pontou as formas como este diálogo pode acontecer, destacando que a CNDL produz um conjunto de materiais e técnicas de apoio aos líderes. “As ações de RIG no meio empresarial são fundamentais para colocar as demandas de forma adequada e receber as respostas certas. As empresas devem conhecer bem o cenário em que estão inseridas e dialogar sobre as melhorias que podem ser realizadas”, disse.

O evento foi prestigiado por autoridades do poder público federal e municipal, além de líderes do Sistema CNDL. Marcaram presença o deputado federal, Osmar Terra; o prefeito e vice-prefeito de Flores da Cunha, Cesar Ulian e Márcio Rech; os presidentes do Conselho Administrativo e Deliberativo do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Jr. e Bruno Falci, respectivamente; os presidentes das Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDLs) de Minas Gerais, Frank Sinatra, do Ceará, Francisco Freitas, do Paraná, Samoel Mattos, de São Paulo, Maurício Stainoff.

Sobre o PP 4.0
Com investimento total de R$ 3,7 milhões, o projeto prevê três tipos de eventos que irão percorrer todas as regiões do país. São encontros com objetivo de qualificar lideranças para ações de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) com foco no estímulo às articulações locais; encontros para fomento ao desenvolvimento local e regional por meio da articulação das lideranças do varejo e elaboração de propostas de Políticas Públicas; e encontros para mobilização empresarial para debater fundamentos essenciais ao desenvolvimento sustentável de negócios e empresas. Ao longo do período do convênio, serão realizados 36 encontros, 12 de cada tipo.

Os fóruns são conduzidos por especialistas em cada tema a fim de estimular o debate e a consolidação de fundamentos essenciais aos líderes do setor de comércio e serviços, como protagonismo, ética e associativismo. Também serão promovidos 12 estudos e pesquisas com objetivo de embasar a formulação de políticas públicas com foco nas micro e pequenas empresas do setor. Além disso, foi desenvolvida uma plataforma digital de articulação política – um sistema online inédito no Brasil que permitirá acompanhar projetos, estruturar demandas e ao mesmo tempo mobilizar lideranças e conectar atores públicos e privados.

Fotos: FabianoPanizzi

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