“Produto o cliente esquece, a experiência nunca”, diz André Ortiz
O apresentador da TV do Vendedor participou do episódio #86 do podcast da Varejo S.A e trouxe 4 dicas valiosas para vender mais e fidelizar clientes no Dia dos Namorados
O apresentador da TV do Vendedor participou do episódio #86 do Varejo S.A Podcast e trouxe 4 dicas valiosas para vender mais e fidelizar clientes no Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados de 2023 promete ser uma boa data para as vendas. Levantamento da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) mostra que 99,7 milhões de pessoas irão presentear seus parceiros em todo país, movimentando R$ 23,17 bilhões no setor de Varejo e Serviços.
Para o especialista em vendas André Ortiz, que é que é doutor em Neuromarketing, pela Christian University da Flórida, este também é um bom momento para a conquista e fidelização de novos clientes. “O que faz o cliente voltar não é o seu produto, e sim a experiência memorável que você criou na cabeça e no coração dele”, destaca ortiz.
E para ter bons resultados com a data comemorativa e marcar o cliente, antes de tudo, o varejista precisa conversar com o fornecedor para firmar uma parceria, conseguindo melhores preços nas mercadorias. Outra dica é montar kits de produtos, dessa maneira, o consumidor irá levar mais de um item por um valor diferenciado. Além disso, deve-se investir em promoções nas quais o cliente “leva mais, pagando menos.
“Devemos usar a criatividade e investir em kits e promoções para aumentar o valor que o cliente pretende investir. Entretanto, ter uma promoção bacana ou o produto que o seu consumidor demanda, por si só não é o suficiente. É preciso cativar e marcar o consumidor”, ensina André Ortiz.
Segundo o doutor em Neuromarketing, para oferecer esse momento memorável, o lojista não terá que fazer um grande investimento financeiro. Medidas simples podem gerar retorno positivo e significativo. “Às vezes, é um bom dia bem dado, um cafezinho, um ar-condicionado ligado, uma vitrine bonita, ou até mesmo a organização da loja. E para realizar isso, a sua equipe precisa estar muito bem-preparada com dicas comportamentais, para saber como melhorar essa experiência”, comenta.
Transforme leads em vendas nas redes sociais
Ortiz explica que o famoso termo lead vem do inglês e significa contato. “Muitas pessoas investem em tráfego pago, que são anúncios personalizados no Google, mas tem um detalhe: não adianta investir em tráfego se você não sabe o que fazer depois que o lead for gerado nesse tráfego”, explica o especialista.
O especialista dá dicas de como transformar os leads em venda:
- Faça uma análise das pessoas que interagiram nos seus últimos posts do Instagram;
- Separe as pessoas que mais interagiram e faça um contato com elas por direct;
- Durante a conversa, fale do interesse dela pelos produtos e vá por dois caminhos: passe o WhatsApp da empresa; ou pegue o número dela e a chame pelo aplicativo.
A iniciativa ajudará a criar uma base de contatos e identificar o cliente que está de fato interessada na sua loja ou produto. Ainda, fará o consumidor a sentir melhor assistido e a loja terá mais chances de fidelizá-lo.
Invista no treinamento da sua equipe
Uma medida simples e barata para treinar a equipe são as lives com especialistas, podcast e vídeos no Youtube (como o canal TV do Vendedor, de Ortiz). Separe aqueles que você mais gosta e conversem com o tipo de conhecimento que você quer compartilhar com os seus funcionários. Passe o link do conteúdo ou dia e horário para que eles possam acompanhar o bate-papo ao vivo. Esses são materiais gratuitos com informações úteis para o crescimento do negócio.
Fique de olho nas palestras e encontros que acontecem na sua cidade sobre a temática. O Sistema CNDL desenvolve vários encontros e workshops para ajudar o micro e pequeno empreendedor a ter mais sucesso nos negócios, além de palestras com orientações para impulsionar o varejo. Você pode acompanhar as novidades no site do portal Varejo S.A e das CDLs e FCDLS (Federações das Câmaras de Dirigentes Lojistas).
Dia do Campeão de Vendas
Outra estratégia para motivar a equipe é o “Dia do Campeão de Vendas”. Funciona assim: pegue o funcionário que mais vende em sua equipe, separe um momento do dia e peça que ele ensine aos colegas as suas melhores práticas de vendas.
Aposte ainda em simulações de atendimento com a equipe. Para isso, todo dia, antes da abertura da loja de manhã (ou na frequência da sua preferência), pegue dois funcionários e faça uma simulação, na qual um vai ser o vendedor e o outro o comprador. O objetivo é estudar os atritos e as barreiras para a efetivação da venda. Por exemplo, se o cliente disser que o produto está caro, qual a saída que seu vendedor terá? E se disser que voltará depois? Dessa forma, todos estarão preparados para as dificuldades postas pelos compradores.
Dicas extras
Cuidado com as comparações
O ideal é não se comparar, porque cada um tem a sua trajetória e o seu momento. Se quiser fazer esse comparativo, procure fazer com os seus concorrentes de fato (que estão no mesmo nível que você), e não com os concorrentes que sonha em ter. “Não adianta eu, microempreendedor, querer me comparar com um médio empreendedor. São cenários e momentos diferentes. Se eu sou micro, eu vou me comparar com micro. O que ele está fazendo para dar certo que posso adaptar para o meu negócio? A comparação errada pode gerar desmotivação”, alerta Ortiz.
Vantagem de ser pequeno
Os micro e pequenos empreendedores possuem uma vantagem na manga: seu poder de customização e personalização, seja de experiência ou de produto. Use e abuse disso!
Construa vínculos
Aproveite as datas comemorativas para criar um vínculo com o cliente, pegar o seu e criar um banco de contato, Com isso, poderá antecipar promoções, avisar sobre novos produtos e até fazer um atendimento mais especializado, devido a linha direta com o cliente.
Atestado de qualidade
Peça para os clientes gravarem depoimentos sobre suas experiências com a loja e com o produto. “Nada vende mais do que a recomendação de outro cliente sobre um produto. As pessoas querem saber de outras experiências e avaliações antes de realizar a compra delas. Nada vende mais do que outras pessoas falando sobre você”, destaca Ortiz.
Gostou do conteúdo? Então, vem escutar o episódio desta semana com o André Ortiz, Daniel Sakamoto e Marina Barbosa:
Edição: Fernanda Peregrino

