Tendências e Inovação

Reforçando a marca por meio dos serviços de streaming

Foto: Shutterstock

81% dos brasileiros compram os produtos que pesquisaram, depois de os terem vistos em um serviço de streaming

O poder da publicidade no streaming nunca foi tão potente e nem tão impactante para o planejamento estratégico de mídia. Isso porque 41% das pessoas ao redor do planeta dão preferência aos conteúdos destes serviços frente aos ofertados pela televisão tradicional. No Brasil, este número equivale a 56% dos entrevistados pela Rakuten Advertising para a pesquisa “O poder de contexto: publicidade além dos dados”.

A pesquisa aponta que 71% dos espectadores globais pesquisam e compram um produto ou serviço depois de os terem visto em serviços de streaming de vídeo. No Brasil, o número é ainda maior, representando 81% dos casos. Por outro lado, cerca de 82% dos espectadores brasileiros identificam corretamente um anúncio 24 horas depois de vê-lo; e 81% dos entrevistados no Brasil compram ocasionalmente os itens, após vê-lo em uma transmissão.

É importante destacar também que o cliente tem, nos dias atuais, o poder de compra em suas mãos: quase 60% da população brasileira assiste aos streamings enquanto tem o telefone celular nas mãos. Além disso, no mundo todo, 80% dos entrevistados navegam na internet, pelo smartphone, enquanto assistem a algum conteúdo online.

Como aproveitar esta oportunidade?
Apesar de um projeto a longo prazo e que exige um tempo razoável de investimento para só então ter retorno para a marca, a oportunidade dos serviços de streaming é clara: os espectadores compram o que veem. As empresas devem, portanto, planejar o uso do streaming para divulgar a marca e conseguir engajamento.

Confira três dicas para aproveitar esta oportunidade:

1) Lançamentos
Segundo a Rakuten Advertising, o segredo é estar ligado nas novidades destes canais, seja novos filmes, seja novos filtros, e aumentar o investimento em publicidade nesses lançamentos. E isso funciona tanto para o público maior de 50 anos quanto para as gerações mais jovens.

2) Poder do celular
As agências devem enxergar esta integração entre streaming e celular no plano de mídia e se preparar para a ida do espectador para a barra de pesquisa. Após o interesse no produto/serviço, o consumidor está a um clique da compra, e a decisão é rápida. Então, não desperdice a oportunidade: uma publicidade impactante fará com que a vontade de procurar mais informações aumente.

3) 3 R´s
A pesquisa da Rakuten Advertising revela ainda que os 3 R’s – reconhecer, relembrar e retornar – são primordiais para os anúncios nos serviços de streaming terem o seu sucesso.

Relacionadas
Tendências e Inovação

ASSERJ lança selo Super Pet

A novidade partiu de uma iniciativa da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), que vai emitir o selo Super Pet para os mercados que desejarem aderir à prática.
Tendências e Inovação

Abrindo a caixa de pandora do comportamento do cliente: data analytics e IA são a chave?

Com o aumento da conectividade e mobilidade, o comportamento do cliente se transforma constantemente. Com a abundância de mensagens apelativas e novos produtos, temos cada vez menos tempo para investigar marcas e novos produtos. Nesse universo acelerado, as marcas precisam se destacar nas multidões e entender que volume de ofertas e argumentos de vendas não significam, necessariamente, alcançar clientes.
Tendências e Inovação

Chegada do 5G vai mudar hábitos de consumo e formas de negócio

A chegada do 5G — sinal de telefonia móvel que vai propiciar mais velocidade, estabilidade e múltiplas conexões simultâneas — é crucial para a transição da indústria 4.0, que engloba um vasto sistema de tecnologias avançadas como Inteligência Artificial, Robótica, Internet das coisas e Computação em Nuvem. Todas estas tecnologias, impulsionadas pela 5G, vão contribuir de forma positiva com a forma como interagimos e fazemos negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.