Movimento Varejo

Tempo médio para abrir empresa cai 78% desde 2019, mostra Ministério da Economia

Em janeiro deste ano, abertura de novos negócios levava, em média, 2 dias e 7 horas; em agosto, tempo foi reduzido para 23 horas

O tempo médio gasto para abrir uma empresa no país caiu 78,3% de agosto de 2019 para o mesmo período deste ano. Os dados são do Painel Mapa de Empresas, da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia.

Segundo o levantamento, em agosto de 2019, o tempo para abrir uma empresa era de 4 dias e 10 horas. Já no mês passado, o mesmo processo era feito em 23 horas.

Na comparação de janeiro deste ano –quando o tempo médio era de 2 dias e 7 horas– com agosto, a redução foi de 58%.

Ao olhar para a média do acumulado deste ano até agosto, os dados apontam que a abertura de uma empresa leva 1 dia e 13 horas.

O movimento de abertura e fechamento de empresas é monitorado desde 2019.

A agilidade, porém, vem acompanhada de uma desaceleração no número de novos negócios. Foram abertas cerca de 2,73 milhões de empresas de janeiro a agosto deste ano, ante 2,81 milhões no mesmo período de 2021.

Já os fechamentos de empresas aceleraram no mesmo período de comparação. Enquanto 2021 viu 927 mil negócios encerrarem, 2022 registra 1,14 milhão.

Fonte: CNN Brasil

Relacionadas
Movimento Varejo

47% das empresas brasileiras planejam expandir para novos mercados com operação online

Quase metade das empresas brasileiras (47%) planejam expandir os negócios para novos mercados com operação online, segundo o Relatório Varejo 2023, estudo realizado pela Adyen, plataforma de tecnologia financeira preferida de empresas líderes, em parceria com a Opinium Research LLP e Censuswide.
Movimento Varejo

Brasil registra geração de 220,8 mil empregos em agosto

O Brasil registrou saldo positivo de 220.844 empregos com carteira assinada no mês de agosto deste ano. No acumulado do ano (janeiro a agosto), o saldo é de 1,38 milhão de vagas.
Movimento Varejo

Beleza e Cosméticos: como melhorar a experiência do consumidor e conquistar visibilidade no e-commerce

Especialistas da Intellibrand e do Grupo NAOS se unem para indicar as principais estratégias para impulsionar as vendas online. A Bioderma, marca líder do grupo e reconhecida por sua popularidade, registra vendas a cada segundo