Varejo em tempos de covid

Um espaço para manter o varejista informado sobre os dados do varejo, a movimentação dos players do mercado e as grandes decisões que influenciam um dos setores mais importantes da economia. Confira!

Live discute a implicações da não aprovação da MP 927

A Medida Provisória 927, que flexibiliza regras trabalhistas por causa da pandemia do novo coronavírus, perdeu a validade no último dia 19 e trouxe inúmeras dúvidas sobre como ficarão as relações de trabalho daqui para frente.

Entre as normas da MP estavam a previsão de adoção do banco de horas em caso de interrupção das atividades; a implantação do teletrabalho sem necessidade de alteração no contrato de trabalho; e a prevalência dos acordos individuais entre patrões e empregados sobre as leis trabalhistas, desde que não descumprida a Constituição.

Para discutir as condições geradas pala não aprovação da MP, a CNDL realiza hoje, a partir das 16h, a live “MP 927-20 Caducou, e agora?”. No encontro, o presidente da CNDL, José César da Costa, debaterá as principais dúvidas sobre o assunto com os juízes trabalhistas Graziele Cabral e Maximiliano Carvalho.

“Será um importante encontro, onde os líderes do Sistema CNDL, empresários e trabalhadores poderão enviar suas dúvidas ao vivo aos juízes. Com a queda da MP, muitas empresas se vêm diante de um cenário de incertezas e insegurança jurídica”, disse Costa.

Escova de dente de bambu. Um dos artigos que aumentaram as vendas no Mercado Livre

Mercado Livre: aumento das vendas de produtos sustentáveis

Estudo conduzido pelo Mercado Livre indica que número de compradores totais da categoria produtos sustentáveis cresceu 100%, enquanto o de novos compradores desses artigos avançou 130% no Brasil. Entre junho de 2019 e maio de 2020, 2,5 milhões de usuários de toda em toda América Latina compraram produtos com proposta sustentável – só do Brasil, foram 1,4 milhão de consumidores. No mesmo período, a plataforma registrou 150 mil novos compradores desta categoria na América Latina, dos quais 81 mil são brasileiros.

O levantamento mostra que os consumidores não só têm optado por escolhas mais conscientes, como também são leais às ofertas desta categoria. Escova de dentes de bambu, bicicletas e canudos reutilizáveis são os campeões de procura na plataforma.

O estudo ainda revelou que o número de vendedores que oferecem produtos considerados sustentáveis no Brasil cresceu 198% entre 2017 e 2020. Já a quantidade de itens da categoria teve um aumento de 322%, nesse mesmo período.

Whatsapp é o aplicativo mais usado na pandemia

Uma pesquisa do Núcleo de Marketing e Consumer Insights (NUMA), formado por professores e alunos da ESPM, avaliou o uso de aplicativos durante a pandemia de covid-19. Segundo a pesquisa do NUMA, o WhatsApp foi, disparado, o mais utilizado. 97% das pessoas consultadas afirmaram utilizá-lo durante a quarentena. Em seguida, vêm o Instagram (88%) e o YouTube (75%).

O app de streaming de filmes da Netflix foi o mais usado por 68% dos entrevistados, e a plataforma de reuniões virtuais Zoom por 52% da amostra. O app de delivery do iFood foi o mais usado de sua categoria por 41% dos pesquisados.

É possível fazer uma relação dos aplicativos mais utilizados com as experiências mais buscadas pelo consumidor nesses tempos de pandemia. Distração ficou na liderança com 73%, seguida por bem-estar (58%), sentimentos positivos (56%) e controle da ansiedade (48%).

Renner amplia a utilização da inteligência artificial

Ferramentas e sistemas inovadores baseados em inteligência artificial, análise de dados, machine learning e algoritmos estão ajudando a Lojas Renner a impulsionar vendas, manter estoques ajustados e qualificar o relacionamento com a cadeia de fornecedores mesmo durante a pandemia da Covid-19.

Os modelos aplicados permitem prever, com alto grau de precisão, a demanda diária por tipo, tamanho e cor de diferentes itens, assim como os volumes totais mensais de venda de cada loja em operação, com base no desempenho passado e em possíveis cenários futuros.

Este processo integra o ciclo de transformação digital da Companhia, que leva tecnologia e inovação a todas as áreas do negócio, de forma transversal. Em 2019, 8,5% dos produtos vendidos pela Renner já foram distribuídos às lojas de acordo com as projeções obtidas por meio de inteligência artificial. Para 2020, espera-se a inteligência artificial seja responsável por orientar 17% do sortimento das lojas.

Riachuelo lança kit de máscaras de proteção acessíveis

A Riachuelo lança esse mês kits de máscaras de proteção com preços baixos. Produzidos a partir de sobras de tecidos, os kits Máscaras para Todos contam com duas ou três unidades e estão disponíveis nas lojas físicas e no site da marca.

A ideia é oferecer produtos que garantam a segurança a um valor acessível, a partir de R$ 5,90 o kit com duas máscaras. O preço foi definido somente para cobrir custos operacionais e de matéria prima da Riachuelo, que também está sendo reaproveitada de outras coleções, reforçando o compromisso da marca com a Sustentabilidade de suas ações.

Além da acessibilidade aos clientes, a produção das máscaras está sendo feita por oficinas de costura já credenciadas da Riachuelo, que fazem parte do programa Pró-Sertão, no interior do Rio Grande do Norte. A parceria entre a varejista e as oficinas é uma maneira de fomentar estes microempreendedores, que dependem integralmente de produções como essa para subsistência do negócio e da comunidade local.

Feira Digital de Franquias

A Associação Brasileira de Franchising lança a primeira edição da ABF Expo Digital com um projeto-piloto na capital Goiânia, no Centro-Oeste do País. A iniciativa será realizada entre os dias 18, 19 e 20 de agosto. Com a feira digital, o intuito da ABF é impulsionar ainda mais o desenvolvimento do franchising, principalmente em cidades localizadas fora do eixo Rio-São Paulo.

Nesse sentido, a ABF Expo Digital levará algumas das melhores redes do Brasil ao potencial investidor. O principal objetivo é ampliar as oportunidades de novos negócios, utilizando os mais modernos recursos tecnológicos online disponíveis.

Relacionadas
Movimento Varejo

Para um Dia dos Pais com segurança digital

A instalação de um antivírus no celular é uma atitude simples que pode impedir um golpe Mesmo com a reabertura de shoppings… COMPARTILHAR:FacebookTwitterWhatsAppSkype
Movimento Varejo

Varejo em tempos de Covid

Um espaço para manter o varejista informado sobre os dados do varejo, a movimentação dos players do mercado e as grandes decisões… COMPARTILHAR:FacebookTwitterWhatsAppSkype
Movimento Varejo

Semana Brasil 2020: segurança e retomada

A Secretaria de Comunicação acredita que este é o momento certo para consolidar a data O chefe da Secretaria Especial de Comunicação… COMPARTILHAR:FacebookTwitterWhatsAppSkype

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.