17 jul, 2024
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10 dicas para melhorar a experiência do cliente e conquistar a personalização fluída

Conhecer a jornada integrada — compra e consumo — é fundamental para as marcas desenvolverem ações direcionadas, personalizadas, soluções que possam oferecer uma experiência positiva, relevante, marcante e, sobretudo, fluída, prática e sem atrito.

Por Fátima Merlin
Especialista em Varejo e em Comportamento do Consumidor e do Shopper

Diante do cenário atual, com a proliferação da conectividade em todos seus aspectos, as novas formas de interações com as marcas, as novas formas de se fazer varejo, surgem novos comportamentos, onde a experiência obtida durante a jornada passa a ser crucial.

O desejo por uma experiência personalizada, direcionada e on demand passa a ser essencial!

Por isso, conhecer a jornada integrada — compra e consumo — é fundamental para as marcas desenvolverem ações direcionadas, personalizadas, soluções que possam oferecer uma experiência positiva, relevante, marcante e, sobretudo, fluída, prática e sem atrito.

É estabelecer conexão com o cliente. E para tal, faz-se necessário:

  1. Mapear todos os pontos de contato com o cliente, e atuar de maneira clara, efetiva e consistente;
  2. Tendência “on demand”;
  3. Colocar o consumidor/shopper na centralidade das ações;
  4. Investir em qualidade de atendimento e presença multiplataforma;
  5. Oferecer respostas rápidas e assertivas para sanar dores;
  6. Facilitar e personalizar o ato da compra;
  7. Palavras de ordem: transparência, ética, relevância e simplicidade;
  8. Simplificar e/ou eliminar possíveis entraves e burocracias;
  9. Ser ágil e efetivo;
  10. Personalização fluída/hiperpersonalização tecnológica: o ponto ideal de uma experiência fluída entre humanos e IA (Inteligência Artificial).

Foto: Shutterstock
Fonte: LinkedIn