10 dicas para melhorar a experiência do cliente e conquistar a personalização fluída
Conhecer a jornada integrada — compra e consumo — é fundamental para as marcas desenvolverem ações direcionadas, personalizadas, soluções que possam oferecer uma experiência positiva, relevante, marcante e, sobretudo, fluída, prática e sem atrito.

Por Fátima Merlin
Especialista em Varejo e em Comportamento do Consumidor e do Shopper
Diante do cenário atual, com a proliferação da conectividade em todos seus aspectos, as novas formas de interações com as marcas, as novas formas de se fazer varejo, surgem novos comportamentos, onde a experiência obtida durante a jornada passa a ser crucial.
O desejo por uma experiência personalizada, direcionada e on demand passa a ser essencial!
Por isso, conhecer a jornada integrada — compra e consumo — é fundamental para as marcas desenvolverem ações direcionadas, personalizadas, soluções que possam oferecer uma experiência positiva, relevante, marcante e, sobretudo, fluída, prática e sem atrito.
É estabelecer conexão com o cliente. E para tal, faz-se necessário:
- Mapear todos os pontos de contato com o cliente, e atuar de maneira clara, efetiva e consistente;
- Tendência “on demand”;
- Colocar o consumidor/shopper na centralidade das ações;
- Investir em qualidade de atendimento e presença multiplataforma;
- Oferecer respostas rápidas e assertivas para sanar dores;
- Facilitar e personalizar o ato da compra;
- Palavras de ordem: transparência, ética, relevância e simplicidade;
- Simplificar e/ou eliminar possíveis entraves e burocracias;
- Ser ágil e efetivo;
- Personalização fluída/hiperpersonalização tecnológica: o ponto ideal de uma experiência fluída entre humanos e IA (Inteligência Artificial).
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Fonte: LinkedIn