5 benefícios de aderir a IN 2146
Desde 1º de julho, a Instrução Normativa (IN) 2146 passa a valer e traz um conjunto de exigências aos atores do comércio eletrônico internacional.

Por Fábio Baracat
CEO da Sinerlog
As novas regras da Receita Federal brasileira estão em vigor. Desde 1º de julho, a IN (Instrução Normativa) 2146 passa a valer e traz um conjunto de exigências aos atores do comércio eletrônico internacional. As medidas visam combater os camelódromos digitais, que se eximem de pagar impostos que poderiam ser convertidos e benefícios para a população.
Somente em 2020, o país deixou de arrecadar cerca de R$ 600 bilhões de tributos, segundo um levantamento feito pelo IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) e a consultoria McKinsey.
Por muito tempo, e-commerces e marketplaces estrangeiros vem encontrando brechas para praticar a evasão fiscal, burlando a legislação e colocando à venda produtos com preços muito mais baixos que os praticados pelo mercado nacional, o que também promove uma competição injusta com os vendedores locais.
Agora, as regras do jogo mudaram e as vantagens de aderir ao novo sistema passam por diversas áreas. Veja, abaixo, cinco benefícios de implementar a nova IN 2146:
Automação
Com as novas regras, alguns procedimentos de exportação vão ficar mais complexos, mas o uso da tecnologia permite mitigar qualquer risco de redução nas vendas. Por meio de plataformas CaaS (cross commerce as a service), é possível terceirizar todo o processo de transporte de um produto de um país para outro, de forma totalmente automatizada.
Segurança
A adoção de modelo CaaS permite o monitoramento da mercadoria em todo seu trajeto e a vantagem de aderir um seguro cross border para operar neste segmento sem dor de cabeça. Além disso, a fatura eletrônica padronizada evita fraudes e confere às autoridades brasileiras acesso detalhado a todos os dados das remessas, de forma simples e segura, e com possibilidade de integração com autoridades dos EUA e Europa.
Mais controle no trâmite
Com a mudança, as empresas podem garantir o rastreamento global das remessas, do checkout à entrega, do first ao last mile, ampliando o controle sobre cada etapa. A atuação funciona, ainda, em parceria com todos os serviços de importação e exportação do Brasil, desde Correios até couriers privados.
Operação mais inteligente
A automação aliada ao controle das etapas permite a geração de dados e alocação dels de forma inteligente para definição das melhores rotas de entrega, melhorias em portfólio e identificação de fraudes.
Rentabilidade
Com normas mais seguras e equidade no pagamento de tributos, os varejistas brasileiros ganham mais força competitiva, podendo até mesmo aumentar o portfólio de ofertas, firmar parcerias com marcas de fora ou vender produtos que já existem no Brasil, mas que antes eram caros demais.