Amigolate de Páscoa? 57% dos brasileiros dispensam a brincadeira
Veja como os comerciantes podem aproveitar a data
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Uma tradição comum em diversas épocas do ano, o amigo secreto parece não ter o mesmo apelo na Páscoa. De acordo com o levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em colaboração com a Offerwise Pesquisas, 57% dos brasileiros optam por não participar do “amigolate” de Páscoa. Mas por que a brincadeira não decola nesta data?
Segundo Fernando Marchesini, especialista em vendas, marketing, gestão empresarial e coordenador acadêmico executivo e professor da FGV, o amigolate não é tão comum entre os brasileiros, especialmente, porque público-alvo principal das vendas são as crianças. “A grande maioria dos chocolates comprados nesta época do ano é destinada às crianças. E cada uma delas espera receber o seu próprio ovo de Páscoa. Elas não estão acostumadas a ‘trocar’ com os amigos”, explica o professor.
Entre os variados motivos revelados na pesquisa, uma parcela expressiva (28%) afirma que seus familiares, amigos e colegas de trabalho não têm o costume de realizar essa brincadeira, enquanto 21% simplesmente não gostam.
Já dentre os brasileiros que pretendem participar do amigolate, 67% planejam fazer com familiares, 41% preferem fazer com amigos e 34% com colegas de trabalho. No entanto, o valor médio que cada pessoa está disposta a gastar para participar do amigolate é de R$ 60, uma diminuição de R$ 9 em relação ao ano anterior.
Como os comerciantes podem incentivar a participação na brincadeira e aumentar as vendas?
Embora a tradição do amigolate na Páscoa possa não ser tão difundida quanto outras, há espaço para os comerciantes aproveitarem a data. “Desenvolver uma campanha motivacional por meio de estratégias de comunicação direcionadas ao amigolate pode mostrar o quão divertida e empolgante essa brincadeira pode ser”, sugere Marchesini.
Com estratégias de marketing criativas e uma abordagem focada na promoção de vínculos sociais e momentos de diversão, é possível conquistar a adesão de um público maior e, consequentemene, gerar mais lucro na data.
“Campanhas que geram um ambiente de amizade, alegria e motivação tanto entre familiares como amigos ou colegas de trabalho, são um bom caminho”, completa o especialista.