Tendências e Inovação

Black Friday: como a qualidade do aplicativo pode impulsionar suas vendas

Pesquisa aponta que 9 em cada 10 brasileiros pretendem experimentar comprar por aplicativos e 66% pela internet

A Black Friday 2023, marcada para 24 de novembro, promete faturar cerca de R$ 7,1 bilhões no comércio eletrônico, um crescimento de 17% em relação ao ano passado, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm). Diante do cenário, oferecer qualidade na experiência de compras do usuário é essencial para se destacar nas vendas.

De acordo com a Pesquisa de Intenção de Compra Black Friday 2023, da Méliuz, 98% dos consumidores pretendem fazer as suas compras na data em lojas online. O levantamento da Croma Solutions, High Tech Retail, aponta que 9 em cada 10 brasileiros pretendem experimentar comprar por aplicativos e 66% pela internet.

Na Black Friday do ano passado, 59% dos entrevistados compraram pela internet. Destes, 70% acreditam que a tecnologia traz mais segurança e 51% que traz mais autonomia. No período, que promete grandes movimentações de acessos, se torna necessário disponibilizar um sistema estável, com navegação rápida, informações claras sobre os produtos, processo simplificado de checkout e suporte ao cliente eficiente.

“Um sistema com boa qualidade permite que o cliente encontre o produto com facilidade e rapidez, permitindo com que compare os preços e fretes, realizando o pagamento com segurança. Essas características de qualidade aumentam o volume de vendas gerando maior lucro e fidelizando o cliente com aumento da imagem da empresa”, explica Stênio Viveiros, Principal Consultant Quality da keeggo, consultoria em tecnologia.

A qualidade além de facilitar o processo de compras, constrói relacionamentos sólidos e impulsiona o sucesso a longo prazo da marca. De acordo com a pesquisa do Google 2022, que analisou dados de 100 aplicativos de diferentes setores, plataformas que oferecem uma boa experiência ao usuário têm um índice de conversão 25% maior.

O consumidor ao mesmo tempo em que deseja ter novas experiências tecnologias, preza pela qualidade no atendimento. A pesquisa High Tech Retail ainda revela que 25% dos entrevistados não querem chatbots em nenhum formato de comércio. “Além de um sistema que permita ao cliente comprar com facilidade e rapidez, os sistemas de atendimento pós-venda possuem um papel muito importante para fidelização da marca. A qualidade destes, como URA e chatbots, deve ser testada para que a experiência do usuário seja a mais agradável e rápida possível”, destaca Viveiros.

A seguir, o especialista separou cinco dicas que você deve considerar para o sucesso do seu aplicativo:

Primeiras impressões: Apresente uma interface intuitiva e fácil de usar para criar uma primeira impressão positiva, assim os usuários são mais propensos a explorar com uma navegação simples e agradável.

Desempenho confiável: Forneça um sistema que não trave ou apresente problemas de desempenho para garantir fidelização.

Segurança e Privacidade: Mostre segurança e respeito pela privacidade dos dados do usuário. Com isso, eles estarão mais confortáveis em realizar transações no aplicativo.

Busca por voz: Integre o recurso em seu aplicativo para permitir que os usuários encontrem produtos e informações de forma rápida e conveniente.

CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente): Utilize o CRM para acompanhar as interações dos clientes, gerenciar dados e informações relevantes, segmentar o público-alvo e criar estratégias de marketing mais eficazes.

Ao aderir às diretrizes mencionadas, você conseguirá impulsionar as vendas e melhorar a experiência do usuário em seu aplicativo. “Hoje em dia, os clientes conseguem avaliar e escolher os aplicativos e marcas que eles utilizarão com muito mais facilidade. Eles podem entrar nas lojas da Google, da Apple ou sites especializados de avaliação, ver comentários de outros clientes e tomar a decisão de qual aplicativo ou site irá confiar para realizar sua compra. Manter a nota alta em todos esses sistemas passa a ser um desafio para as empresas”, finaliza o especialista.

Relacionadas
Tendências e Inovação

Pequenos negócios entram na meta da economia de baixo carbono e desmatamento zero

Sebrae integra agenda do governo Federal na COP 28 que acontece em Dubai, entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro, com representantes de todo o mundo.
Tendências e Inovação

Sebrae e Ministério da Igualdade Racial se unem em prol do empreendedorismo negro

A parceria permite que o Sebrae integre e colabore tecnicamente para o avanço das ações do MIR na defesa dos direitos da população negra brasileira, especialmente jovens.
Tendências e Inovação

Brasileiros sabem o que é ESG e valorizam marcas atuantes, revela pesquisa do Google

Quatro em cada cinco (83%) entrevistados valorizam empresas e marcas ligadas à agenda ESG.