Tendências e Inovação

Brasileiros querem comprar mais do comércio local

78% dos brasileiros seguem preferindo comprar de lojistas que usam tecnologias para reduzir o contato entre pessoas
Foto: Shutterstock

Levantamento da Plataforma Gente, da Globo, aponta que 71% dos consumidores brasileiros pretendem comprar mais de negócios locais porque querem que eles permaneçam abertos. Apesar da preocupação com o comércio local, na última Black Friday, 49% realizaram compras somente pela internet, ainda que 55% tivessem a intenção de adquirir produtos tanto nas lojas físicas quanto nas virtuais.

O estudo ‘Meios de pagamento – oportunidades e ameaças para o segmento’, que buscou identificar como as novas tecnologias transformaram os hábitos de consumo digital dos brasileiros, mostra ainda que 78% dos brasileiros seguem preferindo comprar de lojistas que usam tecnologias para reduzir o contato entre pessoas, como autoatendimento e pagamento via app.

Só para ter uma ideia, um em cada quatro pagamentos com cartão já usa tecnologia de aproximação. O pagamento contactless cresceu 385% de 2020 para 2021, movimentando R$ 199 bilhões em transações.

Pandemia
Durante a pandemia, 75% dos entrevistados aprovaram o uso de tecnologias, pelos varejistas, a fim de facilitar o acesso a seus produtos e serviços. Além disso, 70% continuarão comprando de varejistas com os quais contaram durante a pandemia.

Em 2021, os canais de vendas mais utilizados foram: WhatsApp (84%), Instagram (51%), Facebook (42%), loja virtual própria (14%), Mercado Livre (7%), apps de entrega (6%), OLX (5%) e Magalu (3%).

Com relação aos apps de varejo, as funcionalidades mais importantes são cashback (50%), entrega no mesmo dia (42%) e clique e retire (36%).

Pagamentos
O estudo aponta que as transações remotas cresceram, e chegaram a representar uma em cada três transações com cartão de crédito, movimentando quase R$ 570 bilhões em 2021 – um crescimento de 31% com relação ao ano anterior. Na maioria das transações (97%), foi usado cartão de crédito no pagamento, seguido de cartões de débito (2%) e pré-pago (1%).

Na hora de pagar pelos produtos e serviços, 80% afirmaram que já desistiram de comprar em uma loja por não poder pagar da forma que gostariam.

Compartilhe:
Relacionadas
Tendências e Inovação

Omnichannel: estratégia é solução para empresas e e-commerces no Brasil

De acordo com uma pesquisa realizada pela All In e Social Miner em conjunto com a Opinion Box em março de 2021, 60% dos brasileiros disseram comprar de forma híbrida (online e loja física) e 16% responderam que a primeira compra online foi em 2020. Compartilhe:
Tendências e Inovação

Os segredos para ser um líder de sucesso

Para entender as habilidades que um líder precisa para realizar uma boa gestão, a Revista Varejo S.A. conversou com Caio Cunha. Compartilhe:
Tendências e Inovação

Três aplicações eficientes e modernas que podem melhorar a competitividade do varejo

A tecnologia é capaz de tornar o modelo de varejo mais competitivo e lucrativo, além de garantir que os negócios se atualizem e não sejam excluídos do mercado por falta de inovação. Não à toa, sua aplicação em torno da automação de processos em busca de mais eficiência foi batizada como Quarta Revolução Industrial. E, após tantos avanços, ainda há o que ela pode contribuir para melhorar a competitividade das empresas que compõem o ecossistema do consumo e, também, o setor como um todo. Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.