Integra CNDL

CDL Agrestina: agente local de desenvolvimento

No CDL em Todo Lugar desta quinta-feira (12), você conhece o trabalho da equipe da CDL Agrestina, que trabalha para modernizar a economia da cidade pernambucana conhecida por suas tradições seculares

Agente local de desenvolvimento é assim que a equipe da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Agrestina, cidade do interior de Pernambuco, define o seu trabalho e sua missão. Há 22 anos, o desafio da CDL tem sido modernizar a economia do pacato município, que tem cerca de 25 mil habitantes, segundo projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) para 2020.

“A CDL tem como papel principal o fortalecimento do empreendedorismo local, mas também trabalhamos para beneficiar toda a comunidade. Somos agentes locais de desenvolvimento”, afirma a executiva da entidade, Hortência Benício, que atua no movimento cedelista deste 2016.

Localizada a aproximadamente 150 km de Recife, capital pernambucana, e a 25 km de Caruaru, quarta cidade pernambucana em termos de população, Agrestina começou a ser povoada no século 19 por sertanejos que fugiam de um Sertão devastado pela seca. Hoje, a cidade ainda é conhecida por suas tradições, como a produção de chocalhos, usados nos rebanhos; e de alfenim, um doce de tabuleiro do tempo do Império. A população local mais velha ainda dança a mazuca, passos de dança que surgiram na época dos escravos, dentro das senzalas.

“Fazemos um trabalho importante de conscientizar os empreendedores locais sobre a importância de se modernizar. Neste sentido, realizamos capacitações, campanhas educativas e promocionais e temos incentivado e apoiado o comércio a entrar no mundo digital”, conta o presidente da CDL Agrestina, Amaro Menezes, que tem um escritório de Contabilidade na cidade.

Assim como no resto do mundo, o comércio eletrônico foi a saída para os lojistas de Agrestina enfrentarem o período mais duro da pandemia na região. Com as lojas fechadas, a CDL passou a auxiliar os seus 70 associados a vender pela internet, sobretudo pelas redes sociais. A iniciativa deu tão certo, que a entidade comemora o fato de nenhum de seus membros terem fechados as portas neste período de dificuldade.

“Fazemos um acompanhamento mais próximo e diferenciado do nosso associado. Estamos sempre presentes oferecendo o apoio que as empresas precisam para alavancar o negócio, especialmente, quando está iniciando ou lançando um produto ou serviço”, destaca Hortência Benício, que acrescenta: “estamos sempre perguntando aos associados o que eles precisam e de que forma podemos ajudá-los. As nossas vistas nunca são em vão, estamos sempre levando algo novo para as empresas, agregando valor”.

Além dos produtos e serviços de proteção ao crédito do SPC Brasil, os associados podem utilizar as salas de reunião da sede da CDL Agrestina, que fica no centro da cidade; participar de campanha promocionais e de datas comemorativas; contratar serviços de internet; e se inscrever nas qualificações.

Agente de desenvolvimento
No campo do Relacionamento Institucional e Governamental, a CDL Agrestina tem atuado junto ao poder público, em busca de criar um bom ambiente de negócio para a cidade e o desenvolvimento socioeconômico da região. Por isso, tem participado das ações de combate à violência doméstica e contra a mulher; colaborou com o comitê de enfrentamento à Covid-19; e com a melhoria da segurança municipal, contribuindo com a instalação de câmaras de segurança pela cidade e do sistema de monitoramento, o que reduziu em 80% as ações criminosas contra o comércio.

“Há aqueles que não compreendem e nos criticam por manter o diálogo com os poderes públicos, mas este relacionamento é essencial para o fortalecimento do empreendedorismo local. Estamos constantemente defendendo os interesses dos varejistas”, avalia o presidente da CDL Agrestina.

Há três anos, a entidade é responsável pelo Vitrine Junina, por meio do qual promove ações para atrair consumidores para o varejo. Além da decoração, que celebra a cultura sertaneja, são realizados sorteios de prêmios para os lojistas e consumidores; e ações de divulgação nas rádios e sites e até pelas ruas, com carros de som. Em setembro, durante as festividades do padroeiro, Santo Antônio, a CDL também realiza ações para aumentar as vendas.

No campo econômico, as confecções de moda evangélica têm se destacado em Agrestina. A cidade também começa a receber fábricas que estão migrando de Caruaru para lá. O governo local tem investido em energia solar, instalando placas fotovoltaicas onde será o polo industrial.

Com a novidade, a CDL Agrestina se prepara para fomentar novos negócios e atender a demanda. Trabalha junto com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Pernambuco (FCDL-PE), para profissionalizar cada vez mais seus produtos e serviços. Neste sentido, aderiu ao Plano de Desenvolvimento das CDLs (PDC), realizado pela FCDL-PE, por meio do qual vai mapear os pontos fracos e traçar estratégias para se fortalecer.

“Agrestina tem um potencial enorme de crescimento socioeconômico. A sua localização é uma questão estratégica, pois conecta vários municípios, e isso abre diversas possibilidades de negócio. Por isso mesmo, estamos atentos ao plano de retomada econômica do governo estadual”, explica a executiva da CDL Agrestina.

Compartilhe:
Relacionadas
Integra CNDL

Gabriela Schwan palestra na abertura dos eventos e posse das embaixadoras do NME da CDL NH

Na noite desta quarta-feira (18), após dois anos, o Núcleo da Mulher Empreendedora (NME) da CDL Novo Hamburgo realizou a inauguração do ano de eventos de forma presencial! E, para dar início aos trabalhos deste ano, o NME promoveu a palestra da empresária e CEO da Rede Swan Hotéis, Gabriela Schwan, com o tema “O empreendedorismo feminino: resiliência e inovação”. O evento foi realizado no Salão Nobre da CDL NH. Compartilhe:
Integra CNDL

56ª CNCL: Inovações devem ser acompanhadas por mudanças culturais

Os autores José Salibi e Sandro Magaldi encerraram a programação de palestras da 56ª Convenção Nacional do Comércio Lojista (CNCL), que ocorre em Campos do Jordão desde ontem (13). Compartilhe:
Integra CNDL

56ª CNCL: Especialistas ensinam a usar liderança e tecnologia para alcançar o propósito do negócio

O tema discutido na primeira palestra deste sábado (14) foi “O impacto da liderança e da tecnologia no varejo”, com participação de Lisiane Lemos e Kenneth Corrêa. Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.