21 jul, 2024
0 ° C

CDL Barra Mansa: inovação para fortalecer a economia local

No CDL em Todo Lugar desta semana, você conhece a CDL Barra Mansa, entidade do Sistema CNDL no estado do Rio de Janeiro.

No CDL em Todo Lugar desta semana, você conhece a CDL Barra Mansa, entidade do Sistema CNDL no estado do Rio de Janeiro

José Paulo Nogueira é presidente da CDL Barra Mansa, no Rio de Janeiro

“A classe empresarial está à frente como a principal fonte de geração e renda do nosso município. E esta posição firme e forte na cidade é, para nós, um motivo de orgulho e de muita responsabilidade”, comenta o presidente da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Barra Mansa (RJ), José Paulo Nogueira.

O comércio varejista é um dos principais setores da economia do município fluminense. De acordo com a CDL Barra Mansa, o segmento é responsável pela geração de 60% dos empregos e renda na cidade. “A cidade vive e respira o comércio. Muitas lojas estão se instalando no comércio, os bairros estão se fortalecendo e o visual da cidade está em constante transformação com o colorido das fachadas, uma preocupação dos varejistas”, resume o dirigente Lojista.

A entidade foi criada em 1963 e, desde então, busca respaldar os empresários do setor e colaborar com o desenvolvimento regional. Atualmente, tem mais de mil associados. “A CDL acompanha todo esse crescimento e está junto dos empreendedores, mostrando os produtos, os benefícios e a segurança em fazer parte do movimento lojista, tendo o apoio da CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e da FCDL/RJ – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro e contando com o maior banco de dados, que é o SPC Brasil – Serviço de Proteção ao Crédito”, explica Nogueira.

A Câmara tem sede própria, localizada no bairro Ano Bom. O local tem salas de treinamentos, de reuniões, da diretoria e salão de eventos totalmente equipado para receber cerca de 300 pessoas, além de espaço para os setores administrativos e de atendimento ao público. Em setembro de 2021, abriu uma filial, chamada de CDL Centro, a fim de ampliar o atendimento aos associados e à população.

Salão de eventos da sede da CDL Barra Mansa

Ações
A CDL Barra Mansa é reconhecida pelas campanhas de datas comemorativas que realiza para movimentar o comércio e acelerar a economia local. É o caso do projeto Sonho de Natal, que envolve a decoração da cidade e a realização de ações culturais no fim de ano. A instituição também tem um bom relacionamento com os poderes Executivo e Legislativo, a fim de deliberar sobre assuntos que afetam diretamente o setor, como o comércio ilegal e estacionamento rotativo. Além disso, seus diretores fazem parte de conselhos e projetos municipais que visam o desenvolvimento socioeconômico da cidade.

“Trabalhar na CDL é trabalhar pelos nossos negócios. Quando vemos a credibilidade que a CDL Barra Mansa tem na cidade, percebemos a força do nosso setor aqui. Uma entidade transparente, muito presente, com instalações excelentes em sua sede para receber o associado e população como a verdadeira casa do lojista”, ressalta José Paulo Nogueira. “O que fazemos voluntariamente aqui reflete hoje no dia a dia do comércio e do progresso, mas principalmente, cria raízes para o futuro do empreendedorismo”, acrescenta.

A Câmara de Dirigente Lojistas lançou em agosto deste ano o APP CDL BM a fim de criar oportunidades para o empreendedorismo e fomentar o comércio barra-mansense. O aplicativo facilita as vendas e a comunicação entre consumidores e varejistas. O app é totalmente gratuito e está disponível para os sistemas Android e iOS. Os usuários têm acesso a: Área Associado CDL; informações sobre eventos, cursos e treinamentos; guia comercial; promoções, campanhas e cupons de descontos; e vagas de emprego.

“Um dos diferenciais da CDL Barra Mansa é levar modernidade e praticidade à classe. Precisamos continuar firmes em ações como essa de aproximação da nossa classe com o consumidor para fomentar a economia local”, explica o presidente da CDL.

Pandemia
Em 2021, a CDL Barra Mansa realizou pesquisa para avaliar os impactos da pandemia nas empresas do município de Barra Mansa. Com o apoio do Instituto Orbital, entrevistou mil representantes do setor de comércio varejista e serviços.

Segundo o levantamento, a maioria (78,1%) afirmou que não houve contaminação por Covid-19 dentro da empresa, enquanto a minoria (11,3%) relatou que funcionários foram contaminados no ambiente de trabalho. Cabe ressaltar ainda que 71% dos entrevistados não tiveram Covid-19. “Números importantes foram revelados, mas principalmente, foi registrada nossa capacidade de agir e lutar, reagir e vencer”, conclui o dirigente lojista.

Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação da CDL Barra Mansa e colaboração de Ester Cavalcante.

Edição: Fernanda Peregrino