Integra CNDL

CDL Candeias aposta em promoções para fortalecer o comércio

Museu Wanderley Pinho, em Candeias (Arte realizada com a foto de Fernando Vivas/GOVBA)

No CDL em Todo Lugar de hoje, você vai conhecer as ações da CDL Candeias para ajudar o setor de comércio e serviços a superarem a crise da covid-19

Em Candeias, cidade baiana a 50 km da capital Salvador e 32 km de Camaçari, o setor de Comércio e Serviços tem realizado várias ações para atrair os consumidores locais e dos municípios vizinhos, com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Candeias (CDL Candeias). Segundo a presidente da instituição, Marivete Machado, são realizadas desde promoções em datas comemorativas até a implementação de inovações para atender à população com segurança sanitária.

“Temos ações simples e significativas a fim de rememorar o cliente sobre a necessidade de comprar do comércio local, para manter a cadeia produtiva e os empregos dos colaboradores. Nossa intenção é também agregar as pessoas das cidades circunvizinhas, e com isso colocar Candeias em uma posição superior no ranking de vendas. Por isso, trabalhamos para deixar o nosso comércio cada vez melhor”, ressalta Marivete Machado, que viu a entidade nascer e ganhar importância. “Tenho muito amor pela instituição, sentimento que veio do meu pai, um dos fundadores, e espero passar para os meus filhos e netos”, destaca.

As iniciativas fazem parte das estratégias locais de retomada do crescimento. A CDL Candeias mantém um diálogo próximo com os poderes Executivo e Legislativo do município, o que foi essencial para o enfrentamento da crise do coronavírus. “A CDL Candeias em nenhum momento cruzou os braços ou ficou lamentando a pandemia. Sempre fomos muito atuantes e participativos nas conversas, negociações e tratativas com a gestão municipal, e tivemos êxitos. Este ano, com 45 dias de fechamento, conseguimos reabrir o comércio não essencial, com uma tabela escalonada e vários protocolos de segurança”, explica a presidente da instituição cedelista.

Para Marivete Machado, um dos legados da pandemia será a valorização do associativismo e da inovação constante. “Vamos sair da pandemia mais resilientes e fortalecidos; e compreendendo que a união é a base de tudo e que juntos conseguimos muito mais. Além disso, este é um momento de renovação, de mudar modelos de negócio, de nos reinventarmos”, avalia.

Fortalecimento do comércio
Fundada há 36 anos, a CDL Candeias acompanhou o desenvolvimento da economia local, que é fortemente influenciada pelo Polo Petroquímico de Camaçari e o Porto de Aratu, que pertence ao município. Segundo a Prefeitura de Candeias, a cidade – emancipada há 63 anos – tem “o décimo maior PIB (Produto Interno Bruto) do estado da Bahia e suas maiores atividades econômicas giram em torno de um consolidado parque industrial, um dos mais importantes portos do Brasil, além de fazer parte do Centro Industrial de Aratu, e estar próxima a segunda maior refinaria do país, a Refinaria Landulfo Alves – Mataripe (RLAM)”.

O primeiro poço de petróleo comercial do Brasil é da cidade baiana, descoberta feita ainda nos anos de 1940. Marivete Machado conta ainda que o setor turístico também é importante para a economia de Candeias. Isso graças às belezas naturais, já que a cidade é próxima ao mar, à gastronomia e à fonte de água milagrosa. De acordo com a crença popular, uma criança cega teria voltado a enxergar depois banhar os olhos nas águas da fonte. A romaria iniciada no final do século XIV tem força até hoje, atraindo fiéis em janeiro durante a festa de Nossa Senhora das Candeias. “Temos distritos banhados pela Bahia de Todos os Santos, boa gastronomia, belezas naturais e sítios históricos e religiosos”.

Hoje, a CDL Candeias conta com pouco mais de 100 associados, que contam com serviços de proteção ao crédito, certificação digital e ações promocionais para movimentar o comércio local. Em datas comemorativas, como Dia das Mães e dos Pais, a entidade realiza campanhas em rádios FM, carros de som e redes sociais; e sorteios de prêmios e brindes. No Natal, com o apoio da prefeitura, realiza a campanha Natal de Luz Candeias há 17 anos, quando sorteia um carro 0 KM, motos, TVs e cestas básicas para instituições de caridade.

“Este ano, fizemos um chamamento para o São João em casa. Incentivamos as pessoas a comprar tudo que pudessem no comércio local, desde a roupa até o DVD com a música junina, mas que ficassem em casa comemorando o São João com sua bolha familiar. Ou seja, ficar em casa sem deixar a festa de São João passar em branco. Com isso conseguimos movimentar o comércio”, comemora Marivete Machado.

No último Dia dos Pais, realizou sorteios de brindes. As lojas associadas também deram vouchers. Tudo divulgado pelas rádios locais, e sempre reforçando a importância de presentear em datas comemorativas como forma de homenagear as pessoas queridas. “Tudo isso é um grande incentivo às vendas”, conclui a presidente da CDL Candeias.

Compartilhe:
Relacionadas
Integra CNDL

Gabriela Schwan palestra na abertura dos eventos e posse das embaixadoras do NME da CDL NH

Na noite desta quarta-feira (18), após dois anos, o Núcleo da Mulher Empreendedora (NME) da CDL Novo Hamburgo realizou a inauguração do ano de eventos de forma presencial! E, para dar início aos trabalhos deste ano, o NME promoveu a palestra da empresária e CEO da Rede Swan Hotéis, Gabriela Schwan, com o tema “O empreendedorismo feminino: resiliência e inovação”. O evento foi realizado no Salão Nobre da CDL NH. Compartilhe:
Integra CNDL

56ª CNCL: Inovações devem ser acompanhadas por mudanças culturais

Os autores José Salibi e Sandro Magaldi encerraram a programação de palestras da 56ª Convenção Nacional do Comércio Lojista (CNCL), que ocorre em Campos do Jordão desde ontem (13). Compartilhe:
Integra CNDL

56ª CNCL: Especialistas ensinam a usar liderança e tecnologia para alcançar o propósito do negócio

O tema discutido na primeira palestra deste sábado (14) foi “O impacto da liderança e da tecnologia no varejo”, com participação de Lisiane Lemos e Kenneth Corrêa. Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.