Integra CNDL

CDL Juatuba: fortalecendo o comércio local

No CDL em Todo Lugar desta semana, você conhece a CDL Juatuba (MG), que une forças com a população e a prefeitura para desenvolver o município

Juatuba (MG) é uma cidade muito próxima de Belo Horizonte, cerca de 57 km, fazendo, inclusive, parte da região metropolitana da capital mineira. Trata-se de um município novo, fundado em 1992 e que está em pleno crescimento. “Temos uma perspectiva muito grande para Juatuba. Nós – a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), a prefeitura e a população – estamos unidos para fazer com que a cidade se desenvolva mais”, afirma Nádya Amaral, presidente da CDL Juatuba.

A cidade tem um comércio aquecido e que se mostrou resiliente agora na pandemia. Porém, a dirigente lojista acredita que é preciso, através de propagandas e outas ações, estimular mais o setor. Hoje, muitos consumidores que poderiam estar comprando na cidade, vão à capital mineira acreditando que encontrarão preços melhores. “Às vezes, o que a pessoa está economizando em mercadoria, está gastando em gasolina”, justifica a presidente.

Outro importante desafio para a CDL Juatuba é se aproximar, cada vez mais, dos varejistas locais. “Juatuba tem uma média de 300 comércios, dos quais apenas 140 são associados. Queremos estar mais próximos do restante dos comerciantes, justamente para fortalecer e melhorar, ainda mais, o comércio da cidade”, destaca Nádya Amaral, acrescentando: “se as pessoas soubessem o quanto é importante ser afiliado à CDL, o quanto isso faz o comércio ganhar força, todos seriam CDL”.

Sede própria
Com intuito de melhorar a confiança do lojista e, também, as ações da CDL, a entidade tenta conseguir um terreno junto à prefeitura, para construir uma sede. “Associamos mais pessoas e nos preparamos financeiramente. Falta conseguir a ajuda do governo local. Gostaria de entregar o cargo (no fim de 2023) com o terreno em mãos e, se possível, com as obras iniciadas”, planeja a dirigente lojista. Por conta do bom relacionamento entre a CDL e a prefeitura, ela acredita ser apenas questão de tempo.

Promoções e datas comemorativas
Enquanto aguarda a resposta do prefeito, o trabalho na entidade não pode parar. Por isso, a CDL Juatuba já “virou a chave” para a próxima data comemorativa: o Dia das Mães. “Estamos preparando sorteios para os nossos associados que consumirem em outros comércios. Queremos fazer a economia da cidade girar. Essa estratégia sempre funcionou aqui”, assegura a dirigente lojista.

A presidente deseja retomar algumas atividades paradas devido à covid-19, como o torneio de futebol masculino e feminino local e os cursos, ambos organizados pela CDL. “Estamos tentando retomar, voltar a vida ao normal”, conta.

A Mulher no Sistema CNDL
No Mês da Mulher, celebrado em março, não faltam exemplos, em todos os ramos, das dificuldades enfrentadas por elas. Para Nádya Amaral, porém, o Sistema CNDL é um exemplo a ser seguido. “Não sofri (discriminação), sempre fui muito bem recebida e respeitada. Além de ser mulher, sou também a mais nova, mas nunca oprimida, muito pelo contrário”, garante.

Entretanto, a presidente acredita que faltam mais mulheres em posição de liderança. “Eu sinto falta (de outras mulheres). Já existem algumas CDLs comandadas por mulheres, mas somos minoria. Acredito que seja porque as mulheres ficam responsáveis por muita coisa e não querem assumir mais esse compromisso”, diz a presidente da CDL.

“Às vezes, é difícil. Alguns amigos brincam que não sabem como dou conta, e eu respondo para eles: “eu sou mulher, vou dar conta!”. Mas, realmente, é uma responsabilidade muito grande”, finaliza a presidente.

Compartilhe:
Relacionadas
Integra CNDL

CDL Blumenau retoma o Ciclo de Palestras

A noite desta terça-feira (21) foi marcada pela retomada do Ciclo de Palestras, realizado pela CDL Blumenau em parceria com a UniSagres. Após mais de dois anos sem edições por conta da pandemia, a reestreia do evento contou com a presença do antropólogo e professor Luiz Marins, que subiu ao palco do auditório Heinz Geyer, no Teatro Carlos Gomes. Mais de 500 pessoas participaram da palestra “A grande retomada: ou somos todos vendedores ou a conta não fecha”. Compartilhe:
Integra CNDL

CDL São Caetano do Sul lança projeto de inovação

São Caetano do Sul é uma cidade localizada na região do ABC da grande São Paulo, conhecida por ter o melhor IDH do Brasil (PNUD/2010) estar entre os cinquenta maiores PIB do país e possuir uma renda per capta de mais de R$ 85.000,00. O município conta com uma população estimada de 162.763 habitantes com empregabilidade e ocupação acima de 75% e taxa de escolarização de 97% Compartilhe:
Integra CNDL

CDL/BH sedia palestras gratuitas sobre gestão e desenvolvimento cultural

Nos dias 21 e 22, o Centro de Convenções da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) será palco de palestras e rodas de conversa do 3° Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult). O evento será realizado de 20 a 22 de junho em diferentes espaços de Belo Horizonte. A programação diversificada e gratuita reúne ações que propõem maior aproximação entre cultura e turismo, bem como uma maior aproximação entre estado e municípios. Os ingressos estão disponíveis na Sympla. Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.