Integra CNDL

CDL Livramento: compromisso com a formação empresarial

Foto: Francisco Tanajura

O CDL em Todo Lugar de hoje é com a CDL Livramento (BA), entidade comprometida com a modernização de seus processos internos e a infraestrutura, bem como com a qualificação dos lojistas

Véu de Noiva
(Foto: Francisco Tanajura)

No sopé da Chapada Diamantina, na Bahia, fica o município de Livramento de Nossa Senhora, rodeado de serras, cachoeiras, piscinas naturais e outras belezas. A cachoeira do Rio Brumado, também conhecida como Véu de Noiva, destaca-se na paisagem e é vista de qualquer ponto da cidade, atraindo turistas.

Mas o turismo ainda responde por uma pequena parcela da economia de Livramento. A fruticultura é a principal atividade econômica da região, sendo a manga e o maracujá as duas espécies mais cultivadas, principalmente por agricultores familiares. O município também sedia polos da UNOPAR (Universidade do Norte do Paraná) e da UNIP (Universidade Paulista), que oferecem cursos de ensino superior à distância. Além disso, o segmento de serviços médicos tem grande importância para a geração de emprego e renda localmente.

“Livramento é uma cidade-polo na microrregião, que é composta por cinco municípios. A produção de manga e maracujá e os serviços educacionais e médicos movimentam o varejo local e tornam o nosso centro comercial forte, uma vez que atendemos à população das demais cidades, especialmente na área de saúde”, diz Vitor Gomes, presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Livramento.

A microrregião tem aproximadamente 90 mil habitantes, sendo que pouco mais de 50% vivem em Livramento. Segundo estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município tem cerca de 46,4 mil moradores.

Sopé da Chapada Diamantina
(Foto: Francisco Tanajura)

Fomento à educação empreendedora
Para Vitor Gomes, um dos principais papéis da CDL Livramento é fomentar a educação empresarial na cidade, contribuindo para a formação formal de empreendedores e a difusão de informação segura e técnica.

“As qualificações que promovemos são de suma importância, uma vez que uma grande parte dos lojistas, não só em Livramento mas em todo Brasil, é muito carente de uma educação formal. Então, temos lojistas que são excepcionalmente criativos e batalhadores, mas em conhecimento básico, à exemplo de gestão financeira e questões contábeis, são muito carentes. Muitas vezes, eles precisam que a informação chegue até eles, sozinhos teriam dificuldade de encontrá-la. Damos este apoio que eles precisam”, destaca o presidente da CDL Livramento, acrescentando: “acredito que um dos grandes papéis da CDL é promover a educação empresarial para abrir a mente dos lojistas para questões importantes da gestão empresarial”.

A entidade realiza os cursos e treinamentos com o apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa) e da Unopar.

Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora
(Foto: Francisco Tanajura)

Fomento ao comércio
Na atualidade, a CDL Livramento conta com 137 associados, representando cerca de 20% das empresas formais da cidade. Com uma equipe enxuta – quatro diretores e duas colaboradoras –, oferece serviços de proteção ao crédito, certificação digital, ações promocionais em datas comemorativas – Ex.: São João, Dia dos Pais e Natal –, realização de eventos de networking e representação política e institucional. “Temos reconhecimento e somos ouvidos pelo poder público”, afirma Gomes (31 anos), o presidente mais jovem da história da entidade.

De acordo com Vitor Gomes, uma das marcas da Gestão 2020/2022 é a inovação e reorganização dos processos internos e a melhoria da infraestrutura. Investiram em equipamentos novos e em uma moto. Implementaram ainda sistema de gestão e de pagamento via boleto. “Queríamos fazer um movimento forte de dentro para fora. O crescimento da entidade só é sólido, se a casa estiver organizada”, explica.

Depois de melhorar o controle financeiro, administrativo e trabalhista da entidade, o próximo passo é reformar a sede. “Organizamos a casa internamente, e agora vamos modernizar a estrutura, deixar a casa bonita por fora e criar uma estrutura mais confortável para a equipe e os associados”, completa o presidente da CDL Livramento.

chapada Diamantina
(Foto: Francisco Tanajura)

Pandemia
Na pandemia, se reuniu com as autoridades públicas para buscar saídas para o lockdown. Segundo Vitor Gomes, a pressão era muito grande para reabrir as lojas. Isso porque a Páscoa é uma das datas mais lucrativas para o comércio da região. “É nesta época que a população presenteia padrinhos e madrinhas. Com o fechamento, a perda foi muito grande para o comércio, principalmente no segmento de roupas, acessórios e sapatos”, relata. “Abril de 2020 foi o pior mês de abril da história de qualquer presidente de CDL”.

Com a leitura detalhada das orientações do Ministério da Saúde, foi possível traçar um plano de ação que permitisse a reabertura das atividades comerciais, respeitando o distanciamento dentro dos estabelecimentos, exigindo o uso de máscaras e disponibilizando álcool em gel para higienização das mãos. A CDL Livramento criou um pacote com fitas, cartazes e adesivos para ajudar os lojistas a adaptarem a loja à nova realidade, de forma prática e rápida. Com a reabertura gradual, a entidade deu assessoria jurídica para os comerciantes, esclarecendo sobre o que era e não era permitido, segundo os decretos municipais. As orientações eram realizadas presencialmente e via WhatsApp.

“Fizemos uma espécie de plantão jurídico, porque cada decreto parecia uma bíblia, e era preciso traduzi-los para os lojistas. Explicávamos artigo por artigo. Prestamos este serviço de esclarecimento para facilitar a vida do comerciante”, conta Gomes.

*Fotos de Francisco Tanajura. A reprodução destas fotos não está autorizada pelo seu autor e detentor dos direitos autorais.

Compartilhe:
Relacionadas
Integra CNDL

Gabriela Schwan palestra na abertura dos eventos e posse das embaixadoras do NME da CDL NH

Na noite desta quarta-feira (18), após dois anos, o Núcleo da Mulher Empreendedora (NME) da CDL Novo Hamburgo realizou a inauguração do ano de eventos de forma presencial! E, para dar início aos trabalhos deste ano, o NME promoveu a palestra da empresária e CEO da Rede Swan Hotéis, Gabriela Schwan, com o tema “O empreendedorismo feminino: resiliência e inovação”. O evento foi realizado no Salão Nobre da CDL NH. Compartilhe:
Integra CNDL

56ª CNCL: Inovações devem ser acompanhadas por mudanças culturais

Os autores José Salibi e Sandro Magaldi encerraram a programação de palestras da 56ª Convenção Nacional do Comércio Lojista (CNCL), que ocorre em Campos do Jordão desde ontem (13). Compartilhe:
Integra CNDL

56ª CNCL: Especialistas ensinam a usar liderança e tecnologia para alcançar o propósito do negócio

O tema discutido na primeira palestra deste sábado (14) foi “O impacto da liderança e da tecnologia no varejo”, com participação de Lisiane Lemos e Kenneth Corrêa. Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.