Integra CNDL

CDL Riachão do Jacuípe propõe criação de polo industrial

A entidade negocia com o Poder Público a compra de um terreno e medidas de incentivos a fim de atrair indústrias para a cidade baiana

“Na pandemia, a CDL Riachão do Jacuípe tem sido uma voz ativa”, afirma Cléo Carneiro, presidente da CDL Riachão do Jacuípe
Foto: arquivo pessoal

“Quando, se é comerciante, a gente precisa de apoio, e as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) oferecem este suporte do qual necessitamos, são essenciais na nossa vida. O Sistema CNDL é extremamente importante para os varejistas de todo o Brasil, pois só nos fortalece”, afirma Cleia Carneiro, presidente da CDL de Riachão do Jacuípe, município baiano localizado a 186 km de Salvador, capital do estado, e a cerca de 77 km de Feira de Santana, segunda maior cidade baiana.

A CDL Riachão do Jacuípe foi criada em 16 de agosto de 1996, e os primeiros dirigentes lojistas buscavam, na força do associativismo, superar os desafios do dia a dia e colaborar para o fortalecimento da economia local. Segundo a atual presidente da CDL, eleita em janeiro deste ano, a união entre os empreendedores da cidade segue sendo a chave para melhorar a produtividade e superar a crise da covid-19.

“Na pandemia, a CDL Riachão do Jacuípe tem sido uma voz ativa, participando de reuniões com o prefeito e os demais gestores do município, sempre buscando a abertura do comércio e trazendo alternativas para que ocorra de forma segura”, destaca Cleia Carneiro, também conhecida como Cléo. “Estamos vivendo um tempo de muito desafio, e precisamos lutar pelo nosso comércio”, acrescenta.

Com a vacinação da população contra o coronavírus, Cleia Carneiro diz que as expectativas são as melhores. “A vacina nos trouxe esperança e as coisas estão melhorando aos poucos. O importante é que seguimos unidos buscando melhorar a cada dia e superar este momento tão difícil”, ressalta a dirigente lojista.

Desenvolvimento local
Atualmente, a CDL baiana tem 85 associados, que podem contar com, entre outras coisas, serviços de certificação digital, consultas ao banco de dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e campanhas e promoções em datas comemorativas. “Fazer parte da CDL é importantíssimo para os empresários, pois além dos benefícios, a entidade luta pelo fortalecimento do comércio local, conquistando melhorias que facilitam dia a dia dos varejistas”, diz Cléo.

Situado às margens do Rio Jacuípe, Riachão tem uma população de aproximadamente 33, 5 mil habitantes, segundo projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). O clima é semiárido, a vegetação predominante é a caatinga e a economia é voltada para a pecuária e agricultura, destacando-se o rebanho bovino e suíno e a extração da fibra de sisal para exportação, de acordo com a prefeitura do município.

“A economia da nossa cidade é movimentada em grande medida pelo setor agropecuário, mas temos algumas fábricas, além do comércio. Agora, o nosso sonho é criar um polo industrial para gerar mais emprego e renda na região. Apresentamos a proposta, e recebemos todo o apoio da gestão municipal e da Câmara Legislativa”, conta a presidente da CDL Riachão do Jacuípe.

Por enquanto, está sendo estuda a compra de um terreno para sediar o polo industrial e medidas de incentivo a fim de atrair mais indústrias para a cidade.

Compartilhe:
Relacionadas
Integra CNDL

CDL Sapiranga discute as transformações do varejo

Palestras realizadas de forma presencial foram prestigiadas por mais de 200 empresários e profissionais do varejo em evento CDL promovido pela de Sapiranga Compartilhe:
Integra CNDL

Em ato histórico, FCDL-RS é fundada em clima de união

Ivonei Pioner assume como presidente da FCDL-RS. Dirigente tem como objetivo fortalecer as entidades e o comércio através do modelo associativista Compartilhe:
Integra CNDL

CDL Canindé: determinação e força para fortalecer o comércio

No CDL em Todo Lugar desta quinta-feira, o presidente da CDL Canindé, Antônio Pereira, conta de que forma a entidade tem lutado em prol do setor de Comércio e Serviços no semiárido cearense. Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.