Como engajar as novas gerações no Comércio?
As gerações mais novas não sentem a necessidade de se engajar com a empresa, mas sim com a evolução da própria carreira.

As gerações mais novas não sentem a necessidade de se engajar com a empresa, mas sim com a evolução da própria carreira
Por Márcio Merçoni*
Coordenador da CDL Jovem do Espírito Santo
É fato que todos os setores de mercado enfrentam o desafio de reter e engajar as novas gerações em seus times. O fenômeno tem recebido diversos nomes e conceituações que aparecem nas mídias especializadas, como o “great resignation” ou “quiet quitting” – tendências mundiais que também podem ser observadas no Brasil.
O desafio dos negócios tem sido encontrar novas formas de despertar o engajamento nos jovens profissionais, que não se sentem mais compelidos a permanecer nos seus postos de trabalho e flutuam pelo mercado buscando oportunidades que estejam conectadas com suas necessidades. Por isso, não estranhe se você tem tido dificuldades em reter seus jovens talentos.
Se nas gerações anteriores (Baby Boomers, Geração X e Geração Y) existia uma busca pela estabilidade, as gerações mais novas possuem a certeza de que ela não existe. Esse é o reflexo de mudanças estruturais e de comportamento na nossa sociedade.
As gerações anteriores tinham uma diferente concepção sobre o resultado do seu trabalho. A aquisição de bens e propriedades davam a sensação de estabilidade. O trabalho tinha o intuito de proporcionar a segurança de um imóvel próprio ou a aquisição de um veículo. Além disso, a necessidade do mercado por mão de obra, permitia um senso de segurança sobre a durabilidade da posição no cargo que ocupava.
Os jovens talentos buscam, cada vez mais, por experiências diversificadas, ampliar seu repertório e explorar suas habilidades.
E o que ficou diferente nas novas gerações? O aumento da população e a competitividade por oportunidades de trabalho trouxeram a sensação de volatilidade. Com isso, as gerações mais novas não sentem a necessidade de se engajar com a empresa, mas sim com a evolução da própria carreira. Os jovens talentos buscam, cada vez mais, por experiências diversificadas, ampliar seu repertório e explorar suas habilidades.
O senso de estabilidade e de propriedade mudou
Vale ressaltar que os jovens nascidos depois de 1995 já cresceram com a evolução exponencial da tecnologia e sob o manto das conexões proporcionadas pela internet. Esse ambiente de mudanças rápidas fez com que o contexto de vida e o acesso aos novos cenários também mudasse rapidamente.
O modelo de vida volátil, ágil e inconstante, que a tecnologia contribuiu, mostrou que não é mais necessário trabalhar para comprar um imóvel ou ter bens mais duráveis, afinal de contas, os jovens possuem menor capacidade financeira para adquirir um imóvel próprio e veem o aluguel como solução. Eles também sabem que podem recorrer aos aplicativos de transporte ou até mesmo fazer uma assinatura de um carro.
A vida das novas gerações se direcionou para a aquisição de experiências, seja no âmbito pessoal, seja no âmbito profissional. O trabalho se transformou em uma forma de favorecer o acesso a essas experiências. E dentro dessa perspectiva, as conexões que enriquecem seus repertórios se tornaram mais atrativas.
Engajando as novas gerações
Mas então, como você pode fazer deste cenário desafiador, uma oportunidade para destacar seu negócio e engajar as novas gerações no seu comércio?
O setor do comércio é um dos mais tradicionais e que mais empregam no país. Mas, se pensarmos de forma fria, é um dos setores que mais possuem dificuldades em inovar e renovar seus modelos de negócios. Porém, é possível implementar propostas simples e que contribuem para criar um ambiente de atração, retenção e desenvolvimento da sua equipe.
Eis as minhas sugestões:
1 – Proporcione uma visão clara de crescimento
Demonstre os planos de futuro do seu negócio, reforçando as metas de crescimento da empresa e como isso pode repercutir em novas oportunidades para seu colaborador. É fundamental que o colaborador se sinta parte integrante dos desafios.
2 – Crie um escopo de projetos internos
A criação de projetos internos proporciona uma visão dinâmica e ágil. Você pode estabelecer projetos desafiadores e estimulantes, como envolver sua equipe no desenvolvimento de um programa de fidelização de clientes ou na implementação de um projeto de criação de conteúdos para o negócio.
3 – Ofereça cursos e treinamentos
As novas gerações querem ter oportunidades de explorar novos conhecimentos e novas conexões. Ofereça cursos e ferramentas que possam reverter em oportunidades para o seu negócio e que estimule a conexão do seu colaborador com novas pessoas e cenários.
4 – Demonstre o seu propósito
Sua empresa foi feita para dar lucro, mas para o que ela se propõe além disso? As novas gerações querem ter o senso de pertencimento a uma causa, seja contribuir e impactar a vida do seu público-alvo, seja apoiar temáticas que estejam conectadas ao seu negócio.
Exemplo: se você tem um petshop, apoie os movimentos de adoção de animais; se você possui uma barbearia, ofereça workshops para formação de jovens em situação de vulnerabilidade social.
Ter uma “causa” ou um “propósito” contribui para o senso de pertencimento e engajamento.
5 – Aprenda a liderar esses colaboradores
Este tópico é fundamental para quem está à frente dos negócios. É necessário aprender novos repertórios de comunicação e liderança, pois o famoso “manda quem pode, obedece quem tem juízo” pode fazer com que seu negócio tenha diversas dificuldades em construir uma relação sólida com sua equipe.
Faça o exercício de entender o universo das novas gerações e busque compreender seus anseios, seus desejos e preocupações. Converse com esses colaboradores e aprenda com as suas visões de mundo, afinal de contas, as novas gerações vão ditar os rumos do mercado. Então, nada melhor do que entender o que é importante para o público que vai ser o principal foco de consumo nos próximos 10, 15 anos.
Eu lido com muitos empresários que se queixam dos desafios na gestão de seus times, mas também vejo que vários deles não se dispõem a mudar sua visão para garantir o futuro e a sustentabilidade do seu negócio. Não pense apenas nas dificuldades que você possui agora. Prepare-se para as mudanças que vão oferecer longevidade no médio prazo. Invista tempo e energia nessa transformação e os resultados surgirão em vendas e satisfação do cliente e da sua equipe.
*Márcio Merçoni é psicólogo executivo, com 13 anos de atuação em acompanhamentos individuais e programas corporativos. Tem MBA em Gestão de Pessoas e é especialista em desenvolvimento humano e lideranças. É coordenador da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) Jovem do Espírito Santo; fundador da Dasein Academia da Mente, que desenvolve soluções em saúde mental corporativa; criador do podcast A Mente Por Trás; e professor de graduação e pós-graduação em Psicologia. Entre 2019 e 2020, coordenou a CDL Jovem de Vitória (ES).
Edição: Fernanda Peregrino