09 set, 2024
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Como os varejistas podem se preparar para o Dia dos Pais?

Uma preparação cuidadosa, baseada em dados e na eficiência logística, pode fazer a diferença entre um resultado satisfatório e um desempenho excepcional na data

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Como os varejistas podem se preparar para o Dia dos Pais

Apesar do Dia dos Pais ser uma excelente data para o comércio, os varejistas enfrentam o desafio de se destacar em um cenário econômico desafiador. De acordo com a pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, cerca de 70% dos consumidores acreditam que os preços dos produtos estão mais altos este ano em comparação com o ano passado. Além disso, a grande maioria dos consumidores (75%) pretende pagar o presente à vista, principalmente no PIX (38%) e no cartão de débito (21%).

Segundo Breno Michel, diretor de vendas LATAM na Körber Supply Chain, os desafios para os varejistas entenderem as expectativas dos consumidores e ajustar suas estratégias de vendas devem começar meses antes do Dia dos Pais. “Tudo se inicia nos ‘bastidores’, por trás da operação, onde o consumidor não vê o que está acontecendo. Estamos falando de previsão de demanda, gestão de estoque, logística e distribuição”, afirma Michel.

A análise de dados de intenção de compra, como a produzida pela CNDL, é essencial para o planejamento eficiente do estoque. O executivo da Körber ressalta que os números  possibilitam que os varejistas façam projeções. “Qual produto venderá mais rápido, qual terá maior procura, qual terá menos, e até detalhes mais refinados, como identificar qual versão de um mesmo produto será mais cobiçada”, exemplifica.

Essa preparação permite que os varejistas posicionem seus produtos de forma estratégica dentro do armazém, agilizando a operação de separação e despacho. A pesquisa aponta que 57% dos consumidores que comprarão online utilizarão sites de varejistas internacionais, atraídos pelo preço baixo (73%), maior variedade de produtos (46%) e economia de gastos (37%).

Experiência de compra

Com 68% dos consumidores planejando comprar presentes para o Dia dos Pais, garantir uma experiência de compra positiva é crucial. “Os varejistas precisam superar as expectativas dos consumidores. Hoje, as empresas sofrem uma pressão muito grande porque as pessoas querem receber as compras cada vez mais rápido em suas casas”, observa Michel.

O especialista ainda ressalta que os “sistemas de orquestração de pedidos” (OMS) são fundamentais para agilizar as operações internas, desde o processamento até a entrega, permitindo reduzir o tempo de entrega e eliminar erros.

O sucesso das vendas

O sucesso dos varejistas está diretamente ligado à eficiência de sua cadeia de suprimentos. Michel enfatiza a importância da tecnologia nesse processo. “Hoje, com as demandas cada vez mais exigentes dos consumidores, seja no e-commerce ou em lojas físicas, toda a logística por trás daquela operação vai ditar se a sua loja está oferecendo o que o mercado está pedindo”, destaca.

Eventos imprevisíveis, como a pandemia ou desastres naturais, mostram a necessidade de tecnologias flexíveis que possam suportar variações logísticas, impactando diretamente o consumidor final. Neste Dia dos Pais, uma preparação cuidadosa, baseada em dados e na eficiência logística, pode fazer a diferença entre um resultado satisfatório e um desempenho excepcional no varejo.