Tendências e Inovação

Como se destacar no marketplace

*Por Clóvis Souza

Cerca de 78% das vendas do e-commerce brasileiro em 2020 aconteceu via plataformas de marketplace, sendo esse um excelente canal para os pequenos, médios e grandes e-commerces venderem seus produtos dentro dos gigantes do segmento.

A grande audiência dessas plataformas se deve não apenas aos altos investimentos em mídia, mas à força da marca. Portanto, um conselho que posso dar é: comece pelo fortalecimento da sua marca. Pessoas compram de quem confiam. Fortalecer marca é aumentar essa confiança, até porque, em um mercado em que produtos são muito similares, é preciso ter um diferencial, e um bom posicionamento na mente do consumidor se torna um diferencial competitivo.

Produtos diferentes chamam muito a atenção, e nesse ponto criatividade é tudo! Os kits, ou combos, se tornam grandes opções para se destacar, desde que produtos sejam complementares. Flores e chocolate; cerveja e salgadinho; pipoca e refrigerante. São produtos que as pessoas tendem a comprar juntos, logo, criar esses kits é um mar muito aberto. Tudo depende da sua criatividade.

A sua ideia pode não ser a única, mas nem sempre a concorrência faz algo muito superior. Analisar as marcas do mesmo segmento e entender o que o consumidor espera, é um ponto fundamental para se destacar, desde que a marca entregue algo diferente, mas que o consumidor esteja buscando. Pesquisa é fundamental, e isso é possível fazer diariamente em redes sociais, afinal, é lá que as pessoas são mais reais em suas opiniões e sentimentos. No entanto, não abra mão de fazer pesquisas com a sua audiência usando o seu site ou sua base de e-mails.

Produtos são, ao lado de pessoas, o item mais importante para se analisar, afinal, pessoas entram em lojas on-line para comprar: produtos! Tendo marcas fortes, seja a sua ou seja a que você revende, é um ganho importante. Às vezes a sua marca não é tão forte, mas as que você revende são, e isso ajuda na reputação. Entretanto, planeje o crescimento do seu negócio e ofereça produtos que a concorrência ainda não vende.

Reputação de marca é fundamental para as vendas serem efetivas. O Reclame Aqui é, cada dia que passa, mais relevante na jornada de compra, por isso é preciso ser analisado diariamente, com respostas efetivas e resoluções de problemas; as redes sociais seguem a mesma linha. Sites de marketplace costumam oferecer opções para que os clientes avaliem os vendedores. Portanto, seja profissional ao se comunicar, transmita confiança com relação ao seu trabalho e cumpra os prazos.

Por fim, a dica é usar as campanhas de Ads (Links Patrocinados) dentro das plataformas. Nem todas oferecem esse serviço, mas é questão de tempo até que isso se torne uma prática comum. Esses anúncios vão dar mais destaque para sua página de produtos e contribuir para o aumento de tráfego e de vendas.
Colocando em prática essas estratégias de como ter mais visualizações no marketplace e oferecendo novidades, bom atendimento, preço e produtos de qualidade, suas vendas podem decolar!

*Clóvis Souza é CEO e fundador da Giuliana Flores.

Compartilhe:
Relacionadas
Tendências e Inovação

É necessário mais do que a omnicanalidade para atender o cliente

Para desenhar a jornada e primar pela experiência é necessário fazer uma imersão e entender o comportamento do cliente, segundo o diretor de Vendas e Marketing da Full Time Soluções. Compartilhe:
Tendências e Inovação

Agilidade e empatia: o que os clientes esperam de um bom atendimento

Estudo da Zendesk sobre tendências da experiência do cliente destaca o atendimento digital e fatores que influenciam a decisão de compra no cenário atual Compartilhe:
Tendências e Inovação

Um novo modelo de negócio para enfrentar a crise

A Centro Visão, rede mineira de óticas, investe no modelo de franquias para superar as dificuldades impostas pela pandemia do coronavírus; já são nove franquias abertas em pouco mais de um ano. Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.