13 out, 2025
0 ° C

Datas comemorativas impulsionam mercado de pelúcias no Brasil

Levantamento da Circana aponta Páscoa e Dia dos Namorados como destaque para a venda de pelúcias no primeiro semestre

Shutterstock
Datas comemorativas impulsionam mercado de pelúcias no Brasil

Conforme dados da Circana, empresa de comportamento de consumo, algumas datas comemorativas se consolidaram como momentos estratégicos para o mercado de brinquedos no Brasil, impulsionando significativamente as vendas de pelúcias durante o primeiro semestre.

Segundo o levantamento, a Páscoa e o Dia dos Namorados tiveram maior destaque, com vendas unitárias de pelúcias aumentando em 19% durante a semana da Páscoa em 2024 – entre dos dias 25 e 31 de março – em comparação ao mesmo período de 2023. Já na data dos casais, o faturamento das pelúcias registrou um aumento de 32%, em comparação com a mesma semana de 2023, e uma elevação de 26% em relação à semana anterior à data.

Ainda de acordo com a Circana, na semana da Páscoa, o preço médio das pelúcias foi de R$ 32, enquanto na semana do Dia dos Namorados alcançou R$ 76. Apesar da diferença nos preços médios, a semana da Páscoa se destacou ainda mais em termos de faturamento, alcançando três vezes mais vendas do que a semana do Dia dos Namorados. Em termos de unidades vendidas, a diferença é ainda mais expressiva, com seis vezes mais pelúcias sendo comercializadas durante a Páscoa em comparação ao Dia dos Namorados.

“A Páscoa e o Dia dos Namorados continuam sendo momentos cruciais para o mercado de brinquedos no Brasil, especialmente para o segmento de pelúcias”, comenta Nicole Neves, analista de contas da Circana. Para a especialista, os dados de vendas deste ano refletem não apenas um aumento significativo no volume de vendas, mas também uma forte demanda por pelúcias com características especiais, como mecanismos e licenças específicas, como da Turma da Mônica.

Para se ter ideia, durante a Páscoa, as pelúcias com mecanismo, foram as que mais se destacaram, com um crescimento 92% em relação ao ano anterior. Os brinquedos sem licenças também apresentaram um aumento notável de 79%, sendo que a licença da Turma da Mônica liderou o aumento na categoria, registrando 122% a mais de vendas no período.

Por outro lado, no Dia dos Namorado, o segmento de pelúcias tradicionais (sem mecanismos) teve um crescimento de faturamento de 28%, sendo o maior destaque para as pelúcias com mecanismo, que apresentaram um grande crescimento de 94%.

What's your reaction?