14 jul, 2024
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Empreendedores de Brasília participam de treinamento gratuito de marketing digital com a Meta

O evento teve foco nas estratégias específicas para as plataformas da empresa.

Gabriella Tomaz/CNDL
Empreendedores de Brasília participam de treinamento gratuito de marketing digital promovido pela Meta

Nesta sexta-feira (24/5), empreendedores de Brasília tiveram a oportunidade de aprimorar suas habilidades em marketing digital em um evento com a Meta, marca por trás de plataformas como Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads, e promovido e organizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela Câmara de Dirigentes Logistas do Distrito Federal (CDL-DF).

O treinamento foi gratuito e visou capacitar os participantes com ferramentas digitais essenciais para impulsionar o crescimento de seus negócios. Durante o evento, os empreendedores tiveram acesso a conhecimentos práticos ministrados por Felipe Ventura, business education trainer da própria Meta. Ventura guiou os participantes através dos fundamentos do marketing digital, com foco nas estratégias específicas para as plataformas da empresa.

Empreendedores de Brasília participam de treinamento gratuito de marketing digital promovido pela Meta

Uma das abordagens do treinamento foi a importância da presença digital para os negócios. Ventura destacou que a atuação nas redes não só atrai novos clientes, mas também mantém aqueles que já conhecem a empresa conectados. Ele explicou que serve como uma “ponte para mais negócios”, ajudando na descoberta e na fidelização dos clientes. “Por que precisamos ter uma presença digital? Para ser encontrado pelas pessoas que buscam por nós e pelos nossos serviços. Ter um perfil profissional, funcional, atualizado e interessante significa receber bem essas pessoas na sua empresa”, ressalta.

Ele ainda lembra que um possível cliente que não conhece a marca pode passar a conhecer via redes sociais. “A rede passa a ser o destino de quem já te conhece e a descoberta para quem ainda não sabe quem você é”, conclui. Para o treinamento, o especialista detalhou algumas boas estratégias para as principais plataformas que fazem parte da Meta.

No Facebook, Felipe enfatizou a importância de uma boa foto de perfil, que deve ser funcional e visualmente interessante. A foto de fundo deve ser otimizada para dispositivos móveis, e a página deve ser classificada adequadamente com um link de direcionamento que funcione. Ele também ressaltou a necessidade de publicar conteúdo com recorrência para manter a página ativa e envolvente.

Para o Instagram, Ventura recomendou a utilização de uma conta de negócios, com uma foto de perfil adequada, uma bio funcional que explique claramente o que a empresa oferece, e destaques bem escolhidos nos Stories. Ele sugeriu o uso de três a cinco hashtags por publicação, representando o que está sendo oferecido. “As gerações mais jovens utilizam as redes sociais como mecanismo de busca, por isso, saiba usar de forma estratégica. As legendas do seu post e as tags usadas impulsionam o conteúdo ser encontrado”, contou. “Trabalhe de forma inteligente para divulgar a sua marca. Finja que você seria o seu cliente e acesse o perfil. Analise se você vai entender o que se trata, caso contrário mude”, completou.

Sobre o WhatsApp, ele apresentou números ressaltando a importância e necessidade de a marca estar presente. “Temos mais de 1 bilhão de pessoas no mundo trocando mensagens com empresas todas as semanas. 80% dos brasileiros usam WhatsApp para se comunicar com empresas. Acredito que 99% das pessoas que possuem smartphone têm o WhatsApp instalado, daí a importância da empresa estar no aplicativo”, afirmou Ventura.

Ele destacou que o aplicativo é um canal poderoso para atendimento ao cliente, chat, anúncios e direcionamento de cliques para o sites. A versão Business API do WhatsApp permite desenvolver experiências mais complexas, recomendadas para grandes empresas, tornando a abordagem mais profissional e voltada para o aspecto comercial. Isso oferece mais detalhes e credibilidade às interações. Ainda enfatizou que uma comunicação bem estruturada no WhatsApp pode melhorar significativamente a experiência do cliente e fortalecer a relação comercial.

Entretenimento é o “agora”

Foi enfatizado que os Reels curtos, de até 15 segundos, geram mais alcance e conexão. Ele compartilhou melhores práticas para a criação de conteúdo nas redes sociais, enfatizando a importância de ser universal e compreensível, mesmo sem som, e de utilizar menos texto, focando em elementos visuais. O uso de chamadas para ação (CTA) direcionadas foi fortemente recomendado para guiar o público.

Ventura explicou que o entretenimento mudou, e vídeos curtos são agora uma forma eficaz de captar a atenção do público. “Nos Reels haverá mais ‘não seguidores’ do que ‘seguidores’ visualizando. Assim, é um bom tipo de formato para se apresentar, mas nada muito imersivo, muito detalhado em 5 ou 10 segundos. Deve ser uma mensagem de valor ou com um propósito significativo convidando as pessoas a visitarem o perfil ou ir até a loja ou site”, explicou.

Para alcançar melhores resultados e aumentar as vendas, as narrativas de sucesso não devem ser lineares. Além disso, é essencial se conectar autenticamente com o público, participando de conversas culturais e tópicos do momento. A jornada do consumidor, segundo Ventura, é integrada e contínua. “Eles conhecem a marca, lembram dela, a escolhem, a utilizam e a recomendam”, destacou. O especialista também recomendou simplificar as opções oferecidas aos clientes, apresentou exemplos de modelos narrativos que geram maior engajamento, como listas e UGC (conteúdo gerado pelo usuário) e sugeriu considerar parcerias com influenciadores para estabelecer confiança e credibilidade.

Outro ponto importante do treinamento foi mostrar como a Meta ajuda os empreendedores a se conectar e ser descobertos nas plataformas. Felipe mencionou que estamos na “Era do Marketing dos Sinais”, onde os rastros digitais deixados pelos usuários ajudam a inteligência artificial a compreender seus interesses e preferências. Com isso, o algoritmo pode promover conteúdos que ressoem positivamente com o público.

Experiências para os empreendedores

Durante o encontro, ainda foi exposta a importância das postagens patrocinadas e da diversificação criativa, afirmando que é preciso criar diferentes comunicações para o mesmo produto ou serviço, levando em consideração os motivadores específicos de diferentes segmentos de público

Com o sucesso do treinamento em Brasília, a CNDL e a CDL-DF reforçam o compromisso com os empreendedores de todo o país e o incentivo em estar atento às ferramentas necessárias para prosperar no mundo digital. O treinamento também teve o apoio do Sebrae e da Frente Parlamentar pelo Livre Mercado.