16 jan, 2025
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Mais de 1/3 das empresas examina os fornecedores parceiros para garantir que estejam alinhados em aspectos de ética e valores

O estudo mostra ainda que 57% dos comerciantes estão procurando mais ativamente maneiras de apoiar as comunidades onde operam e 40% apoiam e defendem externamente causas sociais/ambientais específicas.

No Brasil, 37% das empresas dizem que examinam todos os fornecedores parceiros para garantir que estejam alinhados em aspectos de ética e valores socioambientais. É o que revela o Relatório Varejo 2023, levantamento realizado pela Adyen, plataforma de tecnologia de pagamentos utilizada pelas empresas mais importantes do mundo, em parceria com a Opinium Research LLP e Censuswide, com 2 mil consumidores e mais de 500 comerciantes brasileiros. O estudo mostra ainda que 57% dos comerciantes estão procurando mais ativamente maneiras de apoiar as comunidades onde operam e 40% apoiam e defendem externamente causas sociais/ambientais específicas.

Parte deste esforço é uma resposta às expectativas dos clientes em relação à agenda ESG. Por isso, uma em cada cinco empresas (22%) está buscando ativamente a agenda de carbono zero e 17% permitem que os clientes compensem as emissões de carbono associadas à produção/manufatura de sua compra. “Defender temas relacionados a ESG não pode ser mais um plano para o futuro. A agenda tem que estar presente na realidade das empresas e de seus fornecedores e parceiros de negócios. Os consumidores estão atentos a isso e a tendência é que as próximas gerações estejam ainda mais”, alerta Thais Fischberg, presidente da Adyen América Latina.

O Relatório Varejo 2023 foi realizado pela Adyen, em parceria com a Opinium Research LLP e Censuswide, e reúne respostas de 36 mil consumidores em 26 países e mais de 12 mil comerciantes de 24 países entre fevereiro e março de 2023.