Movimento Varejo

Meta e TikTok lançam iniciativas para ajudar MPEs a venderem mais no final do ano

Foto: Koshiro K/Shutterstock

Desde insights sobre o comportamento dos consumidores nesse mesmo período dos anos anteriores, até créditos para anúncios, Meta e TikTok criaram uma série de ações em conjunto com criadores de conteúdo das plataformas para incentivar e ajudar pequenos empreendedores a criarem conteúdos digitais que impactem no aumento das vendas.

O incentivo vem para ajudar na expectativa de vendas do trimestre, que apesar de serem altas, não segue a recuperação do mercado, que vem acontecendo em um ritmo lento.

De acordo com o levantamento mais recente da Meta sobre a Situação Global das Pequenas Empresas, 25% dos SMBs pretendem vender mais da metade da sua receita anual apenas entre 1 de outubro a 31 de dezembro.

Por outro lado, esse levantamento mostra que para 30% das pequenas e médias empresas, a falta de demanda tem sido o maior desafio, seguido pelo fluxo de caixa que afeta outros 25%, o que torna esse trimestre decisivo em termos de garantia de sobrevivência de muitas empresas.

Após ampla pesquisa sobre o comportamento do consumidor em suas redes sociais durante esse período de fim de ano, a Meta gerou uma série de insights para ajudar pequenas e médias empresas a criarem conteúdos, além de oferecer ferramentas e orientações para garantir o sucesso das vendas.

Em seu site, a Meta lançou um guia sobre marketing para a época de festas de fim de ano, é um material bem completo para auxiliar as pequenas empresas a se prepararem para as vendas sazonais, nele você encontra insights sobre a época de festas de fim de ano de 2019, 2020 e 2021 em 33 mercados, dicas de como se preparar para essa época, além de ideias para campanhas antes, durante e depois das datas comemorativas, incluindo dicas para fidelizar clientes.

Outra iniciativa lançada foi a campanha “Try My Reel”, ou, Experimente meu Reel, disponível no Instagram for Business, que se trata de uma série de templates para Reels criados por influenciadores para pequenos empreendedores. A ideia da campanha é mostrar o quão simples é criar um conteúdo em vídeo na plataforma e como isso pode ajudar a atrair o público.

Caso queira experimentar, os Reels estão disponíveis na biblioteca de templates do Instagram e prometem ser bem fáceis de usar.

A diversidade também é foco da Meta, #BuyBlack é a campanha para promover treinamento para empreendedores negros durante as festas de fim de ano, além de destacar outros empreendedores negros que tiveram sucesso em suas plataformas e agora dão mentoria sobre o assunto.

Além disso, a Meta possui a Rede de Líderes, que são empreendedores que estão aproveitando ao máximo a plataforma e portanto, se tornam destaque nas redes, além de mentorar outros empreendedores.

Apostem em vídeos
Em uma leitura rápida das pesquisas apresentadas pela Meta, já conseguimos perceber que o foco é um só: Vídeos. 43% das pessoas entrevistadas que fazem compras de fim de ano e descobriram produtos na Meta fizeram isso por meio de conteúdo de vídeo.

E claro que no TikTok, não poderia ser diferente, 44% dos usuários do TikTok disseram já ter comprado imediatamente um produto após descobrirem ele na plataforma.

E para incentivar mais empreendedores a entrarem nas trends e criarem conteúdos para a plataforma, o TikTok também lançou uma série de iniciativas.

Iniciativas lançadas pelo TikTok
A campanha #ShopSmall é o incentivo para novos empreendedores iniciarem na plataforma e um acelerador para os que já criam conteúdos no TikTok, esse destaque se dá através do uso de uma trilha criada para a campanha, além da hashtag.

Essa iniciativa é uma oportunidade para as empresas se destacarem. A campanha também conta com orientações de influenciadores da plataforma que começaram pequenos e hoje em dia fazem muito sucesso por lá.

E para incentivar os criadores a transformarem o conteúdo em anúncios na rede social, o TikTok também está dando para criadores dos Estados Unidos um valor de $100 em créditos de anúncio para quem investir no mínimo $50 na primeira campanha patrocinada.

Você encontra todos os detalhes da campanha na página tiktokshopsmall.com.

A plataforma também incentiva todos os usuários a usarem a hashtag #ShopSmall para compartilhar de onde estão comprando os presentes de natal esse ano.

Fonte: Rock Content

Relacionadas
Movimento Varejo

Cinco dicas para atrair consumidores para o varejo físico

Especialista elenca estratégias valiosas para lojistas alavancarem as vendas já no início do ano.
Movimento Varejo

Crise nas big techs: onda de demissões em massa continua

Qual a situação dos profissionais demitidos? Quais devem conseguir rápida recolocação?
Movimento Varejo

Empreendedores iniciais mais velhos priorizam o segmento de alimentação

A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor mostra que a idade altera a escolha do setor de atividade dos empreendedores com menos de 3,5 anos de atividade.