18 mar, 2025
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Mulher que empreende: conhecimento é poder

Como a capacitação pode ajudar a tirar o seu negócio do papel.

Conheça a história de um negócio de sucesso que nasceu do amor e dedicação de uma mãe, que também cativou, inspirou e motivou a sua filha (Foto: Shutterstock)

Como a capacitação pode ajudar a tirar o seu negócio do papel

No episódio desta semana do Mulheres que Constroem o Varejo, no Varejo S.A. Podcast, a coordenadora do projeto, Lúcia Leijôto, conversou com Neila Tavares, diretora da Mulher na CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Conselheiro Lafaiete, no interior de Minas Gerais. A convidada falou sobre sua história como empreendedora, que juntou a paixão de sua mãe pela cozinha com a oportunidade perfeita diante da alta demanda por quitutes e salgados e a falta de um lugar especializado para produzir comida para eventos na região, fundando a Cozinha Dazira, o primeiro buffet da cidade.

A trajetória de Neila não foi fácil, mas o conhecimento a ajudou a abrir portas e vencer barreiras. A empresária conta que o aprendizado e a profissionalização foram fundamentais para que o empreendimento dela se tornasse um sucesso. Com mais de 20 anos de experiência de mercado, a empresária compartilhou três dicas fundamentais para qualquer negócio melhorar o atendimento ao cliente:

1 – Entenda a demanda do seu cliente
Entender a demanda e a necessidade de cliente é essencial para qualquer empreendimento que quer prosperar. Para a empreendedora mineira, o segredo é administrar o que o cliente necessita junto com orçamento que tem e os custos do negócio.

“Converse com ele, veja a demanda e pense em uma proposta. Às vezes, o cliente pede uma coisa, mas a demanda é outra. Então, para que ambos saiam satisfeitos, é muito importante escutar e alinhar antes de produzir”, aconselha Neila Tavares.

2 – Agradeça os elogios e se atente às críticas
Dizem que a melhor propaganda é o boca-a-boca, mas você já perguntou ao cliente o que ele achou do seu serviço e/ou produto? Para a entrevistada, é primordial perguntar e escutar o que o seu cliente tem a dizer, principalmente as críticas, pois é a partir delas que a empresa enxergará o que precisa para melhorar o atendimento ou até mesmo criar um novo produto mais alinhado com as demandas de mercado.

3 – Converse com a sua equipe e troque conhecimento
A troca de conhecimento e experiência com a sua equipe é extremamente importante para a consolidação e longevidade do empreendimento. A empresa pode oferecer cursos e palestras para os colaboradores, e muitas vezes, o próprio empresário pode compartilhar aquilo que sabe, a fim de cooperar com a produtividade.

“Eu não posso acumular o meu conhecimento. Todos os dias eu passo com a minha equipe detalhes que eu quero implementar e troco informações e experiência, para que eles também melhorem o serviço e possam atender melhor aos consumidores”.

A empresária destaca ainda a importância do conhecimento para toda a equipe e não somente para o dono. “Deus cobra mais de quem sabe mais. Adquira conhecimento, profissionalize a sua equipe, pois dessa maneira, vai gerar uma melhor experiência e conquistará mais clientes. Além disso, o conhecimento te ajuda a passar pelos obstáculos de uma maneira mais branda”, finaliza.

Gostou das dicas? Vem escutar o episódio completo do Mulheres que Constroem o Varejo com a Neila Tavares e descobrir como tornar o seu negócio um grande sucesso assim como o dela.

Aumente o som e se liga no episódio #92 do Varejo S.A. Podcast: