14 jul, 2024
0 ° C

Panorama do Comércio: 2º trimestre abre temporada de debate sobre a queda dos juros

Vendas do comércio ainda mostram resiliência de janeiro a abril

Panorama do Comércio: 2º trimestre abre temporada de debate sobre a queda dos juros

A edição de junho do Panorama do Comércio, publicado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), já está disponível. O relatório mostra dados importantes para a economia brasileira, especialmente no setor do comércio varejista, e abre um debate crucial sobre o futuro da política de juros no Brasil.

A busca por um equilíbrio entre estímulo econômico e controle inflacionário continua a ser o grande desafio para autoridades e empresários no segundo trimestre de 2024. Os dados mais recentes do PIB confirmam o vigor da economia brasileira observado nos primeiros meses do ano. Com um crescimento de 0,8% no PIB no 1º trimestre de 2024 em comparação com o último trimestre de 2023, e um expressivo aumento de 3,0% no setor de comércio, o país apresenta sinais positivos de recuperação econômica.

Esses números, no entanto, surgem em um momento de maior cautela e revisão das expectativas inflacionárias. Autoridades monetárias de economias desenvolvidas têm adotado uma postura mais conservadora, sinalizando a necessidade de manter a vigilância sobre a inflação, o que reflete na política de juros. A última reunião do COPOM, por exemplo, resultou em uma redução de apenas 0,25 ponto percentual na taxa SELIC, ao invés dos 0,5 pontos inicialmente indicados.

Manter o compromisso com as metas fiscais é crucial para transformar as notícias positivas destacadas no Panorama em realidade duradoura. O relatório evidencia uma série de sinais promissores, como o aumento da intenção de consumo das famílias, a recuperação dos níveis de renda e a diminuição do endividamento. Além disso, há uma tendência de desaceleração na inadimplência e o sucesso do Programa Desenrola Brasil, agora expandido para apoiar os pequenos negócios.

Confira essas informações e muitas outras na edição de junho do Panorama do Comércio, relatório mensal com as principais informações do setor de Comércio e Serviços brasileiro.

Assista também ao vídeo abaixo com a especialista em Finanças da CNDL, Merula Borges, com a análise do tema.

Confira outros destaques: