Pesquisa TecBan/Datafolha mostra interesse dos clientes em soluções para sacar no comércio
Um em cada três brasileiros conectados à internet já precisou negociar com o comércio para passar no cartão e receber em dinheiro, por falta de caixa eletrônico.

A TecBan, empresa de soluções que integram o físico e o digital para tornar o ecossistema econômico do País mais eficiente, e o Datafolha apresentam a pesquisa “Relação dos brasileiros conectados à internet com serviços financeiros e com caixas eletrônicos”, que investigou os hábitos e demandas da população em relação aos bancos e aos meios de pagamentos.
Um em cada três brasileiros conectados à internet já precisou negociar com o comércio para passar no cartão e receber em dinheiro, por falta de caixa eletrônico.
No estudo, é possível perceber que os brasileiros estão abertos ao uso de novas tecnologias e soluções de inclusão financeira, como é o caso do Atmo, do Banco24Horas, um dispositivo compacto multibiométrico que possibilita o saque de dinheiro no varejo. Para utilizá-lo, basta que o cliente vá até o balcão de atendimento do estabelecimento comercial e informe ao funcionário que deseja realizar um saque ou consulta de saldo no Banco24Horas.
O equipamento tem se tornado popular em mercados, postos de gasolina, farmácias e outros tipos de estabelecimentos, justamente porque facilita a vida dos clientes e ajuda na recirculação do dinheiro. “Criamos uma solução que traz segurança para população poder sacar o dinheiro no varejo e ao mesmo tempo beneficia o varejista”, explica Marcos Mazzi, gerente executivo do Banco24Horas.
A pesquisa demonstra que 55% dos entrevistados se mostraram totalmente favorável ao uso do equipamento Atmo por estabelecimentos comerciais e 54% responderam que utilizariam a solução com certeza. Outros 50% destacaram que consideram o serviço totalmente confiável.
A pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha para a TecBan foi realizada de 25 de setembro a 6 de outubro de 2023, de forma on-line através de painel de internautas e com abrangência nacional. Foram entrevistadas 1.519 pessoas, de todas as classes econômicas. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.