Presidente da FCDL-MS recebe do Senado o prêmio Bertha Lutz
A honraria é concedida às mulheres que tenham oferecido relevante contribuição na defesa dos direitos da mulher e questões do gênero no Brasil.

Dirigente foi indicada ao prêmio por seu trabalho ligado ao empreendedorismo feminino por iniciativa da senadora Simone Tebet (MDB-MS
A presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso do Sul (FCDL-MS), Inês Santiago, recebeu hoje, no Senado Federal, o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz. A honraria é concedida às mulheres que tenham oferecido relevante contribuição na defesa dos direitos da mulher e questões do gênero no Brasil.
Inês Santiago recebeu o diploma Bertha Lutz das mãos da senadora Simone Tebet (MDB-MS). “Fiquei imensamente emocionada e feliz. Receber o prêmio Bertha Lutz é uma honra. O reconhecimento do trabalho desenvolvido durante tanto tempo. Nós só temos a agradecer”, disse a presidente da FCDL-MS, ao ressaltar sua gratidão pela homenagem.
Em seu discurso, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) lembrou a trajetória de Inês Santiago, que já vendeu limão, teve que lutar para estudar e chegou a ser a primeira mulher a presidir a FCDL-MS. “Inês tem essa linda história, mas está aqui porque é incentivadora da mulher empreendedora do Mato Grosso do Sul. Temos que incentivá-la e estimulá-la”, afirmou Simone Tebet.
A dirigente lojista foi convidada a subir ao púlpito para falar um pouco da sua experiência. Inês falou das suas origens e agradeceu o diploma e falou sobre sua experiência de mulher empreendedora. “Com o tempo descobri que para sobreviver precisamos ser mais técnicas, aprender mais e nos aprofundar cada vez mais”, disse a pós-graduanda em varejo on-line e físico, pela Universidade de São Paulo. “Descobri que ser mulher é um exercício de resistência diária. Como presidente da FCDL-MS estou ajudando a sedimentar uma estrada para que muitas outras mulheres que nos sucederão tenham um caminho mais leve”, disse.
Além de Inês, outras 21 mulheres receberam o diploma, entre elas a Primeira-Dama, Michelle Bolsonaro; a Ministra-Chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Flávia Arruda; e a presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e presidente do Grupo Mulheres do Brasil, Luiza Trajano.
“Todas as senhoras honram a memória de Bertha Lutz. Que essa homenagem sirva de inspiração e incentivo para todas vocês”, destacou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, durante a sessão de diplomação.
A Ministra-Chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Flávia Arruda, que também foi agraciada com o diploma, falou em nome das mulheres condecoradas. “Recebemos esse diploma sabendo que continuaremos lutando, uma ao lado da outra, por uma sociedade mais justa e igualitária”.