Movimento Varejo

5 tendências para o varejo na Black Friday 2021

Por Babi Tonhela*

A poucos dias do maior evento de vendas do Brasil, a Black Friday é aguardada como promessa para aquecer o varejo. A expectativa para esse ano é de uma Black Friday ainda mais digital, com números ainda mais expressivos que os do ano passado. Não à toa, dados levantados pela Méliuz indicam que 71% dos consumidores pretendem comprar na data.

Para ajudar a entender as apostas para a temporada de descontos mais aguardada do ano, vou elencar as cinco principais tendências para o varejo na Black Friday 2021.

Confira:

1- Ofertas atrativas
Após a recessão de compras motivada pela pandemia, os consumidores estão com altas expectativas de compra para a Black Friday e esperam por ofertas atrativas. É importante que varejistas invistam em formas variadas de aplicar ofertas. Opções como combos “compre um, leve dois” e descontos cumulativos podem ser boas apostas para o setor.

2 – Boas condições de frete
Na corrida por quem entrega mais rápido, ganha aqueles que oferecem as melhores condições para o consumidor. Frete grátis e agilidade na entrega são grandes tendências que vão permanecer e ganhar força na Black Friday.

3 – Compras cada vez mais online
Mesmo com a retomada de comércios presenciais e com o avanço da vacinação, a tendência é de aumento nas compras online. O varejo virtual e o comércio eletrônico devem permanecer em alta entre os consumidores, que estão cada vez mais digitais.

4 – Omnichannel
Omnichannel, conceito que mescla os canais físico e online de uma empresa, será uma das grandes apostas para o varejo na data. Lojas que querem se destacar, principalmente na Black Friday, tendem a investir nessa multiplicidade de canais para atingir o público alvo.

5- Foco no atendimento
Disponibilizar qualidade no atendimento durante e no pós Black Friday é essencial para conquistar e fidelizar clientes. Mesmo com a alta demanda de pedidos durante o período, é importante que varejistas se atentem a entender e solucionar as necessidades dos clientes. Com essa prática, além de resolver uma demanda operacional, poderão atrair novos clientes e fidelizar consumidores antigos.

*Babi Tonhela é sócia e gerente de produtos da escola Ecommerce na Prática.

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