O ano de 2021 chegou trazendo mudanças na gestão de algumas Câmara de Dirigentes Lojistas de Pernambuco. As renovações de mandato e troca de lideranças já são esperadas nesse período, a diferença dessa vez foi o crescimento do número da representação feminina na liderança. “Pela primeira vez, temos em nosso estado sete mulheres ocupando cargos de comando, sendo seis como presidentes de CDL e uma como vice-presidente da nossa Federação”, diz o presidente da FCDL-PE, Eduardo Catão.
Para Catão, a representação de lideranças femininas traduz uma realidade já presente em diversos setores da sociedade. “A escolha de presidentes mulheres nas CDLs de Pernambuco é motivo de orgulho para o nosso estado. A diversidade, que já é realidade em vários setores da economia, também deve ser estimulada nos cargos de liderança do movimento lojista. Aqui em Pernambuco torcemos para o sucesso e desenvolvimento dessas lideranças.”
Os desafios para essas mulheres são muitos e a garra e a determinação das novas presidentes são inspiradoras para o Movimento Lojista de PE. Na CDL Timbaúba, por exemplo, a gestão já contava com a experiência da empreendedora Edileuza Pedrosa – que é vice-presidente da FCDL-PE – que passou o comando da entidade para Márcia Alves. No Cabo de Santo Agostinho, o cargo da presidência também já era ocupado por uma mulher: a empresária Marli Cavalcanti, que passou a vez para a empreendedora Helen Monte.
Em Ouricuri, a Presidente Nana Guilherme é pioneira no cargo. Já nas CDLs de Salgueiro, Gravatá e Escada, as Presidentes Regilane Barros, Valéria Silva e Teresinha Melo já ocupavam o posto em suas cidades, respectivamente.
Confira os depoimentos das presidentes das CDLs de Pernambuco:

Edileuza Pedrosa – Vice-presidente da FCDL-PE
“A minha força para empreender vem das minhas raízes. Venho de uma família pautada em uma educação religiosa, onde Deus é força, coragem e determinação! Somos formados por uma geração de empreendedores destemidos e comprometidos com os nossos negócios. Dessa forma, podemos contribuir com uma sociedade mais desenvolvida, gerando mais empregos e oferecendo serviços de qualidade para as pessoas“.

Regilane Barros – Presidente da CDL Salgueiro
“A minha força vem da consciência da importância do meu papel social como agente transformadora. A Mulher deve contribuir para com uma sociedade mais Justa, mais Humana, mais Integrada. A Mulher que empreende é dona da sua própria História, ela é Protagonista da sua vida, ela impacta outras vidas, na sua família e também na sociedade. Estudos comprovam que, o empreendedorismo feminino reduz os índices de violência doméstica familiar. A minha força vem da Fé em dias melhores para todos nós!”.

Nana Guilherme – Presidente da CDL Ouricuri
“A minha força vem principalmente da satisfação em poder contribuir com o desenvolvimento de uma sociedade, colaborar para a melhoria da vida das pessoas e mostrar que crescemos para ajudar. Dar as mãos e construir amizades e parcerias sólidas que sirvam de lição por onde você passe, que não importe o que você faça, seja feito bem feito ao ponto de encher os olhos daqueles que te veem. Essa é a minha missão”.

Teresinha Melo – Presidente da CDL Escada
“A minha força para empreender vem da satisfação de contribuir para o desenvolvimento econômico do meu município. É a realização do sonho de ser gestora do meu próprio empreendimento e o primordial: proporcionar uma melhor qualidade de vida para meus colaboradores”.

Márcia Alves – Presidente da CDL Timbaúba
“A força maior que me move a empreender vem de Deus, pois tenho muita fé e acredito muito que Deus escolhe os seus para gerar empregos, gerar renda, administrar com amor, empatia e fé. Pois Ele é dono de tudo e estou por aqui de passagem administrando apenas o que Ele me permitiu empreender. Sou movida a desafios, pois os desafios são o combustível dos fortes, penso muito rápido nas estratégias, na organização como um todo e logo paro e repenso que todo e qualquer resultado está atrelado às pessoas, que é através das pessoas que realizamos feitos grandiosos. Sou muito grata por tudo que conquistei até hoje e busco a cada dia ajudar ao próximo em realizar seus sonhos também, pois quando um colaborador nosso realiza um sonho, é como se eu estivesse realizando o meu sonho”.

Valéria Silva – Presidente da CDL Gravatá
“Minha força para empreender vem da vontade de transformar vidas, de transmitir conhecimento, de manter o equilíbrio entre o corpo e a mente ocupados e em constante atividade, vem da família que são a minha principal plateia, que vibra e se orgulha das minhas conquistas”.

Helen Monte – CDL Cabo de Santo Agostinho
“A minha força empreendedora vem da certeza de que estou cumprindo uma missão. Empreender pra mim é algo além do negócio, é promover transformação em um local e/ou em um mercado. Se não for pelo coletivo, não faz sentido”.