Economia e Finanças

Banrisul disponibiliza R$ 120 milhões em crédito para MPEs com aval do Fampe

O Sebrae e o Banrisul firmaram, nesta sexta-feira (26), convênio de cooperação técnica e financeira para uso da garantia do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE), que permitirá a concessão de até R$ 120 milhões na linha de crédito Banrisul FAMPE Mais. O anúncio ocorreu em evento virtual, com a presença do presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho; do presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles; do diretor-superintendente do Sebrae/RS, André Vanoni de Godoy; do vice-presidente do Banrisul, Irany de Oliveira Sant’Anna Junior, e de executivos das duas instituições.

De acordo com o presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho, o convênio representa a continuidade de uma importante parceria entre as duas instituições. O dirigente destacou que os recursos são direcionados ao microempreendedor individual (MEI), microempresa e empresa de pequeno porte, para o financiamento de capital de giro com garantia do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas – FAMPE. “Também o Banrisul, em parceria com o SEBRAE, irá oferecer qualificação aos empreendedores que contratarem operações nessa linha de crédito, para o aprimoramento de seus negócios – essa consultoria será muito importante para que os recursos sejam empregados de forma mais assertiva nos planos de negócios”, ressaltou.

Por contar com o fundo de aval FAMPE, a modalidade de crédito possui condições mais acessíveis, sendo exigido como garantias apenas o aval dos sócios ou de terceiros, sujeito à análise do crédito. Para habilitação ao aval do FAMPE é necessário o pagamento da Comissão de Concessão de Aval, que é calculada em função do percentual garantido e do prazo da operação. O valor do crédito é de, no mínimo, R$ 2 mil e, no máximo, R$ 125 mil, conforme o porte da empresa, com carência de até seis meses e prazo de pagamento de até 36 meses após o período de carência.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, explicou que o FAMPE é um único fundo garantidor que acompanha o cliente do início ao fim. “Sem o crédito, atravessar uma crise como esta pode ser uma sentença de morte para milhares de pequenos negócios. Por isso, a garantia do FAMPE é fundamental neste momento”, afirmou.

A garantia oferecida pelo FAMPE é de 80% do valor financiado e não extingue a obrigação do devedor principal, em caso de solicitação da honra da garantia, ou seja, permanece a obrigação de pagamento sempre para o devedor principal e avalistas. O FAMPE não é um seguro de crédito. A empresa, ao contratar o financiamento com a garantia do FAMPE, assume a responsabilidade pelo pagamento da totalidade da dívida contraída perante o Banco.

A solicitação do crédito deve ser feita na rede de agências do Banrisul. O FAMPE, que é gerido pelo Sebrae, tem o objetivo de disponibilizar garantias complementares a financiamentos para pequenos negócios por intermédio de instituições financeiras conveniadas.

Crédito assistido
O Banrisul e o Sebrae disponibilizarão a todas as empresas que contratarem operações na linha de crédito Banrisul FAMPE Mais, acesso a conteúdo de educação e gestão financeira para a qualificação e melhorias dos processos e gestão empresarial. As empresas que contratarem operações com valor superior a R$ 50 mil poderão contar com consultorias em temas específicos e de forma gratuita. Serão ofertadas até mil consultorias.

Devido à área de atuação do Sebrae no Rio Grande do Sul, as consultorias serão disponibilizadas somente para as empresas do próprio estado. As consultorias que integrarão o atendimento do SEBRAE/RS são as seguintes:

• Controles Financeiros: Elaborar controles financeiros essenciais, preparando a empresa para uma gestão financeira estruturada.

• Revisão do Planejamento: Revisar o planejamento empresarial, contemplando os objetivos estratégicos, metas, indicadores, planos de ação e responsáveis.

• Indicadores de Desempenho: Construir os principais indicadores econômico-financeiros, oportunizando uma visão geral da empresa e a melhoria da qualidade das decisões tomadas.

• Valuation: Definir o valor de mercado da empresa, com base nos rendimentos futuros que é capaz de gerar, a partir do seu fluxo de caixa.

• Estratégias de Comunicação: Analisar e definir estratégias de comunicação para que a empresa divulgue seus produtos, serviços e imagem para o mercado, com o objetivo de fidelizar e atrair novos clientes.

• Modelagem de Negócios: Construir processos de geração de ideias de negócio, criar, recriar e reinventar o modelo de negócio, criar produtos e/ou serviços novos e aprimorar os já existentes.

• Marketing Digital: Auxiliar o empresário a desenvolver e colocar em prática estratégias de marketing digital, melhorando os resultados do processo de vendas.

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