20 maio, 2024
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BBB: por que pagar milhões para anunciar no programa?

Mercado Livre registra aumento de 99% no GMV após Prova do Líder no BBB.

Foto: Reprodução/TV Globo

Mercado Livre registra aumento de 99% no GMV após Prova do Líder no BBB

Mercado Livre é anunciante do reality pelo 2º ano consecutivo; Prova do Líder patrocinada pela marca
Foto: Reprodução/TV Globo

A edição 2024 do reality show mais assistido do Brasil, o BBB (Big Brother Brasil), está no ar há pouco mais de duas semanas, e já bateu os recordes de audiência das edições anteriores. Só na primeira semana do BBB 24, da TV Globo, o programa alcançou metade das casas brasileiras e mais de 70 milhões de pessoas. São mais de 18 milhões de pessoas por minuto, mais de 30 milhões de brasileiros a cada dia. Ainda, a audiência nacional do BBB cresceu 11% em relação ao mesmo período da edição de 2023 e teve o maior share desde 2015. Os dados são do Painel Nacional de Televisão e foram divulgados pelo colunista Anselmo Gois, de O Globo.

Com essa audiência, o BBB gera ondas de engajamento nas redes sociais e, certamente, é tema de conversas em todos os lugares. Isso significa que as marcas que anunciam no programa têm a oportunidade de atingir um grande número de pessoas. Ou seja, é uma estratégia eficaz para as marcas que desejam alcançar o grande público e gerar reconhecimento de marca.

O Mercado Livre, patrocinador do ‘BBB 24’, por exemplo, conquistou aumento de 99% no GMV (vendas brutas), com ação realizada na segunda Prova do Líder, no dia 11/1. Os números de crescimento são impressionantes: às 23h, durante a execução do jogo, bateu recorde de leituras (scans) do QR Code e o uso de cupons cresceu 36%, na comparação com a média do último ano.

Iuri Maia: “(O BBB) é uma maneira engajadora e criativa de mostrar todo o potencial do nosso ecossistema”
Foto: divulgação/Mercado Livre

Os participantes da prova enfrentaram um circuito que fazia alusão a eficiência das entregas do Mercado Livre. O ganhador, o cantor Rodriguinho, recebeu o colar do Líder ao escolher a caixa com o selo Meli+, Programa de Benefícios do Mercado Livre. De acordo com a plataforma de e-commerce e serviços financeiros da América Latina, enquanto os competidores se dedicavam à prova, os telespectadores puderam aproveitar ofertas do Descontaço, com promoções de até 70%, em categorias como Moda e Beleza, e descontos de até 50% em Eletrodomésticos e Portáteis.

Reconhecimento da marca
O Mercado Livre é patrocinador do BBB desde o ano passado, e com a estratégia busca fortalecer a conexão com os usuários, oferecendo não apenas entretenimento, mas também destacar as vantagens do seu ecossistema. A meta é proporcionar uma experiência de compra excepcional.

“Em nossa primeira participação no BBB, os resultados foram muito positivos. Observamos um aumento significativo no tráfego da nossa plataforma, reflexo em vendas e recebemos respostas positivas às nossas ativações, confirmando o poder do patrocínio”, contou Iuri Maia, head de Branding do Mercado Livre, em entrevista exclusiva para o portal Varejo S.A..

Em 2023, durante as ações no programa, o acesso à nossa plataforma cresceu cerca de 30% em comparação com os dias sem ativação da marca. Só para ter ideia do poder de influência do programa, em menos de 24 horas esgotou a jaqueta dourada usada pelo DJ Pedro Sampaio na Festa do Líder patrocinada pela empresa latino-americana. A audiência da página dedicada aos produtos do BBB aumentou em 520%.

Quanto as marcas estão investindo para anunciar no reality

Engajamento e autenticidade
As marcas que anunciam no programa têm a oportunidade de gerar buzz e criar conversas sobre seus produtos ou serviços e, especialmente, aumentar seu reconhecimento entre os consumidores. Outra vantagem é a criação de conteúdo de marca relevante e envolvente, o que favorece a conexão com o público de uma forma mais autêntica.

“O programa oferece visibilidade massiva e possibilita engajamento único através da integração com estratégias digitais. Esta iniciativa nos permite apresentar a plataforma como a escolha ideal para uma ampla gama de produtos de moda, desde itens fast fashion até grandes marcas”, explica o head de Branding. “Além disso, acreditamos que é uma maneira engajadora e criativa de mostrar todo o potencial do nosso ecossistema”, acrescenta.

Fundado em 1999 e presente em 18 países, o ecossistema do Mercado Livre atingiu mais de 148 milhões de usuários ativos na América Latina em 2022, sendo 73 milhões de compradores e 3,3 milhões de vendedores, permitindo alcançar 509 visitas, 36 compras e 173 transações a cada segundo. Em 2022, sua receita líquida atingiu US$ 10,5 bilhões, quando também alcançou US$ 34,4 bilhões em vendas, superando a marca de mais de 1 bilhão de produtos enviados.

Tadeu Schimit, apresentador do programa, na casa do BBB 24
Foto: reprodução/TV Globo

Confira o bate-papo com Iuri Maia:

V.S.A. – Desde quando o Mercado Livre anuncia no BBB? Quais os resultados das edições anteriores?
I.M. – O Mercado Livre patrocina o BBB desde 2023. Em nossa primeira participação no BBB, os resultados foram muito positivos. Observamos um aumento significativo no tráfego da nossa plataforma, reflexo em vendas e recebemos respostas positivas às nossas ativações, confirmando o poder do patrocínio.

Por exemplo, durante as ações no programa, o acesso à nossa plataforma cresceu cerca de 30% em comparação com os dias sem ativação da marca. Um destaque foi a jaqueta dourada usada pelo DJ Pedro Sampaio em nossa Festa do Líder, que esgotou em menos de 24 horas na plataforma e fez com que a audiência na página do BBB no nosso site aumentasse em 520%.

V.S.A. – Porque ainda vale a pena investir milhões para anunciar no BBB?
I.M. – Para nós, o investimento no BBB 24 é uma estratégia acertada, já que o programa oferece visibilidade massiva e possibilita engajamento único através da integração com estratégias digitais. Este ano, ampliamos nossa participação não apenas com a Cota BIG, mas também com o combo Dinâmica do Almoço do Anjo, com um foco especial na categoria de moda. Esta iniciativa nos permite apresentar a plataforma como a escolha ideal para uma ampla gama de produtos de moda, desde itens fast fashion até grandes marcas.

Além disso, acreditamos que é uma maneira engajadora e criativa de mostrar todo o potencial do nosso ecossistema, com uma ampla variedade de produtos, entrega rápida e uma experiência de compra excelente. Essas ações reforçam a imagem do Mercado Livre como líder de mercado e combinam alcance amplo com interações significativas e diretas com os consumidores.

V.S.A. – A TV brasileira tem perdido audiência, como o anúncio na TV é utilizado nas estratégias de venda do Mercado Livre?
I.M. – A TV continua sendo um elemento crucial na nossa estratégia de marketing, porque nos possibilita alcançar um público amplo e diversificado. Esta abordagem não só contribui para a construção e o fortalecimento da nossa marca, mas também aproveita a popularidade e a visibilidade que o BBB mantém.

Também buscamos utilizar todas as ferramentas que o formato televisivo oferece para conectar com o digital. Um exemplo disso é o uso de códigos QR, tecnologia que permite que os telespectadores interajam diretamente com nossas campanhas, conectando-os instantaneamente à nossa plataforma online. Acreditamos na potência da sinergia entre plataformas, e o patrocínio nos dá essa possibilidade.