Brasil deve ultrapassar 100 milhões de compradores online até 2026
Para o comércio varejista geral, IBGE registra manutenção do patamar recorde das vendas no setor em março
ShutterstockO comércio varejista brasileiro está em alta, com vendas mantendo patamares recordes, conforme apontado pela Pesquisa Mensal de Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em março de 2024, as vendas mantiveram-se estáveis em relação a fevereiro, registrando um crescimento acumulado de 5,9% no ano e 2,5% nos últimos doze meses. Das 27 unidades federativas, 16 mostraram resultados positivos.
A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) indica que a profissionalização do setor e a adoção de tecnologias em e-commerce e logística são fatores chave para esse crescimento. Em 2023, o faturamento do comércio eletrônico no Brasil atingiu R$ 185,7 bilhões, um aumento de 9,5% em comparação a 2022. O número de pedidos também cresceu, passando de 368,7 milhões para 395,1 milhões, enquanto os compradores online subiram de 83,8 milhões para 87,8 milhões.
Expectativas e tendências
A ABComm projeta que o número de compradores online no Brasil ultrapassará 100 milhões até 2026, com uma previsão de faturamento de R$ 277 bilhões em 2028. O aumento do ticket médio das vendas também é esperado, indicando uma tendência de crescimento contínuo no setor. Marlon Freitas, fundador e CMO da Agilize Contabilidade Online, destaca a importância de observar as inovações internacionais que chegam ao Brasil. “Os brasileiros são rápidos em adotar novas tecnologias e iniciativas, como evidenciado pelo alto engajamento nas redes sociais”, comenta Freitas.
Ele também ressalta a importância de estratégias de fidelização em um mercado volátil, com intuito de proporcionar uma experiência personalizada e próxima ao cliente por meio da tecnologia. Além disso, o WhatsApp tem se destacado como um canal de vendas crucial para muitas lojas, superando métodos tradicionais. “A tecnologia necessária muitas vezes já está disponível. O desafio para os empreendedores é utilizá-la de maneira inovadora e eficaz para obter os resultados desejados”, explica Freitas.
Sazonalidade
A sazonalidade é um fator significativo no faturamento de várias empresas. Para lidar com esses desafios, os varejistas devem aprimorar seu conhecimento, utilizar ferramentas adequadas e escolher parceiros estratégicos. “Um planejamento sólido, a identificação de oportunidades e ameaças e um fluxo de caixa bem estruturado são fundamentais para enfrentar a sazonalidade”, aconselha Freitas. “O varejista precisa ampliar o conhecimento, as ferramentas e escolher bons parceiros que possam ajudá-lo a subir de patamar. Lidar bem com esses movimentos naturais do mercado é superimportante. E, na medida do possível, construir um bom planejamento identificando esses pontos”, completa o CMO da Agilize.