29 mar, 2024
0 ° C

CDL Boituva: jornada de desafios e conquistas

No CDL em Todo Lugar desta semana, você conhecer o trabalho da Câmara de Dirigentes Lojistas de Boituva (SP).

No CDL em Todo Lugar desta semana, você conhecer o trabalho da Câmara de Dirigentes Lojistas de Boituva (SP)

Maurício Stainoff, presidente da FCDL-SP; Cláudioa Cancian, da CDL Boituva; e o José César da Costa, presidente da CNDL, durante o Fórum Nacional do Comérdio de 2021

“Em Boituva, a CDL está com 26 anos e, durante todo esse tempo, fomos construindo tijolinho por tijolinho, conseguindo estrutura e credibilidade para a entidade”, diz Cláudia Cancian, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade paulista.

Município em pleno desenvolvimento socioeconômico, Boituva (SP) tem aproximadamente 70 mil habitantes e fica localizada a cerca de 100 km da capital do estado. A proximidade com a maior metrópole do país é fundamental para o crescimento da cidade, afirma a dirigente lojista. “Pessoas optam por morar aqui, dependendo do local da Grande São Paulo que trabalham, pois acaba sendo mais rápido (para chegar até o emprego). Isso atrai gente para o nosso comércio”.

Além do comércio, principal movimentador econômico da cidade, Boituva é sede da cervejaria Crystal e de algumas multinacionais, o que contribui para a circulação de pessoas e aumenta o faturamento do varejo.

O próximo passo para alavancar a economia local é melhorar o movimento turístico de Boituva, conhecida como a cidade do paraquedismo e do balonismo. A CDL faz parte do Conselho do Turismo do município, marcando presença nas reuniões e colaborando com as estratégias de desenvolvimento. Além disso, para atrair visitantes e consumidores para o município, o comércio está funcionando aos sábados, das 9h às 19h.

“É um diferencial para nossa cidade. Enquanto na vizinhança as lojas fecham às 13h, aqui vamos até o início da noite”, explica Cláudia Cancian, acrescentando que os resultados têm sido positivos.

Fachada da CDL de Boituva, no interior do Estado de São Paulo

Comércio mais forte
A CDL Boituva foi criada em 24 de junho de 1996 e, desde a fundação, conta com a participação de um grupo de diretores comprometidos com o fortalecimento do setor de Comércio e Serviços local. “Temos ideias visionárias, buscando melhorar o nosso desenvolvimento, e a CDL está acompanhando este momento muito bom”, destaca a presidente da entidade.

Presidente da CDL entrega cestas de alimentos para entidade filantrópica

Nestes 26 anos, a CDL conquistou uma boa estrutura. A sede própria conta com sala de reuniões, local para fazer a certificação digital e consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e departamentos exclusivos para auxiliar os associados. Além disso, a CDL tem parcerias com a Faculdade de Tecnologia (Fatec) e o Sebrae, por meio das quais realiza cursos sem custo adicionais para associados e totalmente gratuito para os colaboradores.

“Hoje, apesar de todo o estado de São Paulo ter sofrido muito com a pandemia, estamos com 196 associados e pretendemos aumentar este número, através de projetos para o próximo semestre e investindo nas mídias sociais”, conta a dirigente lojista.

A presidente da CDL Boituva ressalta que uma boa estratégia de comunicação é essencial para manter bom relacionamento com o Legislativo, o Executivo e o comércio em geral. “Estamos dispostos a ouvir e ajudar onde for possível”, justifica.

Cláudia Cancian conta ainda que a credibilidade da CDL passa por suas ações filantrópicas, principalmente colaborando com outras entidades do município e apoiando os cidadãos boituvenses.